[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde libera R$ 1,3 milhão para assistência aos haitianos no Acre



19/01/2012 - 11h31
Christina Machado e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Saúde determinou que a partir de hoje (19) serão liberados R$ 1,3 milhão para o estado do Acre. A portaria está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. De acordo com o texto, os recursos serão usados nos serviços de saúde destinados aos haitianos que se instalaram no estado.
O Acre é a principal porta de entrada aos haitianos, que pediram refúgio ao Brasil na condição de desalojados por desastres naturais. O número de pedidos aumentou nos últimos meses em consequência do agravamento da situação no país por causa do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010.
Amanhã (20), o Ministério das Relações Exteriores deverá divulgar um balanço dos pedidos de visto requeridos na Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, capital do Haiti, para os haitianos.
O governo brasileiro determinou, por meio do Conselho Nacional de Imigração, o limite de entrada de haitianos no país a 1,2 mil por ano. Não há prazo para a concessão desses passaportes aos haitianos, uma vez que toda a documentação entregue será analisada ainda pela embaixada e o ministério. A resolução determina que o visto seja concedido por razões humanitárias e pelo prazo de cinco anos, circunstância que constará da Cédula de Identidade do Estrangeiro.
O objetivo da medida é regularizar a situação dos imigrantes haitianos que tenham entrado no país pelo Acre e pelo Amazonas. Só no ano passado, foram 4 mil, segundo o Ministério da Justiça. Para obter o visto, o imigrante terá que comprovar ao governo brasileiro, por exemplo, que não tem nem pendências criminais com o governo de seu país nem é procurado internacionalmente.
Edição: Talita Cavalcante








LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: