[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SUS Implante Coclear : Ouvido biônico é tema de encontro no HGF



28.09.2011| 01:30
DEIVYSON TEIXEIRA (O encontro no HGF reúne pacientes e profissionais da saúde) DEIVYSON TEIXEIRA (O encontro no HGF reúne pacientes e profissionais da saúde) Quando Lorena Cibelly tinha cinco meses, a mãe Maria Lúcia de Carvalho percebeu que a menina não interagia com os barulhos em volta. A filha tinha perda total da audição, problema congênito. Hoje, aos 4 anos, Lorena já desfruta de um mundo diferente. A causa dos benefícios foi o implante coclear que a menina recebeu em novembro do ano passado. Aos poucos, Lorena desenvolve a fala com a ajuda da
fonoaudiologia.

Lorena participa, com a mãe, do I Encontro de Implante Coclear do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), evento que visa melhorar sua evolução comunicativa, além de orientar sobre os cuidados com o aparelho. O encontro reúne médicos, fonoaudiólogos e assistentes sociais para trocar experiências sobre a técnica.

A cirurgia da menina, assim como outras 38 realizadas desde dezembro de 2009, foram feitas no HGF. O hospital é o único do Estado a realizar os implantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e, em 2011, já realizou 15, com a expectativa de realizar mais 24 até o fim do ano. “Esse é um procedimento inimaginável há 20 anos e que hoje tem permitido a inclusão social dos pacientes”, afirma Zózimo Medeiros, diretor geral do hospital.

Segundo Deodato Diógenes de Carvalho, chefe do setor de otorrino do HGF, o principal benefício para os pacientes é a melhoria da qualidade de vida. “Eles conseguem ter noção de ruídos e até ouvir bem”. Após a cirurgia há o acompanhamento permanentemente. Os implantados têm atendimento periódico de otorrinos e fonoaudiólogos para estimular a adaptação ao aparelho e aos sons que passa a ouvir.

O implante coclear consiste na colocação de um dispositivo na parte interna do ouvido, a cóclea, que estimula as fibras nervosas. O procedimento custa ao SUS R$ 43 mil. Se for custeado pelo paciente, pode chegar a R$ 60 mil. (Mariana Freire)

SERVIÇO
I Encontro de Implante Coclear do HGFA programação, hoje, é voltada para pacientes e familiares.

8h30min - Cuidados, uso e manuseio do implante coclear

9h30min - Apresentação da Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear

11 horas - Sistema FM

13h30min - Esclarecimento sobre os implantes cocleares

14h30min - Assistência técnica

Implante Coclear no HGF
O HGF faz o implante coclear em pessoas com perda auditiva severa, profunda ou total. Se for detectada a necessidade de cirurgia, o paciente espera cerca de três meses até realizar o procedimento.

Mais informações - Programa de Próteses Auditivas/ Implante Coclear HGF - 3101 3247


Notícia Fortaleza Jornal









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: