Lisboa
16º C
16º C
Luís Neves
Frase
“Troque ‘Os Maias’ pela [Stephenie] Meyer” estava até ontem visível (em
cima) nas lojas, mas foi retirada após protestos de clientes
Polémica leva Fnac a mudar promoção
O burburinho de indignação dos clientes foi tanto que a cadeia de lojas Fnac foi forçada a retirar, ontem, as frases da recente campanha de trocas de CD, DVD e livros antigos por novos. A razão da polémica está na frase usada para promover a actualização de obras literárias: "Troque ‘Os Maias’ pela [Stephenie] Meyer", lia-se até ontem nos anúncios afixados nas prateleiras da Fnac, numa alusão à obra de Eça de Queiroz e à autora da saga ‘Crepúsculo’.- 31 Janeiro 2012
O
apelo à substituição de um clássico da literatura portuguesa por um
moderno romance de vampiros não caiu bem junto de leitores e
intelectuais, que se apressaram a reagir contra as sugestões da empresa
nas redes sociais da internet.
Em resposta, a
Fnac pede desculpas: "Tendo em conta a reacção dos nossos fãs, iremos
retirar este tema da campanha. Já respondemos no Facebook, apresentando
as sinceras desculpas pelo desconforto que possa ter causado um dos
temas da nossa campanha", sublinhou o director de marketing Viriato
Filipe.
Ao CM, a mesma fonte explicou que a
campanha de trocas - que reverte a favor da Assistência Médica
Internacional - assentou num "aproveitamento das semelhanças fonéticas
dos títulos de várias obras mediáticas, com um tom humorístico", o que
levou a Fnac a jogar com o nome do romance de Eça de Queiroz com o
apelido da autora de ‘Crepúsculo'. "Sem nunca pretender desvalorizar as
obras citadas", precisa Viriato Filipe.
Apesar da
polémica, a Fnac diz que a campanha, até 15 de Fevereiro, tem tido "uma
excelente adesão" e permite, a quem levar um objecto usado, receber um
vale de desconto na compra de um novo, acima de 15 euros.