[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 21 de setembro de 2010

#DILMA Acusada ,TV estatal NBR ,de designar funcionários para filmar comícios da candidata Dilma

Filmagens de comícios de Dilma fazem parte do acervo histórico de Lula, diz EBC

Redação Portal IMPRENSA

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) emitiu comunicado, no começo da tarde desta segunda-feira (21), em que "contesta veementemente" manchete do jornal Folha de S.Paulo que acusa a TV estatal NBR de designar funcionários para filmar comícios da candidata Dilma Rousseff (PT), realizados durante sua campanha. De acordo com a EBC, as filmagens se destinavam ao acervo histórico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prestigiava o palanque de sua candidata.

A EBC, contratada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República para gerir a TV NBR, afirmou que atua no registro da atuação pública do presidente Lula, em acordo com as exigências do decreto lei que criou a empresa pública, em dezembro de 2008.

A estatal explica que os funcionários da emissora foram orientados a manter o registro de todos os atos públicos de Lula, "mas evitando, terminantemente, transmitir os atos de natureza eleitoral pelo canal NBR ou distribuir as gravações às outras emissoras de televisão, como acontece com as imagens de atos oficiais".

No entanto, embora não transmitidos, os "eventos de natureza eleitoral que contaram com a presença do presidente da República continuaram a ser documentados". No entendimento da EBC, por se tratar de registro histórico, "não há desvio de função ou de recursos públicos e muito menos benefício a qualquer candidatura".

Especificamente sobre a reportagem "TV estatal manda cinegrafista registrar comícios de Dilma sem identificar canal", da Folha, a EBC admitiu que um cinegrafista foi advertido por se recusar a gravar, "conforme orientação conhecida, a participação do presidente em um ato eleitoral, depois de ter realizado a cobertura de ato oficial".

A empresa ressalvou, porém, que a "advertência não é ameaça, é prática na gestão de pessoas, inclusive no setor privado".



Lei pra quê? TV do Franklin e da Tereza Cruvinel manda cinegrafista registrar comícios de Dilma sem identificar canal

Por Simone Iglesias, na Folha:
A Presidência da República usa funcionários públicos e equipamentos de TV oficial do governo federal para filmar comícios da candidata Dilma Rousseff (PT) que tenham a participação de Luiz Inácio Lula da Silva. A ordem é para que cinegrafistas e auxiliares da NBR gravem todos os discursos do presidente nos eventos da campanha eleitoral.

A direção da TV estatal determinou que esses servidores, antes de iniciarem as filmagens, tenham o cuidado de retirar os sinais de identificação da emissora estatal -a camiseta ou colete, a canopla (peça que tem a logomarca) do microfone e o adesivo colado na câmera.
A TV NBR é o canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) que noticia atos e políticas do governo.

Na sede da emissora, em Brasília, havia na semana passada cartazes com a ordem para tirar a identificação dos equipamentos. O texto é assinado por Lidia Neves, chefe de reportagem. “Cinegrafistas e auxiliares: além da agenda oficial, que é parte da nossa cobertura, o presidente Lula tem viajado também para participar de comícios e eventos de campanha”, orienta o cartaz.

“Para o que não é agenda oficial, estamos mandando um cinegrafista sempre junto para acompanhar. O objetivo é somente ter um registro, gravando ações do presidente e os discursos”, diz o texto. Em seguida, vem a orientação: “Este material está sendo gravado sem a canopla da TV NBR, porque não é para a NBR. Este conteúdo não é para ser usado na nossa cobertura, nem mesmo para ser gerado para as emissoras. É apenas para registro. Em caso de dúvidas, por favor procurem a mim ou um dos coordenadores. Lidia”.

FORA DO EXPEDIENTE
Quando começou a campanha presidencial, Lula avisou publicamente que sua participação nos comícios de Dilma aconteceria nos dias ou horários de folga, “fora do expediente” da Presidência. Desde julho, o presidente tem conciliado eventos oficiais com atos de campanha. Não há irregularidade nisso. Os gastos da Presidência com essas viagens têm sido ressarcidos pelo PT desde então.

Esse zelo, no entanto, não ocorreu no uso da estrutura da NBR: os funcionários públicos estão trabalhando em eventos que o próprio Planalto classifica como “compromissos privados” de Lula. Ou seja, para registrar momentos da campanha partidária, o governo federal faz uso de salário, equipamento, passagens e diárias que são bancados pela União. Aqui

NBR, televisão estatal, filma comícios de Dilma e Lula

A Presidência da República usa funcionários e equipamentos da NBR, TV oficial do governo, para filmar comícios da candidata Dilma



NBR, televisão estatal, filma comícios de Dilma e Lula
A primeira imagem mostra um evento oficial. A segunda é um comício

A Presidência da República usa funcionários e equipamentos da NBR, TV oficial do governo, para filmar comícios da candidata Dilma Rousseff (PT) dos quais o presidente Lula participa.

A ação caracteriza uso de recursos da União para gravar eventos de campanha que o Planalto define como “compromissos privados” de Lula. A lei veta uso eleitoral da máquina pública.

A direção da estatal orienta os servidores a omitir os sinais de identificação da emissora antes de iniciar a filmagem de comícios. A ordem constava de cartazes na sede da NBR em Brasília, mas os documentos foram retirados na última quinta, após a Folha fotografá-los.

Profissionais que não cumpriram a determinação foram retaliados pela cúpula da TV –um deles recebeu advertência por escrito.

A direção da NBR nega uso eleitoral e diz que as imagens são feitas para “registro histórico” da Presidência e que também podem ser “requisitadas por partidos ou candidatos”.

A Presidência confirma a motivação das gravações, mas diz que são de uso exclusivo, não podem ser cedidas a terceiros.




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: