[Valid Atom 1.0]

sábado, 11 de julho de 2009

Gripe suína: prefeitura de Osasco diz que não há casos confirmados da doença no bairro onde menina morreu


Plantão | Publicada em 11/07/2009 às 13h58m

O Globo

SÃO PAULO - Em nota divulgada na tarde deste sábado, a prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, informa que não existem casos confirmados de gripe suína (H1N1) no bairro onde uma menina de 11 anos morreu com a doença no dia 30 de junho. De acordo com a Prefeitura, a morte da criança - a segunda vítima fatal da doença no país - é um caso isolado e não há motivo para alarde. De acordo com a nota, os familiares da vítima estão sendo monitorados e a forma de contaminação está sendo investigada. Nem a menina nem a família haviam viajado ao exterior. Além disso, diz a nota, uma 'busca ativa' está sendo feita na escola onde a crianças estudava, assim como outros locais frequentados pela família.

Veja a íntegra da nota:

'Com relação ao óbito decorrente da gripe A (H1N1) ocorrida em nossa cidade,a Prefeitura de Osasco lamenta profundamente o caso e se solidariza com a família da vítima.

Nesse momento, também é importante ressaltar que se trata de um caso isolado e que não há qualquer motivo de alarde no município. Por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as providências necessárias para manter a doença sob controle na cidade.

Os familiares da vítima, também infectados pela doença, estão sendo constantemente monitorados, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Também estamos trabalhando na investigação sobre a forma como a vítima fatal e seus familiares contraíram a doença, fazendo uma busca ativa na escola e outros locais freqüentados por eles.

É importante ressaltar ainda que não existem casos confirmados, e nem suspeitos, da gripe A no bairro onde a família mora e também onde fica localizada a escola freqüentada pelas crianças.

Paralelamente, todo o sistema de saúde de Osasco está preparado para atender casos da gripe A em qualquer ponto da cidade.

A orientação para vizinhos e moradores do bairro onde reside a família é a mesma para a população em geral. Quem apresentar sintomas graves da gripe, principalmente febre alta, que não cede sob uso de antitérmicos, deve procurar qualquer unidade de saúde, onde receberá toda a orientação necessária.

Reafirmamos que não há motivos para alarde e que a rede de saúde municipal está totalmente preparada para atender esses casos.'

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: