[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Estudo de células-tronco recebe R$ 10 milhões


49 projetos foram aprovados em edital do CNPq; alguns nomes conhecidos ficaram de fora

Herton Escobar, de O Estado de S. Paulo


SÃO PAULO - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta segunda-feira, 8, o resultado de um edital de R$ 10 milhões para pesquisas com células-tronco embrionárias e adultas - o segundo desde que as pesquisas com células de embriões foram autorizadas pela Lei de Biossegurança, em março de 2005. Quarenta e nove projetos foram contemplados, quase todos em instituições do Sul e do Sudeste. O dinheiro é para dois anos de pesquisa.

Veja também:

link Lista de todos os projetos contemplados documento

O cientista Luiz Fernando Lima Reis, que foi um dos cinco avaliadores do edital, elogiou a qualidade dos projetos. "As propostas estavam muito melhor estruturadas dessa vez", disse Reis, que é diretor de pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e também participou do julgamento do edital de 2005. "Tivemos uma demanda qualificada significativamente maior." Segundo ele, 148 projetos foram submetidos.

Reis elogiou ainda o fato de haver um misto de projetos de ciência básica e aplicada, envolvendo desde experimentos in vitro ou com animais até ensaios pré-clínicos com seres humanos.

A lista divulgada pelo CNPq não inclui descrição dos projetos. Numa primeira avaliação, porém, nota-se a ausência de alguns nomes conhecidos da área. Entre eles, o do neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem vasta experiência no tema e ajudou a criar a primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas no Brasil, em colaboração com Lygia Pereira, da Universidade de São Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: