[Valid Atom 1.0]

sábado, 27 de novembro de 2010

#RIO #NEWS Tarso critica uso de forças armadas no combate ao crime sugerido por #Cabral


Plantão | Publicada em 09/04/2007 às 18h50m

Jailton de Carvalho - O Globo

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta segunda-feira que não vê com simpatia a idéia do governador do Rio, Sérgio Cabral, de usar as Forças Armadas no combate à criminalidade no estado. Segundo o ministro, os militares não têm treinamento específico para atuar na estrutura de segurança pública.

- As Forças Armadas são treinadas para outro tipo de ação. São homens que fazem intervenção numa situação de guerra. Não há adequação em seu treinamento para funções de policiamento - disse Tarso após comandar a solenidade de posse dos novos secretários do ministério, entre eles o novo secretário nacional de justiça, o ex-deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Tarso disse também que o governo federal não recebeu pedido específico sobre o envio de tropas miliares para o Rio, mas admitiu que, se a solicitação for feita, será devidamente analisada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Biscaia disse que o uso das Forças Armadas não poria fim à violência no Rio. O novo secretário afirmou que os militares já foram utilizados em outros momentos e que a medida só produziu efeito enquanto as tropas estavas nas ruas.

- A segurança pública no Rio é gravíssima e não se resolve com iniciativas isoladas como essa. Depois que os militares retornam aos quartéis, os índices de criminalidade voltam a aumentar - disse.

Durante a solenidade de posse, Tarso defendeu também que o governo articule ações de caráter repressivo ao lado de programas sociais. O ministro disse que um grupo de trabalho formado por Biscaia e pelo secretário nacional de segurança pública, Luiz Fernando Corrêa, vão preparar um plano que tenha como eixo a aproximação entre as áreas repressiva e social.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: