Fábio Assunção deu uma pausa em sua preparação para Insensato Coração, que sucederá Passione, para participar hoje de um projeto social de Laís Bodanzky. O ator assistirá a curtas-metragens produzidos por jovens de baixa renda no projeto Oficinas Tela Brasil, em Castro (PR).
Keila Jimenez - O Estado de S.Paulo
sábado, 21 de agosto de 2010
Fábio Assunção deu uma pausa em sua preparação para Insensato Coração,
Fábio Assunção prestigia oficina de cineastas
Neste sábado (21), Fábio Assunção estará em Castro, no Paraná, para um programa especial. O ator foi convidado pela diretora Laís Bondasky para participar do projeto Oficinas Tela Brasil. Fábio vai assistir aos curtas-metragens produzidos pelos alunos do projeto. O grupo é formado por jovens de baixa renda. Atualmente, Fábio Assunção se prepara para viver um vilão em "Insensato Coração", trama que vai substituir "Passione" em janeiro.
Fábio Assunção
O ator comemora: fez 39 anos e completa 20 anos de carreira em outubro
Por Ana Carolina Soares
Marcos Ribas / Photo Rio News
Karina e Fábio ainda não se casaram no papel, mas, na prática, vivem como marido e mulher
São calmas as ruas da Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo. E Fábio Assunção, 39 anos, que se mudou para o local há aproximadamente dois meses, gosta de percorrê-las a pé.
Em outubro, fará 20 anos que seu rosto se tornou um dos mais famosos do país, quando estreou em horário nobre da Rede Globo, na novela Meu Bem Meu Mal. Mesmo assim, ele vai à farmácia, à rotisserie e ao Parque do Ibirapuera, onde costuma correr três vezes por semana pelas manhãs, sempre tranquilamente, na condição de mais um morador do bairro, praticamente um anônimo.
Foi assim na terça-feira (10), por volta das 19h. Fábio completou 39 anos naquele dia e caminhava com o filho, João, 7, e a publicitária Karina Tavares, 30, com quem namora há cinco anos. Foram até o bistrô Le Bouchon - restaurante que descobriu na vizinhança e do qual se tornou frequentador assíduo - acertar a encomenda para o jantar daquela noite.
O lugar onde saboreia o filé de poisson ''schuré-sallé'' à l'orange, gratin de courgettes e minitarteletes de sobremesa forneceu o menu da celebração do aniversário do ator. Foi um jantar bem intimista, apenas com os familiares. ''Fábio está muito bem, muito feliz e a comemoração foi ótima'', disse a mãe dele, Sueli Assunção, 63. Sobre a maturidade e os 20 anos de carreira, ela comentou: ''Tenho orgulho dele, como toda mãe. Mas, nesse tempo, aprendemos a nos preservar''.
A comemoração low profile ilustra um homem renovado.
Quando sai à noite, ' pede água ou suco de laranja. Um dos points que frequenta é o Rádio Café, nos Jardins. Lá, entre março e agosto, foi visto em três sábados. ''Ele adora esta cidade. Nasceu aqui, acha que há inúmeros atrativos culturais e consegue levar uma vida normal, sem glamour ou flashes'', diz um amigo.
Naquelas três noites na casa noturna, ele estava apenascom amigos, sem Karina ao lado. ''Eles se amam, há uma admiração e um companheirismo mútuo, mas não fazem o tipo 'casal grude'. As individualidades são respeitadas'', observa o amigo.
Além dos pais, Karina foi um pilar durante o processo de reabilitação no ano passado. ''Não arredou o pé um minuto'', ele declarou em entrevista ao Fantástico em setembro passado.
Na prática, está casado
Karina e Fábio ainda não se casaram no papel, mas, na prática, vivem como marido e mulher. No fim do ano passado, ele vendeu à apresentadora Márcia Goldschmidt, 47, o loft nos Jardins onde morou por aproximadamente dez anos. Desde junho, Karina e Fábio vivem juntos em um apartamento na Vila Nova Conceição. Uma curiosidade: eles têm o cantor Roberto Carlos, 69, entre os vizinhos de rua.
O apartamento tem um pé-direito alto e mede aproximadamente 150 metros quadrados. O condomínio oferece tudo: televisão a cabo, internet banda larga, faxineira, salão de café da manhã, academia de ginástica e personal trainer.
Karina usa a estrutura, apesar de ter matrícula na rede de academias Reebok até maio do ano que vem, como Fábio. Para ela, a mudança foi bem-vinda. A publicitária livrou-se do trânsito para ir ao escritório que montou no bairro vizinho, o Itaim.
Desde o ano passado, ela se dedica à fotografia. Fez alguns catálogos comerciais e é elogiada por seus retratos. Volta e meia, tem à disposição de suas lentes o belo marido. ''Minha fotógrafa predileta. Foto com direito a muito flerte'', ele costuma brincar.
Vida nova, casa nova
Esse não é o endereço definitivo do casal. Depois de vender o loft à apresentadora, Fábio comprou uma casa de quatro quartos nos Jardins, que pertencia ao empresário Armandinho Lara, 37.
Como é uma área tombada, ele entrou com um pedido no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) para fazer a reforma. O processo foi autorizado em abril e Fábio começou a planejar sua casa nova.
O arquiteto e decorador Marcelo Faisal, 48, foi encarregado de cuidar do paisagismo. E, como serão muitas transformações, o casal ainda levará pelo menos oito meses para se mudar.
Apaixonado por cultura
Na casa nova nos Jardins, em uma caminhada, Fábio terá acesso aos melhores teatros, cinemas, restaurantes e livrarias da cidade. O ator é figurinha fácil no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Lá, passa horas na Livraria Cultura.
Em uma visita no início de agosto, o ator comprou dez CDs, todos de rhythm and blues. Entre as melhores aquisições, a coletânea Top 50 Motown Tracks, com clássicos como I Want You Back, de Michael Jackson. Dias antes, esteve no Teatro Eva Herz, que fica na Livraria Cultura, para assistir a In On It, peça com Fernando Eiras, 53, e Enrique Diaz, 41.
Teatro é um dos programas prediletos do casal. Na sexta-feira (6), assistiram ao monólogo Adorável Desgraçada, estrelado por Débora Duarte, 60, em cartaz no Teatro Cultura Artística do Itaim.
Profissional dedicado
Apesar de cuidar da forma, Fábio gosta de comer bem. Volta e meia, ele e Karina degustam uma parrilla argentina no Pobre Juan, no bairro onde moram atualmente. O ator também é assíduo no circuito gastronômico da Rua Joaquim Antunes. Na tarde da quinta-feira, 22 de julho, ele almoçou no Restaurante O Pote do Rei com a amiga Maria Padilha, 51. Passaram duas horas conversando e, novamente, Fábio regou com água sua refeição. O almoço marcou um reencontro.
Os dois passaram cinco semanas entre abril e junho em Recife, nas filmagens de O País do Desejo, de Paulo Caldas, 46. Na trama, Maria Padilha é uma pianista com uma doença grave e Fábio, um padre que se apaixona por ela. Nos bastidores, ele demonstrou o talento e a dedicação que o tornaram um dos atores mais requisitados do país.
Segundo pessoas da produção, Fábio nunca se atrasou. E tocava clássicos no piano nos momentos de folga. Acordava cedo, às 5h30, para o início das filmagens. No hotel, os funcionários lembram dele com simpatia. O ator elogiava a tapioca de queijo com coco que comia pelas manhãs. Tomava suco de laranja, água e refrigerante normal.
Depois de terminar as filmagens, Fábio entrou em férias e prepara-se para voltar às novelas no início do ano que vem, na trama Lado a Lado, de Gilberto Braga, 64. Outro projeto é a construção de um site, com sua carreira e biografia.
Disputado por autores
Na Rede Globo, empresa em que trabalha há 20 anos, Fábio é muito disputado. ''Ele faria o Jacques Leclair em Ti-Ti-Ti, mas o Gilberto já o tinha requisitado'', disse a autora Maria Adelaide Amaral, 68. Ela escreveu a minissérie Dalva e Herivelto, exibida em janeiro, que marcou a volta do ator aos trabalhos depois da luta contra as drogas. ''Em nenhum momento, tivemos qualquer dúvida na escalação dele. A gente sabia que faria um Herivelto magistral. E ele fez. Acredito que esse calvário que ele passou o amadureceu e enriqueceu como ser humano'', afirma a autora.
Em férias, numa rotina discreta, o ator não badala os dois aniversários. Nem com os amigos ele se vangloria da proeza de se manter no ''olimpo'' da Rede Globo desde o primeiro papel. ''Na verdade, ele se cobra bastante e se preocupa com a passagem do tempo'', diz uma pessoa próxima. O novo Fábio agora se foca em cada dia, em cada instante. Como na declaração que deu em junho a um jornal: ''Estou tão apreensivo com os 39 anos que completo este ano que nem consegui pensar nos 40 ainda''.
No topo
''Ele é bonito, tem carisma, mas não dormiu sobre os louros da aparência'', define a autora Maria Adelaide Amaral, com quem trabalhou em três obras. Mesmo nos dois anos turbulentos, Fábio sempre foi disputado pelos autores da casa. Contratado da Rede Globo há 20 anos, o sucesso o acompanha desde o primeiro trabalho.
