[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 31 de maio de 2011

ALCON TEM APROVAÇÃO DA ANVISA PARA INOVAÇÃO NO COMBATE AO GLAUCOMA

O Ex-PRESS está aprovado nos Estados Unidos, Canadá e países da União Europeia e a partir de julho estará disponível no Brasil

A Alcon recebeu o registro da Anvisa para lançar no Brasil o Ex-PRESS, dispositivo de implante cirúrgico para controle da pressão intraocular que impede a evolução do glaucoma.
O dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, é uma inovação na oftalmologia e marca a entrada da Alcon no mercado brasileiro de produtos cirúrgicos para o combate ao glaucoma. O aparelho é implantado próximo à íris e possibilita melhor resultado cirúrgico e mais previsibilidade quando comparado à cirurgia tradicional de glaucoma (trabeculectomia), realizada em pacientes que não respondem mais a medicamentos tópicos.
Em um estudo científico conduzido pela Alcon ao longo de cinco anos, o dispositivo Ex-PRESS demonstrou eficácia também para a redução do uso de medicamentos pós-cirurgia, bem como na diminuição de complicações inerentes a esse tipo de procedimento o que contribui com a qualidade de vida do paciente e controle da enfermidade.
O Ex-PRESS será apresentado à comunidade médica durante o XIV Simpósio Internacional de Glaucoma, que acontece entre 26 e 28 de maio, em Belo Horizonte (MG). O evento científico é promovido pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e contará com a presença do médico oftalmologista Gregory Katz, convidado internacional que ministrará aula científica sobre os avanços médicos na cirurgia de glaucoma.

O que é?

Segundo o Dr. João Antônio Prata Jr., presidente da SBG, como a doença é assintomática e progressiva, a maioria dos pacientes descobre que tem a enfermidade quando a perda da visão já é irreversível, daí a necessidade de medidas preventivas.
A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 3 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, onde há aproximadamente um milhão de portadores de glaucoma, estima-se que mais de 50% dos doentes não sabem que têm a enfermidade. Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares, descendência negra.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: