[Valid Atom 1.0]

domingo, 9 de maio de 2010

Terremoto de 7,4 graus atinge a costa da Indonésia




Um terremoto de 7,4 graus na escala Richter atingiu a Indonésia, próximo à ilha de Sumatra, a 61 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano. O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu alerta para todos os países do Oceano Índico, aviso que foi cancelado uma hora depois. O terremoto foi registrado às 13h no horário local (3h em Brasília).

O epicentro do terremoto está no mar, localizado a cerca de 45 km da cidade mais próxima, Meulaboh - 214 km da cidade de Banda Aceh, na Ilha de Sumatra, e a 627 km da capital da Malásia Kuala Lumpur, a mais próxima.

Em mensagem, o Serviço Geológico dos EUA assinalou que "há possibilidade que um tsumami afete o litoral localizado a não mais de cem quilômetros de distância do epicentro", mas o alerta emitido pela principal autoridade - o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico - foi cancelado às 14h da Indonésia (4h de Brasília). A Indonésia se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria de pouca magnitude.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus criou um tsunami que varreu áreas litorâneas de uma dúzia de nações banhadas pelo Oceano Índico e causou a morte de 226 mil pessoa

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters