[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Governo americano manda Twitter entregar informações sobre seguidores do #WikiLeaks




O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou ter intimado o Twitter a entregar informações sobre pessoas e contas ligadas ao site de vazamento de informações sigilosas WikiLeaks, segundo o Christian Science Monitor.

De acordo com a revista Salon, o Departamento de Justiça quer ter acesso a mensagens postadas por pessoas que já foram ou ainda são ligadas ao WikiLeaks, incluindo Birgitta Jónsdóttir, do Parlamento islandês, o pesquisador Jacob Appelbaum, o hacker holandês Rop Gonggrijp e o próprio fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que perdeu o apoio de jornalistas americanos. O governo americano também quer informações sobre a conta do WikiLeaks no Twitter e sobre seus seguidores, além do soldado Bradley Manning, suspeito de repassar documentos militares confidenciais ao WikiLeaks.

A intimação está disponível aqui.

"Toda essa extraordinária investigação "criminal" se deve ao fato de o WikiLeaks fazer nada mais do que publicar informações confidenciais, mostrando o que o governo americano anda fazendo: algo que os jornalistas investigativos, por definição, fazem o tempo todo", escreveu Glenn Greenwald na revista Salon.

O Twitter afirmou ter lutado contra a intimação, porque, "para ajudar os usuários a proteger seus direitos, faz parte de nossa política notificá-los sobre decisões judiciais ou requisições do governo sobre suas informações", informou o site TechCrunch.

Em comunicado divulgado pela Reuters, o WikiLeaks disse que "condena fortemente esse assédio aos usuários do Twitter por parte do governo dos EUA".

O advogado de Assange, Mark Stephens, afirmou que a intimação tornaria disponível aos procuradores informações sobre mais de 634 mil seguidores do WikiLeaks no Twitter. Ele acrescentou que informações similares já foram solicitadas ao Google, ao Facebook e à seção do EBay relacionada ao Skype, informou a Bloomberg. Para mais informações sobre questões de liberdade de expressão relacionadas ao Twitter e ao Facebook, veja o Twitter Feed do Centro Knight sobre mídias sociais.

A solicitação de informações ao Twitter é a mais recente medida do governo de Obama, que declarou guerra contra o vazamento de informações. Na semana passada, o ex-agente da CIA Jeffrey Sterling foi acusado de divulgar informações de segurança nacional.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: