[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Livro Eça de Queiroz Fotobiografia chega às livrarias


Publicado pela LeYa Brasil, “Eça de Queiroz Fotobiografia – Vida e Obra”, de A. Campos Matos, chega às livrarias em outubro. Com mais de 400 páginas, o livro apresenta tanto registros históricos quanto imagens inéditas de personagens, cenários e eventos importantes na vida do escritor, construindo um valioso panorama de época.

A fotografia sempre despertou o interesse do autor de “Os Mais”, que acompanhou a evolução de uma técnica então recente, e por isso, pouco difundida. Eça visitou estúdios de fotógrafos em Portugal e nos diversos países que visitou ou nos quais viveu; deixou-se fotografar tanto em poses formais quanto em situações familiares e chegou a praticar a fotografia nos últimos anos de vida.

“Eça de Queiroz Fotobiografia” organiza-se de modo cronológico e os capítulos temáticos acompanham desde os antepassados de Eça até os descendentes; aborda a infância; a juventude; a viagem ao Oriente; os postos de trabalho em Cuba e na Inglaterra. Há imagens raras como as do jovem Eça com cerca de 20 anos, e a de Manuel Macedo, seu primeiro ilustrador; manuscritos; documentos diversos; postais com a caligrafia do autor e mapas de viagens. O leitor encontra ainda retratos e perfis de figuras com as quais Eça de Queiroz conviveu e outras que o influenciaram; imagens das escolas pelas quais passou o escritor; fotos de amigos, parentes e amores. São mais de 700 imagens que recriam o contexto histórico de boa parte do século XIX.

Autor de clássicos como “O Primo Basílio” e “O crime do Padre Amaro”, Eça de Queiroz é um dos mais importantes escritores de língua portuguesa, traduzido em diversas línguas. Apontado como um dos fundadores do realismo português, modernizou a prosa até então praticada, com inovações estilísticas diversas e influenciou fortemente a literatura brasileira.

Queirosiano reconhecido e respeitado, Campos Matos escreveu mais de dez livros sobre o escritor. Colaborou com grande parte do Dicionário Eça de Queiroz e foi encarregado pela Fundação Eça de Queiroz de transcrever e organizar a correspondência inédita entre o autor e Emília de Castro, sua esposa. Para “Eça de Queiroz Fotobiografia”, Campos pesquisou na Biblioteca Nacional de Portugal e em diversas outras fontes, obtendo imagens inéditas.


Preço: R$ 159,90
Fonte: Ribeirão Preto Online

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: