[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Suruís relembram 40 anos do primeiro contato com não índios



07 de setembro de 2009

Fonte: Globo Amazônia



Líder Almir Suruí. Foto: divulgação

MANAUS - Os índios suruís estiveram reunidos neste fim de semana para refletir sobre os 40 anos de contato com o homem branco. De acordo com o líder Almir Suruí, o "povo não tem nada a comemorar".

Os suruís foram oficialmente contatados em 1969 pelos sertanistas da Funai Francisco e Apoena Meirelles. Os primeiros anos após o fim do isolamento, conta Almir, foram os mais desastrosos: “Pelos mais velhos, sabemos que antes do contato tínhamos mais de 5 mil pessoas. Três anos depois éramos entre 250 a 300 pessoas”.

Doenças como gripe, sarampo e tuberculose foram as principais responsáveis pelas mortes. - Hoje somos entre 1250 e 1300 pessoas em 24 aldeias-, relata.

Destruição

Os suruís, que se autodenominam paiter, vivem na Terra indígena Sete de Setembro, uma área de cerca de 2.500 km² que se estende entre os municípios de Espigão D'Oeste (RO), Cacoal (RO) e Rondolândia (MT). Atualmente, a exploração madeireira é o principal problema da reserva. - Estamos pedindo socorro ao poder público para que tomem providências-, diz Almir.

Conflito

Recentemente, ele enviou carta ao Ministério da Justiça denunciando a destruição das matas da Terra Sete de Setembro por invasores. - Essas pessoas estão correndo risco também. Estamos muito cansados e quando você fica cansado é muito perigoso. Um conflito pode acontecer-, diz.

Apesar das dificuldades, os suruís estão se organizando para dar um rumo a seu povo a longo prazo. “Criamos um plano de 50 anos com programas de educação, saúde, ecologia, cultura. Estamos tentando mostrar como é possível buscar soluções com conhecimento científico e tradicional”, conta Almir. Ele ganhou notoriedade internacional recentemente por fazer uma parceria com a gigante americana Google para colocar internet mapas detalhados da devastação em sua terra. “Temos um projeto de reflorestamento com mais de 90 mil mudas já plantadas”, conta. (AL)










Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters