[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lula veta isenção fiscal para CTs que vão abrigar treinos no Mundial de 2014



BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC

O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à isenção fiscal aos estádios que servirão de treinamento para a Copa-2014 já causa rebuliço nas cidades-sedes, principalmente naquelas em que arenas privadas vão abrigar as partidas do Mundial.

Porto Alegre é uma das cidades onde fica mais evidente a discordância em relação ao veto. Isso por causa da Arena do Grêmio, que está sendo construída e contava com a isenção fiscal. O estádio é pré-candidato para sediar a Copa das Confederações e foi indicado pela prefeitura para ser centro de treinamento durante o Mundial.

Alheio a isso, o Internacional tem certeza de que a reforma no Beira-Rio terá isenção fiscal. "Estamos contando com isso", diz o presidente do clube, Vitorio Piffero.

O secretário extraordinário de Porto Alegre para a Copa-2014, Ricardo Gothe, discorda da decisão do presidente Lula e cogita fazer uma movimentação no Congresso para cancelar o veto.
"Não existe Copa do Mundo sem centro de treinamento, sem hotel, sem aeroporto. Essas estruturas têm de ter algum benefício do Estado. Vou falar com o prefeito [José Fortunati] e, se for o caso, vamos fazer um movimento no Congresso para cancelar esse veto", declarou Gothe.

"Acho estranho dar incentivos para construções e reformas de hotéis, como o BNDES está fazendo, com melhores linhas de crédito, e não haver benefícios para campos de treinamento", completa o secretário.

Em Curitiba, em que a Arena da Baixada, do Atlético- -PR, foi escolhida para ser palco da Copa, já haviam muitas discussões sobre benefícios do Estado ao clube antes mesmo do veto do presidente Lula. A maioria delas veio do Coritiba, que considerava injusto haver isenções ou aporte financeiro público ao rival Atlético-PR.

Além da desoneração fiscal, o Atlético-PR terá ajuda indireta do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, por meio de cessão de potencial construtivo à empreiteira que for escolhida para executar o projeto de reforma da Arena da Baixada.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: