( Muito inteligente, as pessoas já vão esmagadas mesmo! Por outras pessoas e suas mochilas, bolsas, sacolas... Agora tem as bicicletas tb e seus proprietarios, esse genio já andou no metro, que agora está lotado a qualquer hora do dia ?)
Medida vale para a subida e foi tomada depois de mobilização de ciclistas
29 de janeiro de 2012 | 9h 25
Bruno Ribeiro, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Uma mudança aparentemente simples - mas que
exigiu a mobilização de quatro entidades, a produção e divulgação de um
vídeo na internet e a publicação de uma carta aberta ao presidente do
Metrô - vai começar a vigorar na rede metroferroviária a partir do
próximo sábado, dia 4: passageiros que embarcam com bicicletas poderão
subir as escadas rolantes.
Quem não usa a bicicleta pode não ver a importância da medida, mas
quem tem de subir os (vários) lances de escadas comuns das estações para
chegar à rua sabe o que significa ter de carregar os 20 quilos que uma
bicicleta pesa, em média - peso equivale a um botijão de gás cheio.
O transtorno se tornou público há uma semana, quando uma campanha
reivindicando mudanças na política do Metrô sobre bicicletas teve início
nas redes sociais. Um vídeo mostrando um ciclista no Metrô e na
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) subindo e descendo as
escadas carregando a bicicleta nas mãos passou a ser difundido na rede.
Pelas regras do Metrô e da CPTM, em vigor desde 2007, a entrada das
bikes só era permitida caso o ciclista a carregasse ao seu lado e usasse
as escadas comuns para subir e descer até as plataformas.
Durante a semana, as bicicletas só são permitidas depois das 20h30 - a
média é de 53 passageiros por dia. Aos sábados, após as 14 horas. Já
aos domingos, a entrada é liberada o dia todo - e o número de usuários
costuma se multiplicar por dez: a média é de 573 usuários, segundo
informações do Metrô.
Vídeo. Com cara de propaganda publicitária, as cenas
do vídeo são intercaladas com frases como a comparação do peso da
bicicleta com um bolo para 200 pessoas, uma criança de 5 anos ou três
pneus de carro. Há ainda a pergunta: "Você acha que todo mundo que
pedala - mulher, homem, idoso, jovem, criança - tem esse equilíbrio na
escada e força nos braços?".
A produção do vídeo envolveu 15 pessoas, dos grupos Bike Anjo,
Coletivas, Coletivo Cru e Vá de Bike, e foi feita no fim de janeiro.
Segundo o advogado Raphael Monteiro de Oliveira, de 31 anos, do Bike
Anjo, a campanha começou depois da publicação de uma entrevista com o
presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, em que ele também se dizia usuário
de bicicletas.
Antes, os ativistas já haviam tentado mudar a regra. "O primeiro
contato de que temos notícia foi feito por meio da Ouvidoria do Metrô,
que respondeu de forma lacônica", conta.
Para o alto. Segundo o Metrô, depois de saber da solicitação,
técnicos da companhia estudaram o assunto e concluíram que a liberação
só poderia acontecer para subir as escadas rolantes - havia chance de os
usuários não aguentarem o peso delas nas escadas que estão descendo.
A mudança vale para o Metrô, incluindo a Linha 4-Amarela e para os trens da CPTM.