Presente e passado
Amigos definem Fábio Assunção como um superpai. Em entrevista à Rede Globo, o ator disse que o filho e a família o motivaram na reabilitação. Até quem conviveu com Fábio no início da carreira também torce pelo ator. ''Ele é querido aqui'', diz Lídia Zózima, 53, professora dele da Fundação de Artes de São Caetano. ''Fábio era carismático e criativo. Numa aula, fiz um exercício sobre o impacto dos sentidos. Ele estourou um explosivo. O caso parou na diretoria, mas foi compreendido. Quando trancou a matrícula, ninguém entendeu, porque era excelente aluno. Ele me disse: 'Logo você vai me ver'. E estreou na Globo'', lembra'.
Novos trabalhos, antigas parcerias
No 20º ano de carreira, Fábio Assunção prepara sua volta às novelas depois de dois anos afastado do gênero. Ele será o vilão de Lado a Lado, a próxima novela do horário nobre da Rede Globo que tem estreia prevista para o início do ano que vem. As gravações devem começar em outubro.
Marcos Ribas / Photo Rio News
Sexta (6), 21h, ao lado da namorada Karina tavares, o ator chega para assistir à peça Adorável Desgraçada, no Itaim, em são Paulo
Não há mais reféns em hotel invadido no Rio, diz polícia
Segundo gerente-geral de hotel, de 15 a 20 funcionários eram feitos reféns.
Nove pessoas foram presas, segundo sala de escuta da PM.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A Polícia Militar confirmou que não há mais reféns no Hotel Intercontinental, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, onde criminosos faziam reféns, na manhã deste sábado (21). Nove pessoas foram presas, de acordo com a sala de escuta da PM.
O gerente-geral do hotel, Michel Chertuh, afirmou que eram de 15 a 20 funcionários feitos reféns dentro do hotel. Os criminosos invadiram o local após trocarem tiros com a polícia durante a manhã nas proximidades da Avenida Aquarela do Brasil. Uma mulher morreu na troca de tiros.
De acordo com Michel, o hotel está com aproximadamente 400 hóspedes. Ainda segundo ele, a orientação é para que eles ficassem nos quartos, mas gradativamente, o hotel seria todo evacuado. De acordo com o gerente, os reféns estavam na cozinha.
O hotel foi isolado pela polícia.
Um funcionário do Hotel Intercontinental, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, contou que a
cozinha do hotel foi invadida por 15 homens armados de fuzil, durante a após o tiroteio nas ruas do bairro. Uma mulher morreu na troca de tiros.
Parte do hotel foi evacuada.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
"Estava trabalhando na cozinha quando aproximadamente 15 homens armados com fuzis invadiram onde eu estava. O gerente pediu que os hóspedes que estavam tomando café da manhã no salão fossem para uma sala, até que tudo fosse resolvido. Agora há pouco o Bope entrou e tirou esses hospedes que estavam nessa sala, e nos mandou vir para a praia e ficar o mais distante possível do hotel”, contou o funcionário Ricardo Borges.
O trânsito na Avenida Niemeyer ficou complicado. A melhor opção para motoristas é a Autoestrada Lagoa-Barra, que tem trânsito livre.
Durante o tiroteio o prédio de uma seguradora que fica na Avenida Aquarela do Brasil e um ônibus que passava pelo local foram atingidos por tiros.
Testemunhas do tiroteio contaram que viram um grupo de aproximadamente 70 pessoas, vestidas de preto, atirando para o alto. De acordo com os relatos, os homens desceram de vans, motos e de um caminhão de lixo, e seguiram a pé pela Avenida Aquarela do Brasil em direção à orla de São Conrado.
Uma moradora de um condomínio que fica nesta avenida viu homens invadindo o condomínio com armas. O porteiro ligou e avisou que havia gente na portaria, para ela não sair de casa. “Estava dormindo quando escutei barulho de tiros. Fui até a janela e vi muitos homens armados correndo. Alguns inclusive passando para dentro do meu condomínio. As pessoas gritavam muito e pediam para ficarem abaixadas”, relatou ela.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com testemunhas, muitos tiros foram disparados e houve perseguição.
Motoristas que passavam no local pararam os carros, e passageiros de ônibus desceram dos veículos com medo de balas perdidas.
De acordo com informações preliminares da sala de escuta da Polícia Militar, equipes da PM cruzaram com o grupo armado em São Conrado e iniciaram a troca de tiros. Um policial militar teria sido atingido e foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto.
'Uma sensação de pesadelo', diz Tande após presenciar tiroteio no Rio
Atleta estava indo para futebol com amigos quando viu grupo de criminosos.
Polícia diz que 35 pessoas foram feitas reféns em hotel na Zona Sul do Rio.
O ex-jogador de vôlei Tande passava por São Conrado, na Zona Sul do Rio, na manhã deste sábado, quando a polícia trocou tiros com criminosos. O atleta contou que foram momentos de pânico.
“Passando os túneis Dois Irmãos, quando eu saí do túnel, chegando na frente da Rocinha, começo a escutar um tiroteio, e ficamos parados no meio do tiroteio, muito tiro, muito tiro. E no meio do tiroteio vejo uma menina desesperada, indo pro chão. Vários homens indo para o chão também. Como escutei um barulho de tiro, vi dois carros e um espaço, eu falei' vou entrar no meio dos dois'. Quando eu botei meu carro ali, vem um carro da polícia e bate em mim. Foi um momento desesperador. De prazer, virou um caos. Passauma sensação de pesadelo”, contou ele ao RJTV.
A polícia trocou tiros com criminosos na Avenida Aquarela do Brasil durante a manhã. Uma mulher morreu. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio, ela estaria junto com os criminosos. Após a troca de tiros, os criminosos invadiram o Hotel Intercontinental.
De acordo com a polícia, 35 pessoas foram feitas reféns, entre elas 5 hóspedes. Dez suspeitos foram presos. A polícia apreendeu armas com eles.
Um morador de São Conrado, que estava dormindo, contou o que ouviu. “Abri a janela, quando eu vi, era um bando de homem no meio da rua, tudo com metralhadora. Atirando, pegaram alguns carros, fugiram com os carros,retiraram as pessoas do ônibus.Tem pessoas catando bala na rua. Muita bala”, disse.
Cinco hóspedes estavam entre reféns em hotel invadido no Rio
No total, 35 pessoas foram feitas reféns por criminosos, segundo a polícia.
Dez suspeitos foram presos após tiroteio em São Conrado.
Thamine Leta Do G1 RJ
Cinco hóspedes do Hotel Intercontinental estavam entre as 35 pessoas feitas reféns por criminosos que invadiram o hotel de luxo em São Conrado, na Zona Sul do Rio na manhã deste sábado (21). Criminosos invadiram o local após trocarem tiros com a polícia na Rua Aquarela di Brasil, no mesmo bairro, por volta de 8h da manhã. Uma mulher morreu no tiroteio. Quatro policiais militares ficaram feridos.
Dez suspeitos foram presos após cerca de três horas de negociação, feita por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido durante a invasão do hotel.
De acordo com o tenente-coronel Lima Castro, relações-públicas da PM, a ação dos criminosos começou quando o grupo deixava uma festa e se deparou com uma equipe da PM. O grupo estava em uma van e motos quando encontrou a equipe da PM, que chamou reforço para o local.
De acordo com a polícia, a mulher que morreu estava entre os criminosos. Contra ela havia um mandado de prisão.
Para fugir da polícia, alguns dos criminosos entraram no Hotel Intercontinental. Segundo testemunhas, eles entraram armados pela cozinha e fizeram hóspedes e funcionários reféns.
“A polícia está preocupada agora em verificar se nenhum outro criminoso está no hotel. Estamos checando tudo e vamos vasculhar quarto por quarto. Checar passaportes para ter certeza de que a área está totalmente limpa”, afirmou o coronel.
Há a suspeita de que ainda há criminosos no local. Já foram apreendidos oito fuzis e cinco pistolas. Uma granada foi encontrada num condomínio ao lado do hotel.
Testemunhas contaram que viram um grupo de aproximadamente 70 pessoas, vestidas de preto, atirando para o alto. De acordo com os relatos, os homens desceram de vans, motos e de um caminhão de lixo, e seguiram a pé pela Avenida Aquarela do Brasil em direção à orla de São Conrado.
Uma moradora de um condomínio que fica nesta avenida viu homens invadindo o condomínio com armas. O porteiro ligou e avisou que havia gente na portaria, para ela não sair de casa. “Estava dormindo quando escutei barulho de tiros. Fui até a janela e vi muitos homens armados correndo. Alguns inclusive passando para dentro do meu condomínio. As pessoas gritavam muito e pediam para ficarem abaixadas”, relatou ela.
Bombeiros tentam controlar vazamento de gás no Centro de SP
Problema acontece em frente ao Hospital A.C. Camargo.
Pacientes não foram afetados pelo vazamento e não há feridos.
Sete equipes do Corpo de Bombeiros tentavam desde as 9h30 deste sábado (21) controlar um vazamento de gás em frente ao Hospital A.C. Camargo, na região da Liberdade, Centro de São Paulo. De acordo com os bombeiros, funcionários de uma obra em frente ao local romperam uma tubulação de gás.
O acidente aconteceu na Rua Professor Antônio Prudente, altura do número 100. De acordo com os bombeiros, não há informações de feridos.
O Hospital A.C. Camargo informou que o cheiro de gás atingiu parte do prédio, e alguns familiares de pacientes que estavam na recepção principal foram deslocados para áreas mais internas. Entretanto, nenhum paciente precisou deixar seus quartos e não houve problemas no funcionamento do hospital.
A assessoria de imprensa chegou a informar que a obra não tinha relação com o hospital. entretanto, às 11h20, retificou o dado - as obras são feitas por uma empresa terceirizada para o novo acesso de estacionamento do hospital. O problema que causou o vazamento está sendo apurado.
A Comgás não foi encontrada para falar sobre o problema.
Dado deixa casa de mulher após denúncia de agressão
São Paulo - A juíza Maria Cristina Brito Lima, da 1ª Vara de Família da Barra, na zona oeste do Rio, determinou que o ator Dado Dolabella saia da casa onde vive com a mulher, a publicitária Viviane Sarahyba. Anteontem, ela entrou com pedido de medida cautelar contra o marido para obrigá-lo a sair de casa, porque estaria supostamente sofrendo agressões físicas. O ator foi visto ontem à noite embarcando no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, com destino a Florianópolis (SC).
Ao site da revista Quem, Sérgio Calmon, advogado de Viviane Sarahyba, informou que Dado Dolabella já havia saído de casa, levando consigo seus bens de uso pessoal e documentos, como ordenava a sentença da juíza Maria Cristina. O defensor ainda ressaltou que Viviane quer fazer um acordo com Dado para uma separação amigável dos dois e para determinar a guarda do filho do casal, João Valentim. Eles se casaram em setembro de 2009, quando Viviane já estava grávida de 6 meses.
No início deste mês, Dado foi condenado a 2 anos e 9 meses de prisão em regime aberto por agressão a ex-namorada, a atriz Luana Piovani, e sua camareira, Esmeralda de Souza. Como é réu primário, sua pena pode ser convertida em prestação de serviço. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Metrô inaugura estação Vila Prudente neste sábado
Em São Paulo
-
Na foto, preparativos para a inauguração
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos inaugura neste sábado (21) a Estação Vila Prudente, que faz parte da linha 2 verde do Metrô paulistano. Nos primeiros dias, a passagem não será cobrada, e a ida até a estação Sacomã é gratuita. A partir dela, é cobrada a tarifa comum.
A inauguração ocorre com atraso e havia sido adiada de março para junho. É a 13ª parada do ramal, que ainda deverá contar, nas próximas semanas, com a estação Tamanduateí, que fará a conexão com a linha 10 turquesa, ainda sem data de abertura definida.
Segundo o Metrô, a estação é a primeira com iluminação natural em praticamente toda a extensão, inclusive trechos da plataforma. O funcionamento será em operação assistida, entre as 10h e 15h.
O período reduzido, segundo a companhia, serve para que sejam feitos ajustes em trens, plataformas e portas de plataforma - a estrutura de vidro que protege os usuários no embarque e desembarque. Inicialmente, os trens passarão direto pela estação Tamanduateí.
A estimativa é de que 66 mil pessoas utilizem o novo terminal quando o horário de operação for integral. Hoje, a linha verde, que vai do Sacomã à Vila Madalena, atende cerca de 500 mil passageiros por dia.
Segundo o Metrô, o prolongamento da linha verde, em forma de metrô leve, ligará a estação Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O primeiro trecho até Oratório está previsto para 2011, e o segundo, de Oratório até o Parque São Lucas, em 2012.
Neste ano, foi entregue na linha verde a estação Sacomã e, na linha 4 amarela, foram inauguradas as estações Faria Lima e Paulista. A previsão é de que sejam inauguradas, até o final de 2010, as estações Butantã e Pinheiros, na linha 4 amarela. No início de 2011, mais duas devem ser entregues: Luz e República, concluindo a primeira fase da linha.
Também até o final do ano, a CPTM entrega mais quatro novas estações em substituição às existentes no mesmo local: Francisco Morato e Franco da Rocha, na linha 7 rubi, Itapevi, na linha 8 diamante, e Tamanduateí, na linha 10 turquesa. Além disso, serão entregues mais três estações reformadas: Carapicuíba, Jandira e Eng. Cardoso, na linha 8.
*Com informações da Agência Estado