[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Longa-metragem, ‘Singularidades de uma Rapariga Loira

DECANO DOS REALIZADORES PREPARA FILME

O mais velho realizador em actividade vai celebrar o 100º aniversário com a estreia de uma nova longa-metragem, ‘Singularidades de uma Rapariga Loira’, uma adaptação de Eça de Queiroz. Nascido a 11 de Dezembro de 1908, no seio de uma família abastada do Porto, Manoel de Oliveira estreou-se na realização com 23 anos, assinando o documentário ‘Douro, Faina Fluvial’. Em 1942 filmou ‘Aniki Bobó’, estando muitos anos afastado da Sétima Arte a que se dedicou já depois dos 60 anos


Presidente da República na comissão de honra a Manoel de OliveiraPresidente da República na comissão de honra a Manoel de Oliveira17 Junho 2008 - 00h30

Cinema: Realizador será homenageado até ao fim do ano

Cavaco preside ao centenário

A comissão de honra criada para celebrar o centésimo aniversário de Manoel de Oliveira vai ser liderada por Cavaco Silva. O Presidente da República aceitou ontem o convite feito pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, numa audiência onde também esteve presente o director da Cinemateca Portuguesa, João Bénard da Costa.

O programa das comemorações dos cem anos de vida do cineasta prevê uma exposição sobre a sua vida e obra, que vai abrir a 11 de Julho na Fundação de Serralves, no Porto. A mostra incluirá a exibição de vários filmes do cineasta portuense, mas será a Cinemateca a fazer uma retrospectiva quase integral, estando ainda por definir quando irá decorrer essa iniciativa.

Desconhece-se igualmente se o ponto mais alto das comemorações – delineadas por um conjunto de personalidade como o actor Luís Miguel Cintra (presença habitual nos filmes de Oliveira), a presidente do Instituto Camões, Simonetta Luz Afonso, e o director artístico da Fundação de Serralves, João Fernandes –, no dia 11 de Dezembro, quando fizer cem anos desde que o cineasta veio ao Mundo, irá decorrer em Lisboa ou no Porto.

Também no Festival de Veneza – onde Manoel de Oliveira já obteve dois Leões de Ouro – vai haver uma grande homenagem, agendada para 6 de Setembro. A primeira vezque o realizador foi a esse certame foi em 1956, apresentando o documentário ‘O Pintor e a Cidade’.

DECANO DOS REALIZADORES PREPARA FILME

O mais velho realizador em actividade vai celebrar o 100º aniversário com a estreia de uma nova longa-metragem, ‘Singularidades de uma Rapariga Loira’, uma adaptação de Eça de Queiroz. Nascido a 11 de Dezembro de 1908, no seio de uma família abastada do Porto, Manoel de Oliveira estreou-se na realização com 23 anos, assinando o documentário ‘Douro, Faina Fluvial’. Em 1942 filmou ‘Aniki Bobó’, estando muitos anos afastado da Sétima Arte a que se dedicou já depois dos 60 anos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: