[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Repórteres Sem Fronteiras hospeda site espelho do WikiLeaks; Apple suspende venda de aplicativo para iPhone




A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) saiu em defesa do polêmico WikiLeaks e lançou um "site espelho" com as mensagens da diplomacia americana divulgadas pelo grupo.

“É um gesto de apoio ao direito do WikiLeaks de publicar informações sem ser impedido”, comunicou a RSF. “Defendemos o livre fluxo de informação na internet e a proteção às fontes, condições sem as quais o jornalismo investigativo não poderia existir”. Além disso, argumentou a organização, as tentativas de tirar o WikiLeaks do ar são um ataque a um "cão de guarda da democracia".

Enquanto várias empresas negam hospedagem ou acesso ao WikiLeaks, os sites espelho se multiplicam.

Ao mesmo tempo, o aplicativo do WikiLeaks para o iPhone, que fornecia atualizações em tempo real da conta do site no Twitter, foi removido da loja da Apple, noticiou o blog Tech Crunch, acrescentando que o motivo da suspensão da venda não ficou claro.

Outras empresas, como o banco americano Bank of America, a loja virtual Amazon e o site de pagamentos pela internet PayPal, anunciaram medidas contra o WikiLeaks recentemente.

Paralelamente, a Organização das Nações Unidas (ONU) investiga acusações de que Bradley Manning, soldado do Exército americano suspeito de ter repassado documentos secretos ao WikiLeaks, sofreu maus tratos na prisão, informou a Associated Press. Além disso, a CIA montou uma força-tarefa para calcular o impacto da divulgação das mensagens da diplomacia americana e dos documentos militares confidenciais pelo WikiLeaks, acrescenta o Washington Post.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: