[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Seqüestrador libera uma das duas reféns em Santo André (SP)

O ajudante de produção Lindemberg Fernandes Alves, 22, liberou uma das duas adolescentes que mantinha refém desde a tarde de segunda-feira (13), no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo). Uma das reféns é ex-namorada do suspeito e a outra, uma amiga dela. Segundo a PM, a adolescente liberada foi a amiga da jovem.

Policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), que participam das negociações, afirmaram que restabeleceram às 22h o fornecimento da energia elétrica ao apartamento invadido pelo suspeito. Alves afirmou que só voltaria a negociar se a eletricidade voltasse --a energia foi cortada às 16h.

Durante a noite, os policiais estavam com dificuldade em se comunicar com o rapaz. Alves chegou a dizer que voltaria a se comunicar somente na quarta-feira (15). Durante horas ele não atendeu aos telefonemas feito pelo Gate, o que causou apreensão.

Segundo o comandante do batalhão do Gate, tenente-coronel Flávio Jari Depieri, o rapaz demonstrou "picos de agressividade" durante as negociações. "Em um momento ele anuncia que vai entregar as garotas. No momento seguinte ele diz que só se entregaria morto", afirmou Depieri.

Segundo o comandante, Alves diz que está armado com um revólver calibre 38 e que possui bastante munição. O rapaz já fez ao menos quatro disparos --dois na segunda-feira, contra policiais, e dois nesta terça-feira.

Durante todo o tempo em que está na casa Alves não fez nenhuma exigência, segundo o comandante. Depieri disse não acreditar que as meninas estejam amarradas. A hipótese de invasão do apartamento foi descartada pela PM. Cerca de 60 homens do Gate e da PM estão na área onde fica o apartamento, no Jardim Santo André. "A postura da PM é resolver de forma pacífica", disse Depieri.

Fim de namoro

Inconformado com o fim do relacionamento, Alves rendeu a garota, uma amiga dela e outros dois rapazes que estudavam no apartamento, por volta das 13h30 de segunda.

Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Jovem armado mantém ex-namorada e amiga dela reféns em apartamento em Santo André (Grande SP); Gate negocia libertação
Jovem armado mantém ex-namorada e amiga dela reféns em apartamento em Santo André (Grande SP); Gate negocia libertação

Na noite daquele dia, os dois garotos que estavam no apartamento foram libertados. A garota também poderia ter deixado o apartamento, mas se recusou a deixar a amiga sozinha com o ex-namorado, segundo o pai.

Ciúme

Colegas de escola das duas garotas mantidas reféns afirmam que Alves é ciumento e agressivo.

As duas meninas são amigas desde o ensino fundamental. A mãe e o padrasto da garota que se negou a deixar a adolescente sozinha com o ex-namorado disseram que ela é decidida, madura e carinhosa com os amigos.

Depressão

Por volta das 10h desta terça, Alves ligou para o celular do pai da amiga da ex-namorada e prometeu que iria liberar a garota em breve. Um pouco antes, ele havia conversado por telefone com a mãe da menina e disse que as duas estavam bem.

Segundo informações de familiares, Alves e a adolescente namoraram por três anos e estão separados há um mês.

Duas irmãs do rapaz estão no local. As cozinheiras Francimar, 35, e Lindomar, 38, dizem que Alves era muito amoroso com a adolescente e sempre se mostrou tranqüilo.

Entretanto, ele entrou em depressão após o rompimento com a garota e passou a ameaçá-la de morte caso ela não reatasse o relacionamento. As duas chegaram ao local na madrugada de terça na companhia de um advogado.


Homem liberta uma das adolescentes mantidas reféns em Santo André

Eletricidade, que tinha sido cortada às 16h, foi ligada às 22h10.
Ex-namorada do seqüestrador continuava presa em apartamento.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo


O rapaz de 22 anos que mantinha duas adolescentes reféns em Santo André, no ABC, desde o começo da tarde de segunda-feira (13) libertou uma das garotas pouco antes das 23h desta terça-feira (14). A ex-namorada do rapaz permanece no local. Outros dois garotos que também chegaram a ser mantidos reféns foram liberados ainda na noite de segunda.

Pouco antes da libertação da amiga da ex-namorada do rapaz, a Polícia Millitar (PM) tinha informado que restabeleceu a energia elétrica no apartamento. O fornecimento, que tinha sido cortado por volta das 16h, foi normalizado às 22h10.

De acordo com o relato de parentes e da polícia, o rapaz invadiu o apartamento no Jardim Santo André motivado por ciúmes. Um adolescente de 15 anos que também foi feito refém disse na tarde desta terça que o homem chegou nervoso ao local. “Ele disse que ela (ex-namorada) ferrou com a vida dele, porque ele terminou, mas ela não quis voltar. Disse que ficou um mês atrás dela e que se não ficasse com ele, não iria ficar com mais ninguém”, contou o jovem, que foi liberado ainda na noite de segunda.

Negociações

No começo da noite, o capitão Adriano Giovaninni, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar (PM), afirmou que descartava a invasão do local "apesar de ele (o seqüestrador) estar sendo muito agressivo". Ele admitiu que pode alterar a estratégia de evitar a invasão se houver indícios de que as adolescentes corram risco. "A postura é resolver de forma pacífica. A negociação é o primeiro ponto", disse Giovaninni. O capitão afirmou que toda os contatos estão sendo feitos por telefone.


Cronologia

13h30 de segunda (13) Rapaz invade apartamento e faz quatro reféns
20h Um dos jovens é libertado
21h Outro adolescente é liberado
7h de terça (14) Jovem aparece na janela com uma das adolescentes
9h30 Disparo de tiro feito de dentro do apartamento é ouvido
10h30 Avó de uma das meninas conversa pelo celular com refém
13h30 Avó de uma das meninas conversa pelo celular com refém
15h30 Novo disparo é ouvido
16h Energia elétrica é cortada
19h Gate descarta invadir apartamento
22h10 Energia é religada no local
22h50 Garota é libertada

Giovaninni disse que o rapaz chegou a cogitar liberar as duas reféns em algumas oportunidades e que, em outras, disse que não entregaria ninguém nesta terça. Além disso, ele confirmou que o rapaz agrediu a ex-namorada.

Giovaninni disse que o rapaz estaria armado com um revólver calibre 38. "Não dá para saber se é uma arma legal ou ilegal. Mas, ele disse que está com um saco de munição", disse. Segundo Giovaninni, desde o início do seqüestro, o rapaz já efetuou quatro tiros. Dois foram disparados na segunda-feira, um deles em direção a policiais militares. Nesta terça, ele atirou outras duas vezes, possivelmente em direção aos jornalistas. "Mas não dá para saber realmente se ele atirou no chão ou pra algum outro lugar", ressaltou Giovaninni.

Comida

A polícia montou uma base para coordenar a operação em uma escola pública ao lado do prédio e as aulas foram suspensas. Segundo a polícia, apenas os moradores de um apartamento no mesmo andar foi esvaziado. De acordo com reportagem do SPTV, no início da tarde a polícia mandou comida para as reféns e o seqüestrador. Os pais das duas jovens e os adolescentes que chegaram a ser mantidos reféns foram ouvidos ao longo do dia em uma delegacia de Santo André.



Ciúmes

A promotora de eventos Suellen Dafne Padiar, de 18 anos, amiga das vítimas que acompanha de perto o drama das meninas em frente ao prédio, descreveu o jovem como uma pessoa “possessiva e ciumenta”. Segundo ela, o motivo da briga, ocorrida há um mês e meio, foi ciúmes.

“Ela [a refém] adicionou um amigo da escola no Orkut e ele ficou com ciúmes”, contou. Suellen afirmou que o jovem quis terminar o relacionamento, como sempre fazia depois das discussões. “Ele sempre terminava, brigava por nada”, disse.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: