[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Inglaterra e França n'«Os Maias»: Idealização e Realidade

Américo Guerreiro de Sousa

(Américo Guerreiro de Sousa, além de romancista, é doutorado pela Universidade de Oxford, com uma tese sobre a ficção queiroziana nas suas relações com Inglaterra, e autor de vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.)



Os Maias marcam uma viragem na estética queiroziana mas não uma mudança de visão. Representam o abandono do naturalismo mas reforçam a atitude negativa que Eça de Queiroz tinha da sociedade portuguesa. À indigência nacional são contrapostos os paradigmas da França e da Inglaterra. Mas seriam os modelos perfeitos?
O autor desta obra defende que sobre o realismo de Eça de Queiroz desdobra-se o véu de uma idealização típica de um certo cosmopolitismo nacional, dessa tendência que faz do quintal alheio o jardim de virtudes da nossa ilusão.
Relevando a originalidade, a qualidade formal e a importância crítica de uma obra cuja leitura nos arrasta de pormenor em pormenor, de descoberta em descoberta, até à resolução do conflito entre idealização e realidade que é o objecto principal da sua argumentação, afirma A. Campos Matos no seu comentário preambular a este ensaio:
«Cento e doze anos depois da publicação d'Os Maias, e apesar dos milhares de páginas de estudos e comentários críticos que o romance suscitou, há nele ainda matéria importante a explorar, como o prova o presente enfoque crítico, onde se consubstanciam duas qualidades primaciais: uma original e bem fundamentada congeminação, e a capacidade de a traduzir sob forma concisa e aliciante. Daí que este estudo venha enriquecer o nosso lastro crítico sobre a obra de Eça de Queiroz, e venha prolongar as leituras que dela fizemos e haveremos de continuar a fazer, ajudando-nos a interpretar o significado, nem sempre imediatamente visível, de referências que se escondem sob a fluência e encantamento da sua narrativa.

Género(s): Não-ficção/ Ensaio
Colecção: «Universitária», n.º 96
Código: 11.096
ISBN: 972-21-1502-2
1.ª edição: Outubro 2002

Índice de conteúdos
Nota prévia
Comentário preambular

Capítulo I
A linguagem

Capítulo II
Emparelhamento anglo-francês

Capítulo III
Incidências francesas
1. Língua
2. Literatura
3. Música
4. Vinhos e pratos
5. Decoração e luxo
6. Personagens

Capítulo IV
O referencial inglês
1. Decoração
2. A presença naval inglesa
3. Luxo e moda
4. Sintra e Belém
5. A Inglaterra, país de exílio
6. Personagens inglesas, inglesadas e anglófilas
7. O efeito da ausência
8. Educação inglesa
9. Gentlemen, dandies e snobs

Bibliografia
1. Obras de Eça de Queirós
2. Sobre Eça de Queirós e sua obra
3. Outras obras consultadas
4. Títulos de imprensa periódica

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: