[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ação judicial pede suspensão do Carnaval por causa da Gripe A

24/09/2009 às 13:08
| ATUALIZADA EM: 24/09/2009 às 15:54 |


Eder Luis Santana | A Tarde On Line

Iracema Chequer | Ag. A TARDE
São esperados cerca de 400 mil turistas na folia de Momo do próximo ano na capital baiana
São esperados cerca de 400 mil turistas na folia de Momo do próximo ano na capital baiana

Uma ação popular na Justiça pede a suspensão do Carnaval de Salvador em 2010 até que a prefeitura apresente um plano de contenção e prevenção da Gripe A, que já matou seis pessoas na Bahia. O texto defende que a chegada de turistas para a folia de Momo no próximo ano favorece o aumento no número de casos na capital. O processo está sendo analisado pela desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) Sara Silva de Brito, que deu prazo até 4 de outubro para os órgãos responsáveis pela festa se pronunciarem sobre o assunto.

"Queremos pressionar o poder público. Temos de saber se teremos mais leitos de atendimento e vacinas. Em diversos estados houve suspensão de aulas e o serviço de saúde ganhou reforço por conta da Gripe A. Nada mais natural que aconteça o mesmo com o Carnaval", diz o advogado Jarleno Oliveira Júnior, que representa a advogada e professora de ensino médio da cidade de Valença, Márcia Negrão Roza, autora da ação.

No Carnaval do ano passado, os pais de Márcia foram infectados pelo vírus da gripe que acabou apelidada de "Dalila", em referência à música da cantora Ivete Sangalo. De acordo com Jarleno Oliveira, houve dificuldade para conseguir atendimento na rede de saúde, que não estava preparada para a demanda.

Prevenção – Os últimos números da Secretaria de Saúde (Sesab) indicam que a Bahia contabiliza 175 casos confirmados de infecção pelo H1N1. Seis mortes foram confirmadas. Dois óbitos aconteceram em Urandi e os demais em Salvador (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), e Caculé (1).

Responsável pela organização do Carnaval, o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, disse que ações preventivas têm sido pensadas para todo o verão. Entre as medidas previstas para o Carnaval estão a instalação de mais postos de saúde pela cidade, além de cobrar que donos de bares, camarotes e blocos sigam regras de prevenção de contágio. "Já planejamos campanha até com comerciantes ambulantes cadastrados", pontua.

Tinoco diz que diversas reuniões já aconteceram entre os técnicos do órgão e a Secretaria Municipal de Saúde. Está previsto para o dia 1º de outubro um encontro em que será redigida uma nota técnica com todos os detalhes da campanha contra a Gripe A no Carnaval. "Já fizemos a mesma coisa no Carnaval deste ano, quando tínhamos a preocupação com a dengue", completa.

Para o Carnaval de 2010, a previsão é que o número de turistas chegue a cerca de 400 mil em Salvador, assim como foi este ano. Tinoco lembra também que uma ação na Justiça tentou barrar a realização do Festival de Vitória da Conquista, no final de agosto, por conta da gripe A. No entanto, uma liminar garantiu que o evento acontecesse de modo regular.








Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters