[Valid Atom 1.0]

domingo, 7 de junho de 2009

Corpos resgatados das vítimas do voo da Air France serão identificados através de fotografias

TATIANA SANTIAGO
colaboração para a Folha Online

Os cinco corpos resgatados pelas equipes de busca da FAB (Força Aérea Brasileira) e Marinha serão identificados através de fotografias, segundo informações transmitidas aos familiares das vítimas do voo do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo passado (31) após decolar do Rio com destino a Paris.

"Fomos informados que os corpos serão identificados por fotografia. Talvez a estado dos corpos permita uma identificação visual. Não disseram o sexo dos corpos", afirmou Maarten Van Sluys, irmão de Adriana Francisca Van Sluijs, 40, funcionária da Petrobras que estava no voo.


Segundo o irmão da passageira, não há previsão de quando as famílias receberão as fotografias, já que é necessário aguardar a chegada dos corpos do IML (Instituto Médico Legal) de Recife, que deve acontecer amanhã (8).

De acordo com Sluys, um assessor de comunicação da Marinha transmitiu a informação da localização dos novos três corpos na manhã deste domingo, no salão reservado aos familiares no hotel do Rio, cerca de 10 minutos antes da coletiva de imprensa em Recife.

Já Nelson Marinho, pai do mecânico de engrenagens Nelson Marinho Filho, 40, que trabalhava numa empresa italiana, informou que recebeu uma ligação da Air France por volta das 10h40 e foi notificado sobre a descoberta dos novos corpos. No entanto, o pai do passageiro também não recebeu informações adicionais sobre o sexo ou outros detalhes que pudessem identificar as vítimas.

Marinho disse que foi a primeira vez a empresa francesa entrou em contato para passar informações, mas garantiu que a Air France está dando total apoio aos familiares. "Eles estão dando todo apoio, de médicos, psicólogos e passagens aéreas. Duas filhas estão vindo da França no próximo sábado com as passagens aéreas custeadas".

Os corpos e os novos materiais encontrados foram localizados durante as buscas realizadas entre ontem à noite (6) e a manhã de hoje (7).

Ontem (6) de manhã, a Aeronáutica resgatou destroços e corpos de dois passageiros homens. À noite, foram encontradas parte da asa do Airbus A-330 e outras poltronas do avião. A Aeronáutica informou que deve recolher nas próximas horas mais corpos do avião que foram avistados.

Além dos corpos, a Aeronáutica informou que foram localizados no sábado (6) uma mochila com um cartão de vacinação e pasta de couro com um bilhete da Air France.

Os comandos da Marinha e da Aeronáutica não informaram o estado dos corpos. Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal chegaram a Pernambuco para ajudar na identificação dos corpos.

Mau tempo

De acordo com a Aeronáutica, as condições meteorológicas devem atrasar a transferência dos corpos e objetos resgatados para um ponto a cerca de 600 quilômetros de Fernando de Noronha, de onde os corpos e os destroços serão recolhidos por um helicóptero e levados para o arquipélago. Lá, deverão ser catalogados e depois encaminhados para Recife.

Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal chegaram ontem a Pernambuco para ajudar na identificação dos corpos. Não foi divulgado o estado dos corpos.

De acordo com a Aeronáutica, o padrão de busca teve que ser alterado por conta do mau tempo na área. Por conta disso, a previsão de chegada a Fernando de Noronha foi alterada. Inicialmente, esperava-se que a chegada acontecesse à tarde. A Aeronáutica informa que os corpos chegarão amanhã.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu no oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira (2) que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

A causa do acidente ainda é desconhecida, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.


Arte/Folha


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: