[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Metalúrgicos podem entrar em greve nesta semana


Autor(es): Sergio Lamucci
Valor Econômico - 13/09/2010

Um total de 47,8 mil metalúrgicos paulistas pode entrar em greve nesta semana, a partir de quarta-feira. Em assembleias realizadas no sábado, os trabalhadores das montadoras do ABC e de Taubaté e região rejeitaram propostas de aumento de 7% feitas pelas empresas. As companhias deverão receber hoje o aviso de greve por parte dos sindicatos, e terão 48 horas para se manifestar.

Com data-base em 1º de setembro, os trabalhadores das montadoras buscam obter um reajuste pelo menos igual ao alcançado por outras categorias de metalúrgicos, de 9%. No ABC, por exemplo, empregados de quatro grupos de negociação, ligados a segmentos como os de máquinas aparelhos elétricos e eletrônicos, fundição, autopeças, trefilação e refrigeração, conseguiram esse percentual, que significa um aumento de 4,52% acima da inflação acumulada em 12 meses, de 4,29%. No ABC, além dos cerca de 32 mil funcionários das montadoras, podem cruzar os braços outros 8 mil empregados de setores como iluminação, prensas e equipamentos odontológicos.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, observa que mesmo em 2009, um ano de crise, os trabalhadores conseguiram um abono salarial e um reajuste médio de 6,53%, índice superior à inflação de 4,43% acumulada em 12 meses. Num ano em que as empresas têm um desempenho "espetacular", a expectativa dos trabalhadores é de um aumento mais forte, diz ele.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Taubaté e Região, Isaac do Carmo, acredita que os empregados das montadoras conseguirão um aumento de pelos menos 9%, o percentual que se tornou referência, já que outras categorias o obtiveram. Ontem, por exemplo, os trabalhadores do sindicato das empresas de máquinas e eletrônicos aprovaram em assembleia o reajuste salarial dessa magnitude. "Foi o maior aumento real dos últimos 10 anos." Segundo Carmo, os empregados estão preparados para intensificar as mobilizações nos próximos dias caso as montadoras não aceitem um reajuste mais gordo. O sindicato representa cerca de 7,8 mil trabalhadores das fábricas da Ford e da Volkswagen.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: