[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Morre aos 85 anos a atriz Ida Gomes, uma das Irmãs Cajazeira


Publicada em 22/02/2009 às 23h40m

O Globo

A atriz Ida Gomes ensaia uma peã / Arquivo

RIO - Com 85 anos de idade e 65 de carreira, Ida Gomes morreu domingo, às 19h, em consequência de uma pneumonia, no Hospital Samaritano. Apesar de já estar doente, ela não deixou de ensaiar nas últimas três semanas. Além disso, estava preparando a peça "Idas e vindas", que estava sendo escrita para ela. Ela deixa um irmão e quatro sobrinhos. Ida Gomes será sepultada segunda-feira no cemitério israelita de Vilar dos Teles.

Ida Szafran, atriz que se tornou conhecida como Ida Gomes, nasceu em Krasnik, na Polônia, e foi criada até os 13 anos na França. Depois de passar pela Inglaterra, veio para o Brasil, onde começou sua carreira como atriz de rádio. Passou por várias emissoras, como as rádios Nacional, Tupi e Educadora.

A estréia de Ida Gomes na televisão foi em 1951, na TV Tupi, onde fez o "Grande Teatro Tupi", dirigido por Sérgio Britto, e "Câmera um". Atuou nas novelas "O morro dos ventos uivantes" e "A canção de Bernadete". Na TV Globo, sua primeira novela foi "A rainha louca" (1967).

Em 1973, Ida Gomes fez parte do elenco da primeira novela em cores do Brasil, "O bem-amado", de Dias Gomes. Ela interpretou a vereadora Dorotéia, uma das três irmãs Cajazeira - as outras eram vividas pelas atrizes Dirce Migliaccio e Dorinha Duval. Além de diversas novelas, a atriz participou das minisséries "Memórias de um gigolô" (1986), "República" (1989) e "JK" (2006). Apesar de judia, Ida foi uma das atrizes mais escaladas para viver freiras na TV.

No teatro, sua estréia foi como integrante do Teatro do Estudante, de Paschoal Carlos Magno. Em 1986, trabalhou na peça "Lily, Lily" e, em 1989, fundou o Teatro Israelita de Comédia, para difundir a obra e a dramaturgia de autores judeus. No cinema, fez os filmes "A penúltima donzela" (1969) e "Copacabana" (2001). Ainda participou da dublagem de dezenas de produções americanas.

Ida Gomes já tinha sido escolhida como a grande homenageada da 21 edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio, pela contribuição ao teatro brasileiro. De acordo com parentes, ela estava preparando o discurso de agradecimento com muita alegria.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: