[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Transportes: CGU monta equipe que fará auditoria


Equipe fará avaliação completa de licitações, contratos e execução de obras a cargo do Dnit e da Valec, órgãos vinculados à pasta

Luciana Marques

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, comunicou nesta quarta-feira ao ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, os nomes da equipe responsável pelas investigações sobre o esquema de corrupção no Ministério dos Esportes, revelado por VEJA. Alfredo Nascimento deixou a pasta quatro dias depois que a revista publicou uma reportagem com os detalhes do esquema.

Segundo a CGU, a exoneração de Nascimento não altera em nada a necessidade da auditoria. Por exigência da presidente Dilma Rousseff, a CGU fará uma avaliação completa das licitações, contratos e execução de obras a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Valec, órgãos vinculados à pasta. A portaria com os nomes dos oito integrantes da equipe que comandará a apuração será publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira.

"Como de praxe em tais ações de controle, a equipe precisará ter acesso imediato a documentos, em meio físico e em registros eletrônicos, especialmente, o 'espelhamento' de computadores funcionais", disse Hage. A auditoria deverá ser concluída até o dia 31 de agosto.

Na mesma portaria, o ministro da CGU designou um corregedor da controladoria para acompanhar os trabalhos da comissão de sindicância aberta pelo ex-ministro Alfredo Nascimento. Ele designou três servidores lotados no Ministério dos Transportes para analisar as acusações: o assessor especial de controle interno, Marco Antônio Prandini; o coordenador-geral da gestão técnica e administrativa, Paulo Bourbom Soares, e o coordenador-geral de acompanhamento de órgãos de controle interno e externo, Rafael Magalhães Furtado. Os trabalhos dos servidores deverão ser concluídos em trinta dias.

Demissão -
Alfredo Nascimento, de 58 anos, deixou o Ministério dos Transportes, pasta que ocupava desde o governo Lula, nesta quarta-feira. Ele encaminhou seu pedido de demissão à presidente Dilma Rousseff "em caráter irrevogável". Na nota, Nascimento afirma que decidiu encaminhar um requerimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal.

"O senador está à disposição da PGR para prestar a colaboração que for necessária à elucidação dos fatos", diz o texto.

O agora ex-ministro reassumirá sua cadeira no Senado Federal e a presidência nacional do Partido da República (PR).







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: