Da Redação - 25/03/2010 - 23h00
Papel do advogado é propiciar plena defesa, afirma OAB
O público que se aglomera em frente ao Fórum de Santana nos últimos dias, durante o julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, não cansa nem mesmo diante de chuva. Nesta quinta-feira (25/3), gritavam “assassino” e “mentiroso” ao advogado Roberto Podval, que defende os acusados pela morte da menina Isabella Nardoni, de 5 anos. Diante de tal cenário, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou um comunicado condenando a hostilidade com o advogado.
“O advogado não pode ser confundido com seu cliente. Não é cúmplice de seus eventuais delitos, nem está ali para acobertá-los”, disse a OAB, que ainda explicou sobre o direito de defesa e o papel do defensor.
“São esses fundamentos pilares do Estado democrático de Direito, conquista da civilização humana, que não pode se submeter a impulsos emocionais a se tornarem incompatíveis com os mais elementares princípios do humanismo e da liberdade individual. Todo cidadão tem direito a defesa, sem a qual não se cumpre o devido processo legal —e, por extensão, não há Justiça”.
O julgamento do casal Nardoni chegou hoje ao quarto dia, com o interrogatório dos réus. Os dois negaram a autoria do crime e descreveram como era a relação familiar, além de darem sua versão sobre o dia 29 de março, quando Isabella foi jogado do 6º andar do edifício em que morava sua mãe e sua madrasta.
Leia a íntegra da nota da diretoria do Conselho Federal da OAB:
“As manifestações públicas de hostilidade ao pleno e livre exercício profissional da advocacia, expressam equívoco a respeito do papel do advogado. O advogado não pode ser confundido com seu cliente. Não é cúmplice de seus eventuais delitos, nem está ali para acobertá-los.
Seu papel é propiciar ao acusado plena defesa, circunstanciando-a com objetividade, dentro dos estritos limites da lei. Somente essa defesa, prerrogativa de qualquer cidadão, permite que se conheçam em detalhes todos os aspectos que envolvem a prática de um ilícito.
Sobretudo impede que a justiça se confunda com a vingança. São esses fundamentos pilares do Estado democrático de Direito, conquista da civilização humana, que não pode se submeter a impulsos emocionais a se tornarem incompatíveis com os mais elementares princípios do humanismo e da liberdade individual.
Todo cidadão tem direito a defesa, sem a qual não se cumpre o devido processo legal - e, por extensão, não há Justiça. Em vista disso, o Conselho Federal da OAB e a Seccional de São Paulo da OAB condenam os recentes acontecimentos ocorridos em São Paulo contra o advogado em seu exercício profissional, e pede ao público confiança na Justiça”.
Márcia Regina Machado Melaré – secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB
( NESSE CASO TODOS FORAM BRUTALMENTE HOSTILIZADOS , MENOS A POLICIA, ENFIM A ACUSAÇÃO, O CASAL FOI EXPOSTO AO LINCHAMENTO VARIAS VEZES, POIS O "MARKETING" QUE ELES MATARAM A MENINA FOI ESMAGADOR, FOI REALMENTE UM ESCANDALO ESSE CASO , MAS PELA FORMA QUE FORAM EXPOSTOS, CRIARAM UMA IMAGEM MOSTRUOSA DELES DE UMA FORMA IRREVERSIVEL PELA MIDIA, INCITANDO A POPULAÇÃO AO ÓDIO E SEDE DE VINGANÇA IRRACIONAL E COM O PROMOTOR SEMPRE DANDO ENTREVISTAS! ELE INTERPRETOU O CASO DE MANEIRA CONVENIENTE PARA A ACUSAÇÃO E SAIU FALANDO EM TODAS AS EMISSORAS DE TV, NO MESMO DIA VOCE PODIA VE-LO DANDO ENTREVISTA AO VIVO EM 3, 4 CANAIS DE TV, ENQUANTO OS NARDONI ESTAVAM ACUADOS PELA IRA DE PESSOAS QUE NEM IMAGINAVAM QUE ELES EXISTIAM ANTES DA MORTE DE ISABELLA, ESSAS PROVAS , A VERSÃO DA POLICIA NÃO CONVENCE A QUEM TEM UM MINIMO DE BOM SENSO, ELES NÃO INVETIGARAM DE FORMA SÉRIA E CORRETA, ESTÃO TODOS NUM SÓ BARCO, SÃO UMA "TURMA" TODO MUNDO SABE DISSO, POLICIA, DELEGADO,PROMOTOR, PERICIA, TODOS ESTAM NA MIDIA O TEMPO TODO É OBVIO QUE VÃO SUSTENTAR A MESMA VERSÃO, MESMO PORQUE JÁ NEM PODEM RECUAR, A MERDA JÁ FOI FEITA E M CONJUNTO, SE UM AFUNDA TODOS AFUNDAM. QUANTO A TERCEIRA PESSOA NA CENA DO CRIME CABIA A ELES INVESTIGAREM, PORÉM ELES ESTAVAM MUITO OCUPADOS INCRIMINANDO O CASAL, FOI O CAMINHO MAIS FACIL E COMODO ! ESTAVAM BEM CONFORTAVEIS POIS CONTAVAM COM A MIDIA ( QUE SÓ BOTOU LENHA NA FOGUEIRA, MINTO ,QUEM JOGOU ESSE CASO NA CARA DAS PESSOAS COMPULSIVAMENTE O TEMPO TODO ) E BANCAVAM OS HEROIS, ESTAVAM NA TV,NOS JORNAIS , REVISTAS, DANDO ATÉ PALESTRA SOBRE O CASO HOUVE! COM POSE DE DONOS DA VERDADE, O PAPEL DESSES PROFISSIONAIS É TRABALHAR SÉRIO E NÃO DESSA MANEIRA IRRESPONSAVEL, DESTRIUNDO A VIDA DE FAMILIAS , TEM QUE SE CHEGAR A VERDADE E NÃO CRIAR UMA !)
ESTA RUIM MEU TEXTO, MAIS FICAR ASSIM MESMO.
Francisco José Taddei Cembranelli
posição
atual |
| posição
anterior |
| nome | atuação | confio | apostas | posição
máxima | ranking geral |
150 | 230 |
| Francisco José Taddei Cembranelli | Noticiário | 16 | 2080 |
Francisco José Taddei Cembranelli
http://200.189.106.111/celeb.php?id=302Gráficos
Casamentos, nascimento de bebês, novelas, separações, brigas, escândalos. Tudo isso pode fazer uma celebridade subir no ranking. Com estes gráficos, você acompanha a posição de sua celeb preferida nos últimos 10 dias e nos últimos 10 meses.
10 últimos meses
Posição
Mês/Ano
10 últimos meses: Veja a posição de Francisco José Taddei Cembranelli nos últimos 10 meses. Na horizontal estão indicados o mês e o ano (por exemplo, 03/09: março de 2009). Os pontos na curva amarela apontam a posição alcançada por Francisco José Taddei Cembranelli em cada mês indicado no gráfico.
10 últimos dias
Posição
Dia/Mês
10 últimos dias: Acompanhe o desempenho de Francisco José Taddei Cembranelli no ranking nos 10 últimos dias. Na horizontal estão indicados o dia e o mês. Os pontos na curva amarela apontam a posição alcançada por Francisco José Taddei Cembranelli em cada dia indicado no gráfico.