[Valid Atom 1.0]

domingo, 6 de julho de 2008

Conheça alguns programas gratuitos para pessoas com deficiência

Softwares ajudam na execução de tarefas, das mais simples às mais complexas

A tecnologia tem se mostrado capaz de auxiliar os portadores de deficiência a realizar tarefas que poderiam ser muito difíceis. Na internet, encontramos alguns programas gratuitos desse tipo. Confira:

DosVox: desenvolvido em 1993 pela UFRJ, esse software tem como objetivo criar um ambiente operacional completo para deficientes visuais, traz inclusive, um leitor de tela simples. Atualmente tem cerca de 20 mil usuários no Brasil.
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/

Motrix: criado em 2002 na UFRJ, visa ajudar pessoas com deficiências motoras graves, como tetraplegia e distrofia muscular. Funciona por meio de comando de voz e possibilita inclusive a redação de textos.
http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/

MicroFênix: software voltado para usuários com deficiência motora grave e com fala comprometida. Disponível para download gratuito no endereço: http://intervox.nce.ufrj.br.
Surdo Bilíngüe: no site www.surdobilingue.org é possível baixar software livre voltado para educadores usarem na alfabetização de surdos em português.

Acesso Brasil: específico para deficientes auditivos, o www.acessobrasil.org.br/libras oferece dicionário da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

CameraMouse e HeadDev: ambos são voltados para pessoas com dificuldades motoras. Os dois softwares permitem que seus usuários movam o cursor do mouse com movimentos da cabeça. (www.cameramouse.org) e HeadDev (http://tinyurl.com/5nb3y9).

Eugénio: disponível na Rede Saci em COPRETO>http://tinyurl.com/58dnel esse software sugere palavras com o objetivo de acelerar o processo de escrita de pessoas com limitações motoras.

Por Larissa Januário, do Portal AcessaSP

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: