[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seriado americano ‘mancha’o Rio de Janeiro

08/09/09 - 03h19 - Atualizado em 08/09/09 - 03h19


‘Law and order’ mostra corrupção na campanha para sediar Olimpíadas.
Episódio provocou indignação do comitê organizador da cidade brasileira.



Um episódio do seriado americano “Law and order (Lei e ordem)” provocou uma resposta do comitê organizador da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016.

Veja o site do Jornal da Globo

O episódio da série mostra uma empresa multinacional que tinha a promessa de um contrato para fazer a segurança dos jogos no Rio de Janeiro e tenta corromper uma integrante do Comitê Internacional, da Bélgica, para votar na cidade e garantir o negócio.

Na trama, a dirigente se mostra incorruptível, mas acaba sendo morta por outro motivo.

O seriado foi exibido nos Estados Unidos em junho, e no Brasil por um canal fechado de TV por assinatura na última quinta-feira (3).

O comitê da candidatura Rio 2016 não gostou. Em nota, afirmou que repudia o uso irresponsável e leviano da imagem da candidatura brasileira e que pauta a sua atuação na disputa pela ética, seriedade e respeito a seus concorrentes.

As autoridades do Rio procuraram não dar importância à história do seriado americano. O governador Sérgio Cabral, um dos principais líderes da candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016, até reagiu com bom humor. “Pura ficção. Aquilo é roteirista muito imaginativo, que já está imaginando que o Rio vai ganhar. Então, está arrumando uma desculpa”.

Não é a primeira vez que o Brasil é retratado assim. Outros programas também já provocaram discussão, como o episódio em que os “Simpsons”, em visita ao Brasil, encontram ratos pela rua. Ou o filme “Turistas”, que conta a história de um grupo passa férias no Brasil e é vítima de uma quadrilha de tráfico de órgãos.

Para o jornalista Paulo Gustavo Pereira, autor de um livro sobre seriados, a polêmica é desnecessária e o episódio é uma mostra de como funciona a cabeça dos roteiristas do programa. “O produtor do ‘Law and order’, Dick Wolf, sempre declarou que tira as informações para fazer os episódios não só desse, como das outras séries, dos jornais. Não tem como você falar assim: ‘não, você não pode falar sobre esse assunto’. Eles têm todo o direito de falar de qualquer assunto”.






Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters