( vá se tratar no *SUS ou em Cuba !)
*(Sistema Único de Sáude)RIO (Reuters) - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor maligno localizado de laringe, informou neste sábado o
Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Após exames realizados no hospital, foi definido tratamento inicial com quimioterapia.
"É maligno, é um tumor", disse à Reuters o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente no Sírio-Libanês.
Hoff não quis dar mais detalhes sobre o tratamento ou sobre o estado de Lula.
Mas o hospital informou em nota que "o paciente encontra-se bem".
O ex-presidente deverá retornar na semana que vem ao Sírio-Libanês para iniciar o tratamento.
Ele deverá deixar o Sírio-Libanês ainda neste sábado, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
O petista procurou auxílio médico na sexta-feira após sentir dores na garganta, informou neste sábado o Instituto Cidadania, organização ligada a Lula.
Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, completou 66 anos na última quinta-feira.
O ex-presidente deixou o governo com o país apresentando forte crescimento econômico.
Seu governo também foi marcado por amplos programas sociais e pela melhoria de vida de milhões de brasileiros.
A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
(Por Juliana Schincariol e José de Castro)
"Lula, faça o tratamento pelo SUS".Lula fará quimioterapia para tratar tumor na laringe, informa hospital
Exames neste sábado no Sírio-Libanês, em SP, identificaram a doença.
Segundo hospital, tratamento será ambulatorial, e ex-presidente está 'bem'.
O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.
Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.
O médico
Paulo Hoff, da equipe que atende Lula, afirmou ao
G1 que ele "está ótimo", mas apresentava "rouquidão acima do normal", o que motivou os exames.
Segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Lula, organização não-governamental do ex-presidente, ele iniciará o tratamento na próxima segunda. De acordo com nota da entidade, Lula esteve nesta sexta no hospital em razão de dores na garganta.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o
aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da
inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.
Lula comemora aniversário na última quinta com
funcionários do Instituto Lula (Foto: Ricardo
Stuckert / Instituto Lula) Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"
Tuiteiros e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram neste sábado, no micrblog Twitter, a hashtag #forçalula após a confirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringeCorinthians mostra solidariedade e torce para que Lula se recupere de câncer
Do UOL Esporte
Em São Paulo O Corinthians se mostrou solidário com o problema de saúde de um de seus torcedores mais ilustres. O clube divulgou uma nota oficial em apoio ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que se recupera de um câncer na laringe.
“Lula, receba o carinho de toda a nação corinthiana, que se une nesse momento para te desejar rápida recuperação. Estamos todos na torcida para que você esteja em breve junto com a gente torcendo pelo Timão”, diz em comunicado no site oficial.
Lula iniciará começará uma quimioterapia na segunda-feira para tratar um tumor de laringe diagnosticado neste sábado. Desde ontem, ele passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após se queixar de dores na garganta e rouquidão
Os médicos que atendem Lula afirmaram que o tumor não é muito grande e que o estado de saúde do paciente é muito bom, segundo o jornal Folha de São Paulo. A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Para o PT, o relógio é um aparelho movido a esquecimento.A repórter Maria Lima conta que o deputado José Nobre Guimarães (PT-CE) deve virar líder da bancada petista na Câmara em fevereiro de 2012. Guimarães é aquele parlamentar cujo assessor, José Adalberto Vieira da Silva, foi pilhado no aeroporto de São Paulo, em 2005, com dólares na cueca.
Nessa época, Guimarães, irmão do grão-petê José Genoino, era deputado estadual no Ceará. Hoje, é vice-líder do governo na Câmara.
A ascenção de Guimarães, agora na bica de virar líder do partido, mostra que o PT é, hoje, igualzinho ao que foi ontem. Não faz questão de melhorar.
Carcinoma Epidermóide
- Terça-feira, Outubro 26, 2010, 2:00
A epiderme é uma camada da pele que, dependendo da região do corpo, tem profundidade diferente. Zonas onde é necessário mais atrito, e um maior contacto com o exterior, como as palmas das mãos ou pés, possuem uma camada mais grossa que pode atingir os 2mm de espessura. Esta é a camada mais superficial da pele, logo é aquela que tem o primeiro contacto com vírus, bactérias e todos os outros agentes que podem danificar não só a própria pele, como o seu organismo em geral.
Assim o mais normal, quando se fala em carcinoma epidermóide, é associar apenas um cancro relativo à pele, mais concretamente à epiderme, mas está errado pois o carcinoma epidermóide atinge também órgãos internos do seu corpo.
O Carcinoma Epidermóide é um tumor maligno, que ataca muitas pessoas infelizmente, é constituído por proliferação das células da camada espinhosa, extremamente invasivo podendo até causa metástase. Actualmente entre tumor representa cerca de 20% dos que surgem na pele, podendo surgir em várias áreas da pele sadia ou que já passaram por situações complicadas, nomeadamente processos de cicatrização de queimaduras antigas, feridas crónicas ou lesões decorrentes do efeito acumulativo da radiação solar na pele.
Prevenção da Carcinoma Epidermóide
Existem várias formas de prevenir tal situação, mas uma das mais importantes de todas é a constante protecção solar que deve ser feita diariamente para prevenir o surgimento do tumor junto às áreas da pele mais expostas de forma contínua ao sol. O melhor que tem a fazer é passar um protector solar logo pela manhã na sua pele que o acompanhará o resto do dia, e em dias de exposição directa (dias de praia ou piscina) deverá repetir a aplicação de hora a hora para que esta dure mais tempo, e não desapareça também com os banhos.
Manifestações da Carcinoma Epidermóide
Geralmente as primeiras manifestações são na face ou na parte externa dos membros superiores. Surgem como pequenas manchas que com o passar do tempo, e a falta de tratamento, ficam com um tom mais escuro e têm um crescimento rápido, podendo em alguns meses atingir vários centímetros. Em casos extremos poderá mesmo existir ulceração (formação de feridas) com sangramento, formando assim lesões elevadas e vegetantes (ficando com um aspecto de uma couve-flor). Facilmente percebe que uma pequena mancha poderá ficar com um aspecto terrível, mas é quando surgem as pequenas manchas que deve existir um diagnóstico prévio e um tratamento, para evitar que este se alastre e comprometa outros órgãos do organismo, que piora e muito o sucesso do tratamento.
Tratamento da Carcinoma Epidermóide
Como se costuma dizer, o tratamento começa na prevenção. Mas para o caso de encontrar manchas na sua pele que não lhe parecem normais, o melhor mesmo é consultar o seu médico de família ou mesmo um dermatologista o mais depressa possível para evitar que a situação se complique. O tratamento possível do carcinoma epidermóide é a cirurgia, através da qual é retirada a total lesão para evitar que este se alastre e propague por todo o corpo. Obviamente que existem situações que podem ser tratadas de outras formas (à base de medicamentos e loções), no entanto é necessário que o tumor seja diagnosticado muito cedo e com solução possível, sem necessitar de recorrer à cirurgia.
Como vê a exposição do seu corpo aos raios ultravioleta deve ser feita com o máximo cuidado possível, ou seja, deverá evitar expor directamente o seu corpo nas horas de mais calor (10h-15h) e mesmo nas restantes deverá utilizar constantemente protector solar, óculos de sol, chapéu e ainda permanecer sempre debaixo do chapéu de sol. Em caso de dúvida sobre pequenas manchas que surjam deverá recorrer ao seu médico de família, evitando assim que tenha uma situação muito mais complicada que seja necessário cirurgia para um tratamento.
29/10/2011 14h42 - Atualizado em
29/10/2011 16h04 Tratamento de Lula contra câncer na laringe deve durar três meses
Primeira sessão de quimioterapia está prevista para a próxima segunda.
Tumor tem entre dois e três centímetros, segundo avaliação médica.
Deve durar pelo menos três meses o tratamento contra um tumor na laringe a que será submetido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A doença foi diagnosticada após
exames realizados nesta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Lula, que
comemorou 66 anos na última quinta (27), deve continuar internado até o início da noite deste sábado (29). Ele se recupera de uma pequena cirurgia para retirada de um pedaço do tumor, que será analisado. De acordo com os médicos que o atendem, o tumor tem entre dois e três centímetros, tamanho considerado médio.
O câncer está localizado sobre a glote do ex-presidente. Os médicos descartaram, pelo menos em um primeiro momento, a necessidade de cirurgia. Durante o tratamento, Lula vai ser submetido a três ciclos de quimioterapia, uma a cada 20 dias.
O ex-presidente esteve nesta sexta-feira no hospital para realizar exames de rotina. Por conta de uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias, Lula passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.
'Ótimo'Segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento, Lula "
está ótimo". Hoff disse que o ex-presidente pediu que sua doença fosse tratada "com transparência", mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.
A presidente Dilma Rousseff divulgou neste sábado
nota oficial em que manifesta apoio à "rápida recuperação" do ex-presidente Lula.
Orlando Silva aparece em evento em São Paulo
Ex-ministro do Esporte compareceu a ato de seu partido, o PC do B, na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje
Orlando Silva (à esq.) participou do evento em São Paulo Ayrton Vignola/ AE O ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, participou na manhã deste sábado de um evento de seu partido, o PC do B, em São Paulo. Trata-se do primeiro compromisso público após deixar a pasta.
Orlando Silva e correligionários participam do Ato do PC do B, que aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Bem humorado, ele acenou para várias pessoas durante o evento.
Silva deixou o Ministério do Esporte após denúncias de irregularidades na assinatura de convênios com ONGs, para o programa Segundo Tempo. Ele foi acusado de desvio de verbas pelo policial militar João Dias Ferreira, ele próprio integrante de uma das entidades que realizam parcerias com o governo federal.
Orlando Silva anunciou sua saída do cargo na última quarta-feira, depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu abrir inquérito para investigar as denúncias de desvios de recursos públicos dos programas sociais do ministério. Dos seis ministros que caíram, ele é o quinto a sair por causa de denúncias de corrupção.
Quinta-feira, o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) assumiu o cargo, e confirmou que todos os convênios foram cancelados. 30 October 2011 Last updated at 05:57 GMT Help Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva has been diagnosed with throat cancer.
The 66-year-old has a tumour in his larynx, a statement from the Sirio-Libanes Hospital in Sao Paulo said.
"After multiple investigations, initial chemotherapy will start in the next few days. The patient is well," the statement read.
Paulo Cabral reports.
Brésil. Lula atteint d'un cancer du larynx
Ancien gros fumeur, souvent enroué, l'ancien président brésilien Luiz Inacio Lula da Silva s'est rendu à l'hôpital car il "avait mal à la gorge". Une nouvelle qui bouleverse le pays où l'homme est très populaire et où il reste une référence politique majeure.L'ancien président très charismatique, qui a gouverné le Brésil de 2003 à 2010 et a fêté ses 66 ans il y a deux jours, a subi des examens qui ont montré qu'il était atteint "d'une tumeur localisée dans le larynx", et il subira un traitement de chimiothérapie, précise l'hôpital. "Le patient se porte bien et doit suivre le traitement sous forme ambulatoire", indique-t-on. Le porte-parole de l'Institut Citoyenneté, fondé par Lula à sa sortie du pouvoir, José Chrispiniano, a précisé hier dans un communiqué que le
président, ex-fumeur, "s'était rendu à l'hôpital car il avait mal à la gorge". Connu pour sa voix rauque, il était également "plus enroué que la normale", souligne la presse.
101% de pessoas que pedem para Lula se tratar no SUS têm plano de saúde, diz estudo
Um estudo do Instituto Nupal (Núcleo de Pesquisas da América Latina) divulgado hoje vem intrigando os estatísticos.
De acordo com a pesquisa, 101% das pessoas que pedem para Lula tratar seu câncer pelo SUS têm plano de sáude. De acordo com a ciência Estatística, não é possível alcançar um valor de 101% de uma totalidade de 100%.
Os pesquisadores refizeram as contas algumas vezes, sempre chegando ao mesmo resultado.
“Esse 1% extra deve ser a hipocrisia das pessoas”, disse Daniel Numbrer, do Nupal.