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sábado, 2 de outubro de 2010

#DILMA #lula Lula: "as pessoas da senzala estão na casa grande agora"




Nestepaiz, nóis é jeca, mais nóis é jóia

Tudo bem, cada um na sua. A revista Época embarcou na história de que o Aerolula representa uma economia para o Brasil. Prefiro o quadrinho publicado pela Veja — “claro, canalha, ela te paga o salário! — demonstrando que é, sim, possível construir cinco hospitais com a grana voadora do Apedeuta. E o título de um box, que está na página 37, é impagável: “Lula é pobre, mas enjoado”. Época preferiu afirmar que Alckmin fez demagogia barata sobre assunto caro quando prometeu vender o avião. Não acho. Viva a divergência! O que me parece acima ou abaixo de qualquer divergência de gosto é o texto que a revista publica na seção “Personagem da Semana”. Época resolveu recorrer, como direi?, a uma prosopopéia. O avião de Lula “fala” — isso mesmo! — em primeira pessoa, defendendo-se dos ataques, exibindo as suas qualidades, provando a sua necessidade. Até as legendas das fotos exercem o seu “eu”. Há muito tempo eu não lia nada tão cafona na chamada “grande imprensa”. Há sempre aquele momento em que alguém tem um idéia estranha, logo apoiada por uma espécie de alucinação coletiva. Deve ter sido o caso. Ah, sim: a Inglaterra, o Canadá e a Espanha, informa a Veja, não dispõem de aviões para os governantes. O PIB per capita desses países, em reais, é, respectivamente, de R$ 80.650, R$ 70.000 e R$ 54.400. Banânia, com PIB de R$ 7.420, dispõe de uma aeronave com três copas (???), suíte com chuveiro e cama de casal, sistema antimíssil e TVs de tela plana e DVDs. “Nestepaiz, nóis é jeca, mais nóis é jóia”.
Por Reinaldo Azevedo













Os novos aviões de Lula PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator
Seg, 24 de Agosto de 2009 14:50

A frota presidencial agora conta com mais dois jatos de luxo da Embraer que custaram R$ 168 milhões.

Além do Aerolula

A partir de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá exercer sua diplomacia presidencial pelo mundo afora a bordo de um novo avião. Trata-se de um jato Embraer 190, da família E-Jet, mesmo modelo encomendado pelo ex-piloto austríaco Niki Lauda para a frota da sua companhia comercial, a Lauda Air. No caso brasileiro, o EMB-190 será usado especialmente para as viagens pela América Latina. Também servirá para transportar equipes de apoio, convidados e como aeronave reserva para casos de eventual manutenção ou pane do Aerolula, como a que ocorreu em março no retorno de uma viagem aos Estados Unidos.

Desde que trocou o velho Boeing 707, o "Sucatão", pelo moderno Airbus A319, em 2005, a Presidência estudava adquirir aviões que substituíssem os dois Boeing 737-200, chamados de "sucatinhas". Mas a repercussão negativa da compra do avião presidencial, por US$ 56,7 milhões, adiou os planos. A decisão de compra veio depois que, em 2007, uma das aeronaves apresentou problema técnico e interrompeu uma viagem da comitiva presidencial à África. O avião levava 25 empresários e 25 jornalistas. O presidente, então, comentou com assessores que o episódio havia definitivamente convencido a imprensa, que criticara a compra do Aerolula, da necessidade de renovação de toda a frota presidencial.

"Apesar de terem poucas horas de voo, os sucatinhas já têm 35 anos de idade e precisavam ser substituídos", explica a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Mas a aquisição das novas aeronaves também tem um objetivo comercial. Ao visitar outros países com jatos da Embraer, o presidente Lula aproveitará para fazer propaganda da indústria nacional. Os dois EMB-190 custaram cada um US$ 52 milhões (um total de R$ 168 milhões, ao câmbio de R$ 1,62, de agosto de 2008). De acordo com autoridades militares ouvidas por ISTOÉ, o governo teria economizado R$ 30 milhões em relação ao preço da concorrência. As aeronaves tiveram a autonomia de voo estendida para até oito horas, podendo decolar de Brasília e chegar às Ilhas Canárias, na costa africana. Com apenas uma parada técnica para reabastecimento, será possível atingir a África e a Europa.

Com 36,7 metros de comprimento e 28 metros de envergadura, o EMB-190 voa a 850 km/h. "Como se trata de um avião presidencial, muitas modificações foram feitas, a fim de comportar as atividades do presidente", afirma o major-brigadeiro Joseli Parente Camelo, da Segurança Institucional. O interior foi reconfigurado para abrigar um gabinete de trabalho, com banheiro, além de 36 assentos do tipo classe executiva e mais 11 poltronas. Todas as comunicações são criptografadas para evitar interceptações. A primeira unidade presidencial do EMB-190 foi batizada de Bartolomeu de Gusmão (o padre luso-brasileiro, inventor e primeiro a voar em um balão operacional) e ganhou duas faixas diagonais com as cores verde e amarela. Já está voando, mas problemas de homologação da anac obrigaram a embraer a refazer a cabine, o que adiou a entrega oficial da aeronave, prevista para junho. O segundo EMB-190 deverá ser entregue até dezembro e será uma espécie de espelho do "Bartolomeu de Gusmão", com a mesma configuração interna e de desempenho. Os dois aviões já sairão de fábrica com as modificações nas portas do compartimento de bagagem e nos sliders, os escorregadores para evacuação de emergência, conforme orientação feita pelas agências reguladoras da aviação dos Estados Unidos.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/EMBRAER; AG. BRASIL. ARTE: FERNANDO BRUM
Fonte: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência

Fonte: IstoÉ - Claudio Dantas Sequeira
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Piloto do Aerolula ganha quase R$ 52 mil por mês

Relação dos pagamentos à tripulação

O blog do partido oposicionista Democratas (DEM, ex-PFL) descobriu no Portal Transparência, da CGU (Controladoria-Geral da União), que um dos pilotos do Aerolula recebe por mês cerca de R$ 52 mil. Para tanto, ele é pago como pessoa física e como jurídica. Não entram na conta os proventos que ele recebe por pertencer à Força Aérea Brasília.

Todos os quatro tripulantes do avião têm duas fontes de pagamento. No ano passado, eles custaram aos cofres públicos o total de R$ 2 milhões.

É mais uma tramóia que precisa ser explicada, mas o Lula se mantém em silêncio. O homem, que normalmente fala pelos cotovelos, ficou mudo.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse hoje que os gastos do presidente não podem ser abertos. Claro que não podem. É para que irregularidade como esta da tripulação do Aerolula não venha a público.

No governo, já se fala em tirar do ar o Portal Transparência, que tem sido uma fonte inesgotável de maracutaias.






BLOGANDO FRANCAMENTE
NOVOS MEIOS DE TRANSPORTE

Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não.Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil.
Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse.
E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.
Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.
Equivale a 81,9% do seu mandato FORA do seu gabinete.
Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.

Governar ou despachar, nem pensar.

A ordem é circular. A qualquer pretexto. E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente. Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.

Joelmir Beting - JULHO 2006










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