[Valid Atom 1.0]

sábado, 29 de agosto de 2009

CONFIRMADO O PRIMEIRO CASO DE GRIPE SUÍNA EM SERRA NEGRA


GERAL | MOISÉS DEL BUONO

Serra Negra, 28 de agosto - Serra Negra confirmou o primeiro caso de Influenza H1N1, nesta semana. A paciente é mulher e está grávida, mas já foi curada da Gripe. O caso surgiu há 13 dias e o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo enviou a análise na terça-feira, 25.

“O diagnóstico é demorado. Esse é um atenuante dessa Gripe. Conseguimos fazer o diagnóstico clínico a principio, e depois o diagnóstico laboratorial, que saiu ontem. Conseguimos isolar essa pessoa para que não fosse uma infectante. O companheiro dela teve os sintomas, foi medicado e está super bem.

Ele não teve a Gripe confirmada”, explicou Dr.Rodrigo Magaldi, médico da equipe criada pela Secretaria de Saúde para monitorar a Influenza H1N1.

Dr.Magaldi salientou que, mesmo com a demora da confirmação, os procedimentos precisam ser imediatos. No caso confirmado, por se tratar de uma gestante, os cuidados tomados foram maiores devido a estar no grupo de risco de óbito.

Sobre o Ambulatório da Vila Dirce, designado para o atendimento de possíveis casos, Dr.Rodrigo Magaldi salientou que o local está sendo usado, mas em trabalhos específicos. “Ficou a ideia de que o Ambulatório da Vila Dirce ficaria aberto 24 horas para atendimento de pessoas. O objetivo dele é evitar que o paciente possivelmente infectado esteja em contato com outras pessoas que estão esperando atendimento nos Postos de Saúde, onde há um grande movimento”, explicou.

O monitoramento de casos é feito quase que diariamente. A equipe multidisciplinar conta com a Vigilância Epidemiológica, coordenadora, médicos e motorista à disposição para levar coleta de imediato ao Instituto Adolfo Lutz e também para a busca do remédio que só pode ser feita no DRS – Diretoria Regional de Saúde VII, em Campinas.

“Antes, havia um monitoramento de pessoas que vieram de fora do País. Isso já não existe mais. Não temos como encontrar o fator zero do início da doença”, ressaltou Dr. Rodrigo. Em Serra Negra, até o momento, seis pacientes foram tratados com o medicamento Tamiflu. Desses, um está internado em Amparo e seu exame ainda não retornou da Capital paulista.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters