[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Brasileiro recém-chegado do México é internado com suspeita de gripe suína

da Folha Online

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, internou um homem com sintomas de gripe que chegou da Cidade do México há cerca de dez dias, para investigar suspeita de gripe suína, doença que já matou 22 pessoas no México. De acordo com o infectologista Edenilson Eduardo Calore, o homem apresenta sintomas de gripe comum, como coriza e dor muscular. "Em razão da epidemiologia da doença, decidimos pelo isolamento. Mas provavelmente não é uma gripe suína", afirmou.

Enquete: Você tem medo da gripe suína?
Saiba o que o mundo faz para se prevenir

Os médicos decidiram isolá-lo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital por questão de segurança, até que o diagnóstico seja confirmado. De acordo com Calore, o paciente foi internado neste sábado (25) e está "clinicamente bem". O hospital não revela o nome ou a idade do homem --não há data para finalização dos exames.

Calore afirma que o instituto não registrou um aumento na preocupação das pessoas em razão da doença. "Não há motivos para se preocupar, ainda não é o caso. Mas é preciso ficar atento", diz.

Os sintomas da gripe suína, um variante da tradicional cepa H1N1 que sofreu mutação dos porcos para os humanos, são febre superior a 39ºC, que se apresenta de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e de articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

No México, o total de mortes causadas pela doença subiu de 20 para 22 neste domingo. Os Estados Unidos confirmam ter 20 doentes e o Canadá, quatro.

Outros 16 casos de suspeita da gripe suína estão sob análise em países da Oceania, Europa e Oriente Médio. Na Nova Zelândia, há dez suspeitas; na França, quatro; na Espanha, três; e em Israel, um. No Brasil não há indício de circulação do vírus, informa o Ministério da Saúde.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: