domingo, 23 de março de 2008
Os Maias - plural dos nomes próprios
Maestro italiano Ennio Morricone se emociona em São Paulo
Compositor assistiu à Orquestra Sinfônica de Heliópolis, formada por jovens carentes.
Ele fará um concerto à frente da Orquestra Roma Sinfonietta na próxima segunda-feira.
O maestro italiano Ennio Morricone, que compôs temas inesquecíveis para o cinema e emocionou platéias mundo afora, recebeu uma homenagem especial neste sábado (21), em São Paulo. O premiado compositor fará um concerto inédito à frente da Orquestra Roma Sinfonietta na próxima segunda-feira (24), no Teatro Alfa, na capital paulista.
Veja o site do Jornal Nacional
O nervosismo antes da apresentação especial na sede do Instituto Baccarelli, uma organização que ensina música a jovens carentes, era compreensível. O público deste sábado foi pequeno, mas incluiu um grande nome da música internacional - Ennio Morricone, um dos maiores compositores da história do cinema.
Neste sábado, Morricone ouviu música do cinema brasileiro, tocada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Cada um dos jovens que compõem a orquestra tem a mesma esperança: que a música mude o tom da vida de quem mora num bairro pobre na periferia de São Paulo. Que o tema da violência se transforme em alegria.
O trabalho do Instituto Baccarelli até parece uma história com final feliz e esse enredo interessou o maestro Ennio Morricone.Acostumado a emocionar platéias do mundo inteiro, desta vez ele não conseguiu segurar as lágrimas. Depois de aplaudir o coral infantil, Morriconne ouviu sete instrumentistas que estudam trompa há apenas um ano.
No repertório, apenas uma música dele: um dos temas do filme 'Cinema Paradiso', composto em 1989. O maestro chorou ao lembrar do sucesso.Ainda emocionado, Morricone disse que a música tem o poder de educar e mudar o futuro de uma criança. Ele elogiou a qualidade dos músicos e fez uma surpresa: convidou a orquestra para abrir a única apresentação que vai fazer em São Paulo na semana que vem.
Compositor italiano Ennio Morricone deixa Chile rumo ao Brasil
O compositor italiano Ennio Morricone, que realizou em Santiago do Chile dois shows com execuções de suas famosas trilhas sonoras de filmes, viajou hoje rumo ao Brasil.
Segundo a página eletrônica do jornal chileno "El Mercúrio", Morricone realizava por volta das 15h locais (mesmo horário em Brasília) os procedimentos necessários para embarcar ao Brasil.
Em suas apresentações em território chileno, Morricone reuniu milhares de pessoas.
Quando questionado se gostaria de voltar ao país andino, o italiano respondeu com um sorriso, dizendo que "sim", dando mostras de grande simplicidade apesar do unânime reconhecimento internacional de que goza por seu trabalho como compositor.
Seus dois shows em Santiago tiveram ingressos esgotados e muita gente ficou sem poder ter acesso ao repertório de suas obras.
Morricone, autor de dezenas de trilhas sonoras de filmes famosos como "Cinema Paradiso" e "A Missão", recebeu na última quarta-feira, de parte da presidente Michelle Bachelet, a Ordem ao Mérito Artístico e Cultural "Pablo Neruda".
( ele já esteve na favela de Heliópolis, onde assistiu ao concerto da orquestra local de jovens da comunidade e os convidou para abertura de um de seus concertos , se não me falha a memória, assisti na BANDNEWS) -
O trabalho que mais gosto, e gosto muito mesmo, dele é a trilha do filme The Mission
Sphere: Related Content
Fábio Assunção já tem data para incorporar Tom Jobim
Fábio Assunção curte seus últimos dias nos Estados Unidos. O ator volta ao Brasil no início de abril. Neste período, dará início a um novo desafio profissional: dar vida a Tom Jobim. |