[Valid Atom 1.0]

domingo, 3 de outubro de 2010

#dilma : Documento causa confusão nos locais de votação


por Bruno Siffredi

Seção: Eleições

03.outubro.2010 14:21:23

Paula Pacheco

Além dos escândalos, uma das polêmicas desta campanha eleitoral foi a necessidade de se apresentar dois documentos na hora de votar. O PT brigou até o último minuto no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a exigência fosse derrubada. No final, prevaleceu a decisão de que bastaria um documento com foto para votar.

O problema é que a decisão do STF foi tomada muito em cima da hora. O material informativo nos locais de votação, preparado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por exemplo, ainda dizia que eram necessários os dois documentos.

No sábado, 2, na véspera da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma exaustiva campanha na TV falando da não obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor.

Quem trabalhou nas eleições também ficou confuso. Enquanto em algumas zonas eleitorais os mesários pediam apenas o documento com foto, em outras bastava apresentar o título. Foi o que aconteceu com Renata Elias Lima, que votou na Seção 5, zona 251, no Colégio Fernão Dias, no bairro de Pinheiros (zona oeste da capital paulista). Como seu título trazia o nome de solteira e o RG o nome de casada, ela optou por apresentar apenas o segundo documento – como orientava a justiça eleitoral. O mesário, segundo ela, disse que bastava mostrar o título de eleitor. “Não me pediram documento com foto, ao contrário do que ouvi na TV ontem”, disse.












๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: