[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Nome de Código: Sintra


Uma série que recria todo o universo queirosiano


A RTP transmite esta série baseada na obra homónima de Eça de Queiroz, um romance policial, uma crítica de costumes e uma acutilante análise da sociedade portuguesa do séc.XIX, que assim contém todos os ingredientes queirosianos.

A acção começa com os preparativos para o jantar de comemoração do 50.º aniversário de Manuel Silveira, deputado. Teresa é incansável na gestão dos mesmos, enquanto Manuel oferece a si mesmo um presente mais a seu gosto: os favores sexuais da criada Amélia. No jantar, cujos preparativos Teresa organiza meticulosamente, estão as três filhas, Inês (a mais nova), Carolina e Mariana, o marido desta, Francisco, o irmão Duarte e o namorado de Carolina, João Dâmaso. A tensão entre os elementos da família anuncia-se através de vários pormenores. É notória a austeridade de Teresa, o cinismo de Manuel, a desconfiança de Duarte, a ambição de João Dâmaso, a submissão de Carolina, a irreverência de Inês, a paciência de Mariana e a estupefacção de Francisco perante uma família que se revela. Não obstante todas as tensões latentes, Teresa faz questão de encenar a farsa da família unida.
O verniz acaba por estalar com a chegada inesperada de Gonçalo, filho de Isabel, que não vive na Quinta desde a adolescência. Não tendo sido convidado para o jantar por Teresa, Gonçalo é um homem divertido mas sem qualquer respeito pelas regras sociais. As suas observações chocam a família, particularmente Teresa e Manuel. É visível a proximidade e cumplicidade existente entre os primos, Gonçalo e Mariana, quase intimamente ambígua. Francisco apercebe-se disso.
O inesperado acontece quando, quase no fim do jantar, a electricidade falha por escassos minutos. Quando a corrente é restabelecida, Manuel cai desfalecido depois de beber o seu vinho. A autópsia denuncia que Manuel foi envenenado. À lista de suspeitos pela morte de Manuel, que compreende todos os familiares presentes no jantar, junta-se a do pessoal de serviço: Elisabete, a governanta, Amélia, a criada, e Pedro, o jardineiro. Caberá ao inspector Ramalho e o seu ajudante Maia a incumbência de investigar o crime.
Após a morte de Manuel, é posto a nu um enorme défice nas finanças da empresa familiar. Manuel envolvera-se em negócios ilícitos que correram mal e acabara por arruinar o património familiar. Manuel era gestor da fortuna da família desde a morte do pai de Teresa. Isabel tinha uma estrutura mental muito frágil e, dominada pela irmã mais velha, Teresa, que a convence a assinar uma procuração na qual transmite a Teresa o poder de decidir por ela dos negócios da família. Por essa altura, Afonso, namorado de Isabel, desaparece misteriosamente sem deixar rasto. Isabel, que está grávida, perde a razão e é internada num hospício por Teresa. Quando dá à luz Gonçalo, este é levado para a quinta por Teresa, que o toma a seu cargo. Duarte ficará sempre com a desconfiança de que Teresa e Manuel tiveram algo a ver com o súbito desaparecimento de Afonso.

O inspector Ramalho é chamado à cena do crime para resolver o mistério da morte do deputado Manuel Silveira.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: