DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online
Campos do Jordão
Literatura é tema de próximo festival, que terá apresentação da Osesp, regida por John Neschling (foto).Machado de Assis, Friedrich Schiller, Lorde Byron são alguns dos nomes que devem marcar a próxima edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que ocorre entre os dias 5 e 27 de julho na cidade serrana.
Nenhum deles é músico, mas seus poemas e romance inspiraram algumas das peças que serão executadas em Campos do Jordão (167 km a nordeste de São Paulo), que tem como tema o paralelo entre música e literatura.
Dayanne Mikevis/Folha Imagem |
João Sayad anunciou a construção de alojamentos em área próxima a auditório |
O "flerte" entre diferentes artes não é exclusividade do tradicional festival serrano. Basta lembrar que a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que também ocorre em junho, traz neste ano, pela primeira vez, cinema.
O festival de música erudita contará com performances de 16 orquestras sinfônicas diferentes, vindas de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até do exterior, caso da Youth Orchestra of the Americas, regida por Marcelo Lehninger.
Ainda na lista de atrações internacionais, o maestro alemão Kurt Masur volta ao Brasil para desta vez comandar a execução da 9º Sinfonia de Beethoven, que traz o poema "Ode à Alegria", de Schiller.
Machado de Assis estará no festival em uma peça escrita pelo compositor João Guilherme Ripper inspirada no livro "Dom Casmurro" e que se chama "Capitu", feita para uma solista soprano e orquestra com narrador.
Outro destaque da programação é uma apresentação da bailarina Ana Botafogo.
Segundo o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, a música corresponde a mais de 70% dos investimentos da pasta. Ele afirma que a cifra foi levantada nas diversas ações da pasta, que englobam, além da música erudita, a popular e outras ações.
Sayad também anunciou que será construído um alojamento no entorno da floresta que circunda o auditório Cláudio Santoro. A idéia é retomar um projeto é da década de 70 e o secretário disse esperar que as 320 acomodações estejam prontas até o final de 2009.
Os investimentos no festival, sem contar o auditório, são da ordem de R$ 4,2 milhões, disse Sayad. Ele afirmou que o governo do Estado contribui com cerca de R$ 1,2 milhões, sendo o restante dinheiro da iniciativa privada --Bradesco Prime e American Express são os maiores patrocinadores-- e recursos próprios do festival.
Confira destaques do Festival de Inverno de Campos do Jordão
da Folha Online
O anúncio oficial do Festival de Inverno de Campos do Jordão ocorreu nesta terça-feira em São Paulo. Além do festival, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) fará uma turnê no interior do Estado no mês de julho.
Confira destaques da programação em Campos do Jordão:
5 (sábado)
21h - Concerto de Abertura: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regida por John Neschling, solista Sergio Burgani (clarinete), obras de Camargo Guanieri e Tchaikovsky (Auditório Cláudio Santoro)
26.jul.05/Daniel Kfouri/Folha Imagem |
Kurt Masur volta ao Brasil; maestro alemão encerrará o festival de Campos do Jordão |
6 (domingo)
12h30 - Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, regência de Luis Gustavo Petri, solistas Rosana Lamosa (soprano), Fernando Portari (tenor) e Sebastião Teixeira (barítono), trechos da ópera "La Traviata", de Verdi (Praça do Capivari)
9 (quarta-feira)
21h - Ópera "Os Sete Pecados Capitais", música de Kurt Weill, libreto de Bertolt Brecht. Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com direção artística e regência do Maestro Roberto Minczuk, direção cênica de Carla Camurati e participação especial de Ana Botafogo (Auditório Cláudio Santoro)
10 (quinta-feira)
21h - Glen Dicterow (violino) e Richard Bishop (piano), obras de Mozart, Debussy, Brahms e Erich Korngold (Auditório Claudio Santoro)
11 (sexta-feira)
18h - Rosana Lamosa (soprano), Antônio Meneses (violoncelo) e Fany Solter (piano), obras de Andre Previn, Marco Padilha, Cirlei de Holanda e Shostakovich (Capela do Palácio Boa Vista)
12 (sábado)
21h - Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro, regida por Roberto Minczuk, solistas Antonio Meneses (violoncelo), Gabriel Marin (viola), obras de Liszt, Leonard Bernstein e Strauss (Auditório Claudio Santoro);
13 (domingo)
12h30 - Orquestra Jovem do Estado, regência de João Mauricio Galindo, com a participação de Mauro Wrona, trechos de "Orfeu no Inferno A Paródia", música de Jacques Offenbach, libreto brasileiro de Francisco Vasques (Praça do Capivari)
16 (quarta-feira)
21h - Empire Brass (Quinteto de Metais EUA), obras de Prokofiev, De Falla, Albinoni, Dvorák, Mozart e Tchaikovsky (Auditório Cláudio Santoro)
18 (sexta-feira)
21h - Orquestra Acadêmica, regência de Ronald Zollman. Obras de João Guilherme Ripper e Prokofiev (Auditório Claudio Santoro)
19 (sábado)
16h - Banda Sinfônica, regência de Abel Rocha. Solistas: Rosana Lamosa (soprano), Regina Elena Mesquita (mezzo-soprano), Fernando Portari (tenor). Obras de Ronaldo de Miranda e de João Guilherme Ripper (Praça do Capivari)
21h - Nelson Freire (piano), obras de Bach, Schumann, Chopin, Debussy e Liszt (Auditório Cláudio Santoro)
20 (domingo)
12h30 - Orquestra Acadêmica, Classe de Regência do Maestro Ronald Zollman, Suíte de Romeu e Julieta, de Prokofiev (Praça do Capivari)
24 (quinta-feira)
21h - Jean-Louis Steuerman (piano) e ator convidado. Enoch Arden, Op. 38, de Richard Strauss (Auditório Claudio Santoro);
25 (sexta-feira)
21h - Orquestra Sinfônica Municipal, regência de José Maria Florêncio. Obras de Beethoven, Mendelssohn e Richard Strauss (Auditório Cláudio Santoro)
26 (sábado)
21h - Concertos de Encerramento. Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, regência do maestro Kurt Masur, com Rosana Lamosa (soprano), Fernando Portari (tenor), Adriana Clis (mezzo-soprano), Coral Paulistano e Coro da Osesp. Sinfonia no. 9 de Beethoven. (no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão)
27 (domingo)
17h - Concertos de Encerramento. Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, regência do maestro Kurt Masur, com Rosana Lamosa (soprano), Fernando Portari (tenor), Adriana Clis (mezzo-soprano), Coral Paulistano e Coro da Osesp. Sinfonia no. 9 de Beethoven. (na Sala São Paulo, em São Paulo)
(O CORRETO É CAMPOS DO JORDÃO , NÃO CAMPOS DE JORDÃO, O JORNAL ESCREVEU ERRADO MAIS DE UMA VEZ!!!!!)
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário