[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Google Phone

Google Phone

O gigante da internet Google quer abocanhar uma fatia do mercado de telefonia móvel. Sem tradição no desenvolvimento de gadgets, a empresa se arrisca num segmento muito disputado. Diferentemente do que ocorre com os computadores, nos quais o sistema operacional da Microsoft, o Windows, está presente em 90% das máquinas, entre os celulares existem cerca de sete sistemas operacionais muito utilizados. É no meio desse mercado extremamente competitivo que o Google Phone pretende inserir-se e revolucionar o mundo dos aparelhos portáteis de comunicação.


1. O que é o Google Phone?

É qualquer aparelho de celular que faça uso do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google. Na verdade, o sistema operacional foi desenvolvido pela Open Handset Alliance (OHA), um grupo liderado pelo Google que também conta com a participação de empresas como Intel, Motorola, Qualcomm e Telefônica. Por enquanto, porém, apenas uma empresa anunciou o lançamento de um aparelho com o Android. Foi a taiwanesa HTC. O G1 é hoje o único Google Phone com data marcada para entrar no mercado. O aparelho é uma aposta da HTC que, até agora, usava, na grande maioria de seus telefones, o sistema operacional móvel da Microsoft, o Windows Mobile.


2. O que é o sistema operacional Android?

O sistema operacional do Google é uma iniciativa ambiciosa. Apesar de ter pontos que ainda podem ser aperfeiçoados e lacunas a serem preenchidas, a longo prazo o Android é muito promissor. Ele prevê um futuro em que mais pessoas irão se conectar à internet por meio do celular. Hoje, apenas 11% dos celulares vendidos no mundo são smartphones, capazes de executar tarefas semelhantes às de um computador e de estabelecer conexões rápidas à internet. O Android é uma interface que dá novas possibilidades de acesso à rede. A grande expectativa que envolveu seu lançamento também se deve ao fato de ser um sistema operacional aberto, o que permite que se desenvolva um grande leque de aplicativos que devem, aos poucos, começar a suprir as demandas até dos usuários mais exigentes.


3. Quais são os pontos positivos e negativos do Android?

Por ser uma sistema operacional do Google, um ponto positivo do Android é trazer os conceituados programas da marca, como o Google Maps. Mas a vinculação com o Google também é alvo de reclamações. Alguns reclamam da obrigatoriedade de se abrir uma conta Google para acessar o Android - contatos, compromissos e arquivos não ficam guardados no celular, mas na conta online. O Android também tem outra limitação àqueles que não fazem parte da comunidade Google. Não é possível sincronizar e-mails que não sejam do Gmail, o gerenciador de mensagens do Google. Os e-mails corporativos, por exemplo, ainda não podem ser acessados pelo aparelho, apenas via internet quando houver uma rede disponível. O problema, porém, não deve ser eterno. Por ser um sistema operacional aberto, logo alguém deve aparecer com uma solução.


4. Quais são os recursos do G1, o primeiro Google Phone?

O G1 possui tecnologia touchscreen e também um teclado físico, que fica oculto sob a tela. Esta característica é, para alguns, um alívio - facilita produção de textos longos -, para outros, porém, é uma frustração - o aparelho fica mais "gordinho" e com aspecto menos inovador. O modelo também conta com muitas das funcionalidades que equipam os smartphones mais avançados, como tela sensível ao toque e conexão wireless de terceira geração (3G), além de uma potente câmera fotográfica de 3.1 megapixels. O WebKit, navegador que utiliza, também é de ponta: ele é uma versão mais leve do recém-lançado Google Chrome. Um aspecto que tem sido visto como negativo é o cartão de memória de apenas um 1GB - o aparelho, porém, suporta até 8GB. O telefone também não tem entrada para fone de ouvidos - ouvir música, só com fone bluetooth - e permite apenas que se assista a vídeos do site de compartilhamento do Google, o YouTube. Esta última debilidade, porém, pode ser revertida pelos próximos aparelhos com Android que devem pipocar por aí nos próximos meses.


5. O Android é um sistema operacional aberto. O que isso significa?

Um sistema operacional aberto significa que o código de programação é público, o que permite que qualquer programador crie versões personalizadas do sistema e nele introduza novos aplicativos. As contribuições devem ser feitas tanto por empresas especializadas quanto por aficcionados da tecnologia. Especialistas acreditam que, num futuro não muito distante, o usuário do Android terá uma gama enorme de programas entre os quais poderá escolher. Atualmente, por exemplo, já é possível, colocar no G1 um programa que lê códigos de barra e, com isso, comparar preços na internet. Na maioria dos celulares, inclusive os smartphones, os sistemas só podem ser alterados pelo fabricante. Trabalhar com um sistema operacional aberto é parte da estratégia do Google para transformar o Android na plataforma padrão dos celulares no mundo. A intenção do Google é que programadores independentes criem uma grande massa de aplicativos para o Android, tornando o sistema cada vez mais atraente, divertido e rico em possibilidades. Para atingir esse objetivo, há um ano a empresa instituiu um concurso aberto a desenvolvedores de softwares, que deu às vinte melhores idéias prêmios de 100.000 a 275.000 dólares.


6. O aparelho da HTC foi desenvolvido para o sistema do Google?

Sim. Essa qualidade garante uma interação perfeita entre o sistema e o aparelho. Os programas do Google rodam com perfeição no G1 e, muito provavelmente, nos demais aparelhos que fizerem uso do Android. Isso não significa, porém, que os programas do Google não rodem perfeitamente em outros sistema operacionais. No iPhone, por exemplo, é possível checar mensagens no Gmail com absoluta eficiência.


7. Algum outro aparelho já usa esse sistema?

Não. O G1 é o primeiro celular a usar o Android. Mas variedade de opções de modelos com Android será grande, muito em breve. Além da HTC, de Taiwan, gigantes do setor, como Samsung e LG, já anunciaram que vão lançar aparelhos usando o Android. O Google não ganha dinheiro diretamente com o sistema operacional, mas a audiência que ele atrai para seus sites é garantia de lucro com a publicidade on-line - que representa 98% do faturamento da companhia. O Android é, portanto, mais uma forma do Google manter sua supremacia na internet.


8. Quais suas vantagens e desvantagens em relação ao iPhone?

As características do G1 tornam inevitável sua comparação com o iPhone, da Apple, a grande estrela entre os smartphones - ele foi lançado no Brasil no dia 26 de setembro de 2008 por duas operadoras de telefonia. Colocá-los lado a lado, porém, é tarefa difícil, uma vez que a grande inovação do G1 não é propriamente o aparelho, mas seu sistema operacional. Restringindo-se a questões de hardware, uma diferença que salta aos olhos é o design. O G1 está longe de ter o apelo comercial e cool do iPhone. Ele é mais pesado e mais grosso que o exemplar da Apple. O G1, porém, custará, nos Estados Unidos, 179 dólares, 20 dólares a menos do que o iPhone 3G. Sua câmera fotográfica de 3.1 megapixels também é muito superior a do iPhone. Mas a tecnologia touchscreen do G1 não chega aos pés da interface multitouch do iPhone.


9. Quando o G1 começa a ser vendido?

O G1 estará disponível para venda a partir de 22 de outubro nos Estados Unidos. Em novembro, deve chegar ao Reino Unido e, em 2009, a outros países da União Européia. Não há previsão de lançamento no Brasil.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: