[Valid Atom 1.0]

sábado, 5 de setembro de 2009

Minas Gerais confirma novas mortes provocadas pela gripe suína Publicidade










05/09/2009 - 13h41



colaboração para a Folha Online

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a morte de mais sete pessoas em decorrência da gripe suína --Influenza A (H1N1) no Estado. Ao todo, o Estado já registrou 33 óbitos relacionados à doença.

Leia a cobertura completa da gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

No número total de mortes estão contabilizadas 29 mortes que ocorreram em Minas e outras quatro mortes que ocorreram fora do Estado, uma em Pernambuco e três em São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a contagem segue o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, que determinou que seja considerado o local de residência e não o local do óbito para a contabilização.

Entre as novas mortes registradas estão duas crianças. Um menino de quatro anos morador de Contagem, que morreu em Minas Gerais e um menino de dois anos, morador de Virgínia, que morreu em São Paulo.

Entre as outras vítimas que morreram em Minas, quatro são mulheres. Três delas possuíam entre 28 e 33 anos. A outra vítima tinha 52 anos. Os outros dois óbtidos registrados foram de dois homens, um com 39 e outro com 61 anos.

A Secretaria informou ainda mais um caso de morte fora do Estado. Trata-se de uma mulher de 25 anos moradora de Uberlândia, que morreu em São Paulo.

Com as confirmações, o total de mortes no país já chega a, pelo menos, 716 --segundo dados das secretarias estaduais de Saúde.

Entretanto, o Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (2) 657 mortes no país em decorrência da doença, até a o dia 29 de agosto.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos). Arte/Folha


Arte/Folha







Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters