[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 2 de novembro de 2010

#dilma Palocci vai liderar grupo de transição



Dilma define grupo de transição e prepara ministérios

A reunião da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) com seus principais assessores e aliados, em sua casa, em Brasília, terminou por volta de 14h. Apesar de informal, o encontro, que começou no meio da manhã, foi uma conversa para que fossem escolhidos os líderes do grupo de transição, cuja primeira reunião deve acontecer nesta sexta-feira.

O deputado federal Antonio Palocci e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel ficarão na linha de frente do grupo. Pimentel é amigo de infância da presidente, mas foi deixado de fora da campanha após a reportagem de VEJA que o apontou como organizador do grupo de inteligência para investigar a oposição. Seu retorno a um posto relevante ao lado de Dilma causa certa surpresa.

Os coordenadores da campanha petista José Eduardo Cardozo, deputado federal, e José Eduardo Dutra, ex-senador e presidente do PT, ficarão responsáveis pelas conversas com os aliados para definir os ministérios. Ambos têm experiência no Congresso, o que é um trunfo valioso na negociação com parlamentares da base.

A distribuição das pastas do governo será o maior obstáculo para a presidente a partir de agora. O PMDB, partido de seu vice, Michel Temer, é tradicionalmente sedento por cargos e deve pleitear grande espaço na nova gestão, já que tem a maior bancada do Senado, com 20 cadeiras, e a segunda maior da Câmara, com 79 (o próprio PT tem 88).

Além dos peemedebistas, Dilma terá de atender aos pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu maior cabo eleitoral. Deverá encaixar alguns petistas graúdos que foram derrotados nas urnas, como Aloizio Mercadante, que perdeu na disputa pelo governo de São Paulo. O senador é cotado para o Ministério do Planejamento.

Agenda - Após a reunião, Dilma Rousseff continua em sua casa com os coordenadores da campanha Marco Aurélio Garcia e Alessandro Teixeira. À tarde ela concede entrevista a emissoras de TV e fará ligações para chefes de estado da América Latina e para os presidente americano Barack Obama. Segundo assessores, ela viaja na quarta-feira para descansar, mas o destino não foi informado. A presidente deve retornar já no fim da semana para Brasília.

(Marina Dias, de Brasília)




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: