[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

#SUS : Processo contra mulher que injetou vaselina em criança é suspenso





DE SÃO PAULO
A Justiça suspendeu ontem (13) o processo contra a auxiliar de enfermagem Katia Aragaki, que injetou uma dose de vaselina na veia de uma menina de 12 anos, em vez de soro, em dezembro de 2010. A garota Stephanie dos Santos Teixeira morreu.
Segundo o Tribunal de Justiça, a decisão da Primeira Vara Criminal de Santana aconteceu de acordo com a lei 9099/95, que trata de crimes de menor potencial ofensivo.
Pela lei, o réu que não tiver antecedentes criminais pode ter o processo suspenso se aceitar determinadas condições impostas pela Justiça.
Com isso, o processo contra a auxiliar de enfermagem ficará suspenso por três anos, segundo o TJ-SP. Após esse tempo, o processo voltará a ser revisto.
Nesse período, a auxiliar de enfermagem terá que comparecer mensalmente ao Fórum de Santana, estará proibida de mudar de residência ou sair da cidade por mais de 30 dias e deverá prestar serviço comunitário por dois anos.
CASO
Stephanie Teixeira, 12, morreu no Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, zona norte de São Paulo, em 4 de dezembro do ano passado, após receber 50 ml de vaselina na veia em vez de soro.
A auxiliar de enfermagem disse à polícia que foi induzida ao erro porque os frascos estavam no mesmo armário.
Stephanie já havia recebido duas bolsas de um soro convencional, armazenado em recipientes plásticos e comprados fora. Quando receberia a terceira dose (do soro 'específico' da Santa Casa guardado em vidro), a auxiliar aplicou a vaselina.
Após a morte da garota, a Santa Casa decidiu mudar as etiquetas e rótulos dos frascos de seus remédios nos 39 hospitais que fazem parte da Irmandade Santa Casa, inclusive no São Luiz Gonzaga.

Rubens Cavallari/Folhapress
Polícia Civil apresenta dois frascos semelhantes aos que foram usados no atendimento de Stephanie
Polícia Civil apresenta dois frascos semelhantes aos que foram usados no atendimento de Stephanie

LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: