[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sean está com dificuldade de falar português, diz avó brasileira


Silvana Bianchi recebeu ligação inesperada do neto na noite de Natal.
Há seis meses ela estava sem notícias do menino, que está nos EUA.

Carolina Lauriano Do G1 RJ


David Goldman e Sean assistem a jogo de basquete em Nova YorkNos EUA, David Goldman e Sean assistem a jogo
de basquete em Nova York (Foto: Bill Kostroun / AP)

Após seis meses sem ter notícias do neto, que foi entregue ao pai americano há um ano, Silvana Bianchi recebeu uma ligação inesperada de Sean Goldman na noite de Natal. Apesar da surpresa boa, ela afirmou que o neto, de 10 anos, estava com dificuldades de falar português e não conseguia se expressar direito.

“Ele estava com muita dificuldade de falar português, isso fica configurado que está havendo uma ação para que toda a cultura materna dele seja apagada. Ele falou mais em inglês. Eu disse ‘meu amor, fala a língua que você quiser que eu entendo’ e aí ele falou em inglês”, disse Silvana ao G1, nesta terça-feira (28).

A informação do telefonema do menino para a família no Brasil foi publicada na coluna do Ancelmo Gois, no jornal "O Globo", nesta terça.

Segundo Silvana, a ligação de Sean foi rápida e ele falou pouco. Ela critica a falta de acesso que tem ao neto, desde que ele foi morar com o pai, David Goldman, nos Estados Unidos. “Fico estarrecida. Fazia seis meses que eu não tinha o direito de falar com o meu neto. Os Estados Unidos não cumprem a convenção de Haya”, contou.

Na semana passada, a visitação consular ao neto foi negada pelo governo americano. Há um ano a família brasileira não vê o menino. “Não sei nem o nome da escola que ele está, tal a falta de obediência à convenção de Haya”, contou Silvana.

Até a publicação desta reportagem, os advogados de David Goldman não retornaram ao G1 para comentar as declarações de Silvana. Na semana passada, foi anunciado que David lançará um livro em maio de 2011, chamado "Father's Love" (Amor de Pai), em que contaria a luta pela guarda do filho.

Natal 'alegre dentro do possível'
Durante a ligação, Silvana falou para o neto que continua lutando para revê-lo e que a irmã dele, de dois anos, sempre pergunta por ele. “Não há espontaneidade nesses telefonemas, são todos gravados e monitorados. Senti que ele estava alegre em falar conosco, ter tido o direito de falar conosco, um direito que não é respeitado”.

O Natal da família Bianchi, de acordo com ela, foi uma mistura de alegria pelo telefonema e tristeza por causa da ausência do Sean. “Nosso Natal foi alegre dentro do possível, iluminado pela alegria da Chiara (irmã de dois anos), mas o Sean faz uma falta enorme. Essa batalha parece que não tem fim nunca”, resumiu ela.

Relembre o caso
Filho de David Goldman com a brasileira Bruna Bianchi, Sean nasceu nos Estados Unidos, onde viveu por quatro anos. Em 2004, Bruna levou o filho para passar férias no Brasil e decidiu ficar no páis. Ligou para David, pediu o divórcio e avisou que Sean permaneceria com ela.

Bruna, que tinha a guarda da criança, se casou novamente com o brasileiro João Paulo Lins e Silva e ficou grávida. Ela morreu em 2008, depois do parto da filha.

David Goldman conquistou na Justiça brasileira a guarda definitiva do filho em dezembro de 2009, após uma arrastada batalha judicial.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: