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quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Não é novidade : Anac fecha ouvidos a consumidores


Anac fecha posto de atendimento em aeroportos
Autor(es): Agencia o Globo/Danielle Nogueira
O Globo - 18/08/2010

Mesmo após o país sofrer um novo caos aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou sete dos seus dez postos de atendimento nos aeroportos, sob alegação de que a procura é baixa. Ontem, foi a vez do Galeão, até então o único no Rio.

No Galeão, serviço foi encerrado ontem. Agência alega baixa procura e concentrará registro de queixas por 0800 e internet



Menos de um mês depois do caos aéreo provocado por atrasos e cancelamentos de voos da Gol, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou sete dos 10 postos de atendimento que mantinha nos principais aeroportos do país, sob alegação de que a procura é baixa. Ontem, foi a vez do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. Os três aeroportos onde os postos serão mantidos são os de Guarulhos (SP), Confins (MG) e Brasília. Mas não por muito tempo. A Anac acredita que eles terão suas atividades encerradas em 2011, como parte da estratégia da agência de concentrar o registro de queixas por telefone e internet.



De acordo com a Anac, o número de manifestações registradas pelo telefone (0800 725 4445) ou pelo site (www.anac.gov.br/faleanac) foi de 15,5 mil no primeiro semestre deste ano. No mesmo período, os três atendentes que trabalham no posto do Galeão receberam 723 registros, uma média de quatro por dia. Em Guarulhos, onde o movimento de passageiros é maior, foram 1.775. Os registros incluem reclamações, pedidos de informação, sugestões etc.



- A ideia é retirar todos os postos para melhorar a relação custo-benefício do atendimento. Além disso, ao centralizar os registros na internet e por telefone, podemos padronizar os procedimentos e tratar os casos em grupos. Isso permitirá agilizar o atendimento - disse o chefe da assessoria de comunicação da Anac, Gerson Bonani, a quem está subordinada a gerência de relacionamento com usuários.



Postos de Congonhas e Recife já foram fechados

Perguntado se a procura pelos postos de atendimento era baixa porque não havia divulgação adequada do serviço, Bonani disse que a agência estuda formas de melhorar a comunicação entre usuários e Anac. E lembrou que o 0800 e a internet funcionam 24 horas, enquanto os postos fecham às 22h. Além disso, o atendimento telefônico está disponível em inglês e espanhol.



Os atendimentos por telefone serão feitos de uma central em Brasília. Hoje, ela tem cem atendentes. Mais 20 serão contratadas, número equivalente às vagas eliminadas com a desativação dos locais de atendimento. Esses funcionários, terceirizados, serão reaproveitados pela empresa prestadora de serviço.



A Anac esclareceu ainda que, nos postos de atendimento, as recepcionistas apenas registram a manifestação do passageiro, informando o número de protocolo para acompanhamento. O mesmo é feito pela internet ou pelo telefone. Abre-se então um processo administrativo para que a agência investigue cada caso. Se confirmado o descumprimento das normas, a empresa acusada de irregularidade é multada. A conclusão do processo dura em média seis meses.

Além do Galeão, os outros aeroportos que tiveram seus postos fechados desde o início do mês foram Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Congonhas (SP).



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