[Valid Atom 1.0]

domingo, 16 de agosto de 2009

Prefeitos de 23 cidades do RS decidem adiar retorno às aulas para 1º de setembro

16/08/2009 - 16h59


Publicidade

da Folha Online

Os 23 prefeitos das cidades pertencentes a Associação dos Municípios da Zona Sul, do Rio Grande do Sul, decidiram adiar o retorno às aulas, que era programado para a próxima segunda-feira (17), para o dia 1º de setembro, como prevenção contra a proliferação da gripe suína --a chamada a gripe A (H1N1).

Leia a cobertura completa da gripe suína
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

A decisão foi tomada durante uma reunião no início da tarde de ontem com os prefeitos das 23 cidades, em Pelotas (RS), que contou ainda com a participação do secretário da saúde do Estado, Osmar Terra, segundo informações da Secretaria de Saúde.

No encontro, o secretário municipal de Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, apresentou pesquisa feita pelo UFPel (Centro de Pesquisa Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas) que mostra o números de infectados e prognósticos de aumento do número de casos nas duas últimas duas semanas de agosto, informou a associação por meio de nota em seu site.

A medida atinge apenas as escolas das redes municipais. Apesar disso, a associação espera que a secretaria estadual de educação acompanhe a decisão da região, informou o órgão.

As cidades pertencentes a associação e que aderiram a medida são: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Encruzilhada do Sul, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitoria Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Até este fm de semana, o país registrava 339 mortes em decorrência da doença, segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde. Nesta semana, o Brasil superou o México em número de mortes.

Rede estadual

As escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, Rio, Paraná e do Rio Grande do Sul retomam as aulas amanhã. A medida deve atingir ainda o ensino municipal, além de escolas privadas.

Apenas no Rio, o retorno às aulas não será estendido a toda a rede estadual de educação, ficando restrita a 55% dos 662 mil alunos. Segundo determinação da Secretaria de Educação, os alunos da 1º, 2º e 3º série, além das crianças atendidas pelas creches deverão retornar apenas no dia 24 de agosto.

Sintomas

PUBLICIDADE

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).


Arte/Folha


Arte/Folha






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: