Os preços giram entre R$ 899 e R$ 2.199 (Vivo) e entre R$ 1 mil e R$ 2.599 (Claro)
Rodrigo Müzell | rodrigo.muzell@zerohora.com.brO celular mais esperado do ano começa a ser vendido nesta sexta-feira no Brasil. O iPhone 3G, aparelho fabricado pela Apple famoso pela inovação e simplicidade no uso dos recursos, é mais um capítulo na disputa entre as operadoras Vivo e Claro pela liderança do acirrado mercado de telefonia móvel.
Até agora, para ter um iPhone era preciso trazer do Exterior e desbloqueá-lo. Enquanto a Claro vai dividir o lote de 30 mil celulares entre uma lista de clientes que manifestaram interesse previamente e 25 lojas próprias no país, inicialmente a Vivo vai vender seus aparelhos apenas para quem já agendou junto à operadora.
Os preços giram entre R$ 899 e R$ 2.199 (Vivo) e entre R$ 1 mil e R$ 2.599 (Claro) — os valores variam conforme o plano de serviços contratado, a forma de pagamento ou o modelo do aparelho.
— O iPhone é um objeto de desejo. As pessoas estão ligando ansiosas por ter um, para vê-lo — disse o presidente da Claro, João Cox.
O executivo disse que a Apple está tendo dificuldades em atender às encomendas das operadoras pelo produto, lançado dia 11 de julho nos Estados Unidos. A Claro recebeu um lote de 30 mil; para Cox, "é de se esperar que falte aparelhos nesta primeira etapa".
Ele diz que o iPhone pode mudar o perfil da transmissão de dados pelo celular, já que hoje os usuários mais pesados de smartphones — telefones com funções multimídia e acesso à internet — têm uma aplicação mais em empresas.
Por ser simples e intuitivo, o iPhone deve impulsionar o acesso à rede por usuários comuns, aposta. Segundo a diretora da Vivo Sul, Clenir Wengenowicz, esse potencial foi uma das razões para a operadora subsidiar fortemente o custo do aparelho: no segundo trimestre, a receita com transmissão de dados da Vivo subiu 10,4%.
— Com o iPhone, temos muito o que crescer nesse segmento de mensagens multimídia e downloads de música, por exemplo — disse Clenir.
A forte expectativa pelo produto já pôde ser sentida pelos contatos de clientes, afirmou. Por isso, a operadora optou por não oferecer em lojas o iPhone por enquanto: apenas se cadastrando será possível adquirir o aparelho.
Já a Claro vai ter os produtos nas lojas, apesar de não saber por quanto tempo.
— O primeiro lote foi inferior ao que pedimos. Temos encomendas até o final do ano, espero que cheguem, ou que venha um lote bem grande — afirmou Cox.
As outras operadoras que atuam no Estado, Brasil Telecom e TIM, ainda não fecharam acordos de distribuição do iPhone com a Apple.
As estratégias de venda
Claro
Como venderá:No Estado, a operadora terá o iPhone à venda em duas lojas próprias, nos shoppings Iguatemi e Praia de Belas, na Capital. Além disso, está contatando clientes que pediram informações nos últimos meses para oferecer o aparelho, pela ordem em que procuraram a empresa. Na televenda, o usuário receberá o iPhone em casa.
Quanto custa:Pré-pago: R$ 2,3 mil (8GB) e R$ 2,6 mil (16GB)
Pós-pago: Entre R$ 1 mil e R$ 1.999 (8GB), e entre R$ 1,3 mil e R$ 2.299 (16GB)
A variação depende da forma de pagamento, do plano de minutos escolhido ou se o usuário quer desconto na franquia mensal ou no aparelho em si.
Vivo
Como venderá:A prioridade será de assinantes da operadora, que está entrando em contato com clientes da base de pós-pago que manifestaram interesse. É possível se inscrever para comprar um iPhone pelo número 1058 ou no site
www.vivo.com.br.Quanto custa:
Pré-pago: R$ 1.899 (8GB) e R$ 2.199 (16GB)
Pós-pago: Entre R$ 899 e R$ 1.499 (8GB) e entre R$ 1.199 e R$ 1.789 (16GB)
Os preços variam conforme o plano escolhido.
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