[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 13 de março de 2008

Alcides Nogueira fala sobre a novela "Ciranda de Pedra"

MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online

O autor de novelas Alcides Nogueira, 58, está empolgado com seu novo trabalho, a próxima novela das seis, "Ciranda de Pedra", prevista para estrear em 5 de maio. No escritório de sua casa, em São Paulo, ele costuma passar dez horas diárias na preparação dos capítulos. "Mesmo quando não estou no computador, a cabeça não pára. Fico pensando em tramas, situações, diálogos", disse à Folha Online.



A novela gira em torno do casal da alta sociedade paulista Laura (Ana Paula Arósio) e Natércio Silva Prado (ator ainda não definido). Eles têm três filhas e moram em um casarão no bairro Jardim Europa. Com distúrbios emocionais, Laura será tratada pelo médico Daniel (Marcelo Antony). Os dois acabarão apaixonados.

Para costurar as histórias, Alcides conta com a ajuda do co-autor, Mario Teixeira, e de dois colaboradores, Lúcio Manfredi e Rodrigo Amaral.

"Estou impressionado com a criatividade e a força de trabalho de toda equipe. A novela está sendo implantada com muito cuidado, com carinho, com inteligência", diz. A trama terá direção-geral de Carlos Araújo e ficará sob responsabilidade da diretora de núcleo Denise Saraceni, com direção de produção de Alexandre Ishikawa.
TV Globo/Divulgação
Ana Paula Arósio e Marcelo
Marcelo Antony será Daniel e Ana Paula Arósio será Laura; os dois viverão uma história de amor proibido em "Ciranda de Pedra"

Nova novela

Alcides garante que sua trama não será uma cópia da "Ciranda de Pedra" exibida pela Globo em 1981. "Não assisti à primeira versão, pois estava fora do Brasil. Só voltei no fim de 1981, mas sei que foi um grande sucesso. O que estou fazendo é uma nova versão e não um remake", afirma.

Do mesmo modo que a novela original, a trama de Alcides se inspira no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles, a quem chama de "grande dama da nossa literatura".





Marcelo Antony será Daniel e Ana Paula Arósio será Laura; os dois viverão uma história de amor proibido em "Ciranda de Pedra"


Novos rostos

Na escalação dos atores que vão interpretar seus personagens, Alcides optou por um elenco, em grande parte, desconhecido do grande público, como é o caso das três irmãs filha do casal protagonista, Bruna, Otávia e Virgínia, que serão interpretadas, respectivamente, por Anna Sophia Foch, Ariela Massoti e Tammy di Calafiori.

"Acho interessante que sejam atrizes ainda desconhecidas do grande público para evitar comparações antecipadas com o trabalho feito por outras atrizes na primeira versão da novela. Selecionamos todas através de testes", revela.

Alcides conta que começou a trabalhar em "Ciranda de Pedra" assim que terminou de escrever a minissérie "JK", ao lado de Maria Adelaide Amaral, em 2006. Seis meses depois, apresentou o projeto para a direção da Globo. Para o autor, fazer uma trama de época (a novela se passa na década de 50) é mais difícil.

"A novela precisa estar respaldada em uma pesquisa séria. Mesmo sendo ficção, a trama está inserida em um determinado momento histórico, que deve ser mostrado com fidelidade. Em uma novela atual, há mais liberdade", afirma.

Mesmo com os preparativos da novela correndo a todo o vapor no Rio, o autor não abre mão de morar em São Paulo e prefere enfrentar a ponte aérea quando é preciso. "Eu gosto muito de São Paulo. Dificilmente deixaria esta cidade", declara o autor paulista.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: