Processo seletivo teve 5,96% de faltosos.
Resultado sai no dia 28 e segunda fase acontece em 14 de dezembro.
Candidatos acharam fácil a prova do vestibular da UFF(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou o gabarito da primeira fase do vestibular, aplicada neste domingo (16). Ao todo, 5,96% dos candidatos ficaram ausentes, o que representa um universo de 2.959 candidatos.
Veja aqui o gabarito da primeira fase do vestibular da UFF
Veja aqui a prova da primeira fase do vestibular da UFF
No ano passado, a proporção de ausentes foi de 5%. Uma novidade no vestibular deste ano é que os candidatos terão acesso, a partir de 1º de dezembro, ao cartão de resposta digitalizado. A correção do vestibular não será mais feita por leitura óptica, mas sim por digitalização.
Estudantes acham a prova fácil
Uma prova com questões fáceis, mas que exigia muito raciocínio. Assim, a maioria dos candidatos avaliou o exame da primeira fase da UFF. A prova começou às 9h em 103 locais de prova do Rio, de Niterói, na região metropolitana, e em outros estados.
Os cerca de 50 mil inscritos tiveram quatro horas e meia para responder às 75 questões de português e literatura, língua estrangeira, biologia, física, química, matemática, história e geografia. Nesta primeira fase, a prova foi de múltipla escolha.
Tentando uma vaga para medicina pela terceira vez, a estudante Roberta Ribeiro, de 20 anos, disse que achou a prova bastante fácil. Mas só para quem realmente se dedicou e raciocinou antes de responder às questões.
“Não foi uma prova para quem decorou a matéria. Era para ler, parar e pensar. A matéria mais complicada, para mim, foi matemática. No restante, acho que fui bem, estou animada. Agora vou estudar como louca para a segunda fase, que acontece um dia depois do meu aniversário. Vou festeja na véspera à tarde”, disse Roberta, que está fazendo prova somente para a UFF.
Uma das primeiras a sair da prova, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – local que concentrou mais de quatro mil candidatos – Bianca Soares Resende, de 25 anos, que tenta uma vaga para enfermagem, também gostou da prova.
“O mais complicado foi português. A prova tinha muitas questões relacionadas com o nosso cotidiano. Para quem estava bem preparado, foi uma boa prova”, disse Bianca, que conclui o exame no tempo mínimo de uma hora e meia.
Na Uerj, 224 faltas
De acordo com Maria Thereza da Silva Costa, que coordenou a prova na Uerj, compareceram 4.340 candidatos e 224 faltaram. Uma candidata com problemas de visão fez uma prova especial, em tamanho maior. Não houve registro de candidatos passando mal.
Na Uerj, somente a candidata Sílvia Burk, de 18 anos, chegou atrasada, cinco minutos depois do fechamento dos portões, às 8h50. Vendedora, ela disse que trabalhou até tarde e não conseguiu chegar a tempo.
" Fiz um ano de sacrifício, pagando R$ 400 por mês de cursinho, para nada. Quando cheguei, o segurança estava colocando o cadeado no portão. Ela poderia ter me deixado entrar", lamentou a estudante que ia tentar uma vaga para o curso de geografia.
O resultado da primeira fase, que é eliminatória, será divulgado no próximo dia 28. Os candidatos aprovados farão a segunda fase do vestibular, com provas discursivas de matérias específicas, no dia 14 de dezembro.
Sphere: Related Content