[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ex-ministro do Turismo Pedro Novais reassume vaga na Câmara




Publicidade
DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO
O ex-ministro do Turismo Pedro Novais (PMDB-MA) reassumiu nesta sexta-feira o mandato de deputado federal.
Na quarta-feira, ele deixou o cargo após a Folha revelar que usava funcionários pagos com dinheiro público em atividades particulares.


Em seu lugar no ministério, assumirá o também deputado do PMDB do Maranhão Gastão Vieira. A posse dele está marcada para a tarde desta sexta-feira.
Novais reassume o cargo de deputado já com a obrigação de dar explicações.
Alan Marques - 23.ago.2011/Folhapress
Pedro Novais voltou à Câmara depois de sua situação ficar insustentável no governo
Novais se demitiu e voltou à Câmara depois de denúncias de utilização de verba pública para atividades particulares
Ontem, o PSOL protocolou representação contra Novais e Francisco Escórcio (PMDB-MA) na presidência da Câmara.
O partido pede que a Corregedoria da Casa investigue as denúncias de vantagens indevidas envolvendo os dois parlamentares.
Reportagens da Folha mostraram que a mulher de Novais utilizava como motorista um servidor contratado pelo gabinete de Escórcio.
Além disso, Novais usou dinheiro público para pagar, por 7 anos, a governanta de seu apartamento. Na esteira das denúncias, Novais deixou o cargo de ministro.
"Fiquei pasmo com a cara de paisagem que muitos parlamentares e lideranças estão fazendo. O que inviabilizou Novais como ministro deve ser questionado no âmbito legislativo", disse o líder do PSOL na Câmara, deputado Chico Alencar (RJ).
Alencar afirmou que, no primeiro momento, vai esperar a avaliação da Corregedoria. Se nada for feito, promete buscar o Conselho de Ética da Câmara.

Ministro pagou governanta com verba pública por 7 anos

Publicidade
DE SÃO PAULO
Hoje na Folha O ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), 81, usou dinheiro público para bancar o salário da governanta de seu apartamento em Brasília, informa reportagem de Andreza Matais e Dimmi Amora, publicada na Folha desta terça-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O pagamento é irregular: foi feito de 2003 a 2010, quando Novais era deputado federal pelo PMDB do Maranhão.
A empregada Doralice Bento de Sousa, 49, recebia como secretária parlamentar na Câmara, nomeada por Novais.
OUTRO LADO
Novais afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que Doralice de Sousa trabalhou até dezembro no seu gabinete como secretária parlamentar.
Segundo a assessoria, a função de Dora era dar "apoio administrativo ao deputado e outros funcionários".
Leia mais na edição da Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.

Editoria de Arte/Folhapress

Ministro do Turismo usa servidor público como motorista da mulher

Publicidade
DE SÃO PAULO
Hoje na Folha A mulher do ministro do Turismo, Pedro Novais, usa irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular, revela reportagem de Andreza Matais e Dimmi Amora, publicada na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O servidor, Adão dos Santos Pereira, fica dia e noite à disposição da mulher do ministro, Maria Helena de Melo, 65, que é funcionária pública aposentada e não trabalha no Congresso.
Veja fotos da mulher do ministro e o 'chofer'


A Folha flagrou o motorista levando a mulher do ministro para visitar lojas em Brasília (veja sequência de fotos).
Sérgio Lima - 8.set.11/Folhapress
Motorista pago para trabalhar na Câmara leva mulher de ministro Pedro Novais (Turismo) às compras
Motorista pago para trabalhar na Câmara leva mulher de ministro Pedro Novais (Turismo) às compras
Segundo a reportagem, Pereira foi contratado pelo gabinete do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), mas nunca trabalhou ali. O servidor foi exonerado ontem, depois de o deputado saber que a Folha preparava reportagem sobre o caso.
OUTRO LADO
O ministro do Turismo, Pedro Novais, não respondeu ontem por que a mulher usa um servidor do Congresso como motorista particular.
Em nota divulgada à noite, o ministro diz que Pereira foi seu motorista até ser exonerado em dezembro, quando Novais deixou a Câmara para assumir o ministério. A nota diz que Adão dirigia o mesmo carro usado pela mulher do ministro nas últimas semanas e afirma que o carro é alugado.
GOVERNANTA
Na terça-feira (12), a Folha revelou que Novais pagou com verbas da Câmara o salário da governanta de seu apartamento por mais de sete anos, quando exercia mandato como deputado.
A empregada Doralice Bento de Sousa, 49, recebia como secretária parlamentar, mas trabalhava no apartamento de Novais.
Este ano, quando Novais virou ministro, ela deixou de ser governanta e foi contratada como recepcionista por uma empresa terceirizada do Ministério do Turismo.
Após a reportagem, a A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou que o ministro deve prestar esclarecimentos sobre uso do dinheiro público para pagar a governanta.
O Ministério Público Federal do Distrito Federal também decidiu analisar o caso.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: