Ana Cláudia Barros
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo comprou, nos primeiros meses deste ano, 150 mil compridos de Ritalina (Cloridrato de Metilfenidato), um estimulante do sistema nervoso central usado no tratamento de pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O número corresponde a quase o total da droga adquirido pelo órgão durante os 12 meses de 2010, quando foram comprados 180 mil unidades.
Em 2009, a quantidade foi 110,3 mil, sinalizando um crescimento progressivo da demanda, atendida pela SMS, consumidora do medicamento. Tarja preta, a Ritalina pode "causar dependência física ou psíquica", de acordo com advertência impressa na embalagem do produto.
Os dados foram solicitados pela Câmara Municipal e serão apresentados a representantes do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, formado por mais de 20 entidades, entre elas a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente de São Paulo (Condeca). O grupo adiantou que irá pedir esclarecimentos à SMS. Quer saber por que a secretaria passou a comprar uma quantidade maior do estimulante. A preocupação é que haja excesso de prescrições da droga.
Terra Magazine apurou que, em 20 de maio de 2011, a Divisão Técnica de Suprimentos da Secretaria Municipal da Saúde autorizou a aquisição de comprimidos de Cloridrato de Metilfenidato de 10 miligramas "para suprir as necessidades da Central de Distribuição de Medicamentos e Correlatos (CDMEC), pelo valor total de R$ 65.610", onerando a dotação prevista inicialmente na Nota de Reserva (uma espécie de pré-empenho) 34.056/11. A informação, referente ao processo 2011-0.129.580-1, foi publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, junto com a nota de empenho em favor da Interlab Farmacêutica LTDA, vencedora de pregão eletrônico, aberto em 22 de fevereiro deste ano.
Conforme o extrato da Ata de Registro de Preços n 103/11, cada comprimido, cujo fabricante é o Laboratório Novartis, sairia para o município a R$ 0,7229. Ainda segundo o documento, o "consumo médio mensal" da droga é de 30.060 unidades, sendo que 30 mil delas seriam destinadas à CDMEC e 60, ao Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM). Com base nesta estimativa da SMS, calcula-se que, ao final de 2011, o consumo da Ritalina por usuários da rede municipal de saúde ultrapasse as 360 mil unidades, mais que o dobro de 2010.
A professora titular de Pediatria da Unicamp, Maria Aparecida Moysés, uma das autoras do livro Preconceitos no Cotidiano Escolar. Ensino e Medicalização, classificou a situação de "muito preocupante":
- Estamos tendo uma aceleração do crescimento. Não é só um crescimento mantido. Quando entra qualquer medicação padronizada no Sistema Único de Saúde (SUS), há toda uma discussão, um processo mais transparente. E esse, a gente descobre que está sendo realizado praticamente em todas as cidades. Por que está sendo feito, há quanto tempo? É um crescimento assustador, mas que repete o que temos de dados sobre venda de Ritalina em farmácia particular. Conseguiram invadir a política pública de saúde. Foi o que aconteceu.
Conselheira do Conselho Federal de Psicologia e integrante da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Marilene Proença Rabello considera que há excesso de prescrições do Cloridrato de Metilfenidato - também comercializado no mercado com o sugestivo nome de Concerta.
- Tem sido principalmente utilizada com objetivo de melhorar a performance das crianças na escola. Ao tomar esse remédio, ela fica mais focada, fica mais atenta, menos agitada, menos agressiva.
Diagnósticos equivocados
Estudo elaborado pelo Albert Einstein College of Medicine, dos Estados Unidos, junto com instituições brasileiras revelou que 73% das crianças submetidas a tratamento de TDAH não apresentavam o problema. Segundo o trabalho, divulgado no início do mês, dos cerca de 6 mil pacientes, entre 6 e 18 anos, avaliados em 18 Estados, somente 4,4% tinham o transtorno.
A pediatra Maria Aparecida Moysés é enfática ao falar sobre diagnósticos indiscriminados do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Na interpretação dela, não há comprovação científica da doença.
- O critério diagnóstico é basicamente um questionário. Embora se fale muito em neuroimagem, não há um exame que faça um diagnóstico. Fica vago, impreciso. É quase um processo: 'você não tem escapatória'. O questionário é baseado no manual de classificação de doenças mentais feita pela Associação Americana de Psiquiatria, que é de onde brotam todos os transtornos, distúrbios. São 18 perguntas bastante imprecisas, com respostas do tipo: 'muito pouco', 'bastante', 'demais'. Inclusive, orienta que você pode imprimir e pedir para o professor preencher. Então é assim que é feito o diagnóstico: de forma anti-científica. É uma doença que jamais foi comprovada com base na ciência médica. Por isso que é questionada no mundo todo.
A psicoterapeuta Cacilda Amorim, do Instituto Paulista de Déficit de Atenção (IPDA), considera o argumento é frágil. "Esquizofrenia é uma doença que ninguém discute que existe, mas não tem exames clínicos, médicos, de imagem cerebral para o diagnóstico. Depressão idem", rebate.
Cacilda reconhece, entretanto, que a identificação correta do TDAH é difícil e que isso aumenta a probablidade de equívocos e de medicalização inadequada.
- Por isso, em muitos casos, pode haver precipitação. A questão do diagnóstico é extremamente delicada. O fato de não existirem exames físicos faz com que muitos médicos acreditem que deve ser feito apenas um julgamento clínico. Alguns começam a tratar com medicação e, a partir do resultado, comprovam ou não a hipótese. Para ela, a análise do aumento do número de casos da doença deve levar em conta diferentes fatores.
- Não há resposta rápida para essa questão, do tipo é uma ação integrada da indústria farmacêutica para ter seu faturamento aumentado, como algumas pessoas sugerem. Ao mesmo tempo, você também não pode dar uma resposta simplista, como: 'Apenas mais pessoas tomaram conhecimento do TDAH e, como temos uma proporção grande de casos não diagnosticados, eles estão vindo à tona simplesmente porque havia uma demanda reprimida'.
Terra Magazine procurou a assessoria de comunicação da SMS na quarta-feira (22) e retomou o contato nesta segunda-feira (27). A resposta foi que o órgão estaria apurando as informações solicitadas. Até o início da tarde, não foi dado retorno.
junho 27th, 2011 at 18:32
#AntiSec… Viva a Liberdade!
junho 27th, 2011 at 18:25
Força para @Lulzsecbrazil.
Continuem com esse trabalho, revelar a verdade à sociedade (não importa a maneira) nunca deveria ser caracterizado como crime. Estamos com vocês!!!
junho 27th, 2011 at 18:09
Absurdo !!!, pode ser que dessa vez o Brasil vá para frente !!!
junho 27th, 2011 at 17:57
Parece que a farra ta só começando !!!! Vai aparecer muita coisa ainda !!
junho 27th, 2011 at 17:51
FORÇA #ANTISEC!
junho 27th, 2011 at 17:36
What the fucking shit the governament is doing with our country?
junho 27th, 2011 at 17:31
Apoiados!!!
vamos que vamos… força LulzSec e Anonymous…
junho 26th, 2011 at 22:01
Booooooaaaa LulzSec e Anonymous…vcs estão apoiadíssimos!!!- Estou divulgando seus feitos no facebook e a galera tá apoiando!!! – Vamos continuar contra essa droga de governo e globo maldita!
junho 26th, 2011 at 15:28
Galera pra quem quer saber como são feitos os ataques…
Posso estar errado, mas me parece que são por SQL Injection e Exploits…
junho 26th, 2011 at 15:11
Vê só… os caras do Grupo LulzSec roubaram informações de vários bancos de dados internacionais, site da fazenda do Brasil pra eles é fichinha, e a mídia diz q nada foi roubado…
Midia + Governo = Bando de idiotas mercenários com tanto dinheiro que eles e suas familias fedem de tanta mesquinharia e hipocrisia.
Quero muito participar da passeata, moro a 4 horas de petropolis.
junho 26th, 2011 at 0:46
LulzSec,
Eu queria saber o que vcs acham sobre a conspiração copa do mundo
2014,o projeto estádio corinthians e a UBSP?
junho 25th, 2011 at 20:05
Eles naum são bem hackers, já esta na hora de SERMOS denominados d ativistas!
junho 25th, 2011 at 17:30
Site do Ministério Público RN HACKEADO
http://www.mp.rn.gov.br/licitacoes/licitacoes/
http://www.mp.rn.gov.br/licitacoes/registro/
junho 25th, 2011 at 17:01
Meu Sonho é Entrar pra um Grupo Hacker tipo LulzSecBrail!
admiro muito voces sempre foi fascinado por coisas hackers
mais uma coisinha..
queria aprender esse tactica que ataque ddos tão eficaz que vc’s usam
se voces realizam esse ataque por algum programa
divulga ele no twitter manolo!
vlww
junho 25th, 2011 at 16:52
Esse tipo de informação é útil. Porém, como vocês estão derrubando sites indiscriminadamente, a atuação perdeu a relevância junto ao público. De que adianta tirar do ar sites institucionais, que não têm nenhum banco de dados secreto? Vira fanfarrice. Investiguem apenas o que realmente trouxer indício de desmando e corrupção. Chega de derrubar sites normais apenas para aparecer na mídia. Parece que falta liderança e estratégia no plano de vocês.
junho 25th, 2011 at 16:40
A RESISTÊNCIA COMEÇOU!!!
junho 25th, 2011 at 14:31
MUITO BOM Lulz Sec! Estão de Parabéns e fazendo um bom trabalho para mostrar a verdade! Os únicos hackers que eu gosto
junho 25th, 2011 at 13:48
A serpro diz que dados não foram roubados, MENTIRA! Até mesmo com os ataques e tudo mais, eles tentam esconder os dados reais para que o povo pense que estão por cima e não passam de mentirosos com medo do que ainda vai vir, mentem porquê as pessoas que não tem acesso à internet vejam o governo mais uma vez como uma solução, mais não sabem que o governo é baseado em mentiras, corrupção! Enquanto não conseguirmos expor os dados na mídia, não só na internet como na televisão e demais jornais, não vamos ter o ganho que queremos.
junho 25th, 2011 at 13:39
Amigos, infelizmente a informação de que a aeronave não está no nome da empresa PMR Táxi Aereo Ltda. é inveridica. Basta consultar no site da ANAC, seção consulta de multas, e colocar a identificação da aeronave (PTYJS) que será mostrado que ela está em nome da PMR. Não desista de escancarar a verdade.
junho 25th, 2011 at 6:35
eu queria entender porque na tv nao fala nada a respeito disso so fala dos ataques curioso
junho 25th, 2011 at 2:40
The resistence has began.
junho 25th, 2011 at 2:05
ae irmão vamos que vamos, vc é o wikileaks brasileiro
AVANTEEE
junho 25th, 2011 at 2:03
continua não para não, vamos passar essa porra de brasil a limpo
junho 24th, 2011 at 3:22
e ainda na globo contin~uan dizendo que não houve arguivos copiados nem vazamento de nada..kkkkkk midia mentirosa do caralho…
se poudessem atacar as empresas que estão por tras de Belo Monte e fazer parar essa obra , todas as pessoas que somos contra a devastaçao da amazonia vamos apoiar voces 100% vão virar duas veces herois, por desmascarar corruptos e ainda ajudar a preservaçao da amazonia. PARABENS.VOCES SÃO SHOY DE BOLA
junho 24th, 2011 at 3:13
Gostaria para melhor compreensão e divulgação em emissora (TV) Canal aberto e de grande audiência uma explicação para eu entender do que set trata cada documento. Parabéns, Se vcs me explicarem tem minha palavra se for relevante que irei divulgar.
junho 24th, 2011 at 3:08
Confundir um pedófilo com o grupo Lulzsecbrazil é foda, eim @iguinhometalize -.-
junho 24th, 2011 at 3:07
LulzSecBrasil,
sem comentários sobre o desempenho de vocês em querer demonstrar para o povo de fato toda essa merda que esta o Brasil, vocês acabam de dar muitas esperanças para o povo Brasileiro, parabéns mesmo.
Vocês poderiam estar muito bem roubando dinheiro de contas bancárias de pessoas inocentes porém estão atacando quem relamente merece, tudo isso sem 1R$ em troca.
Parabéns, vocês sim são realmente pessoas do bem.
Sem palavras.
junho 24th, 2011 at 3:06
é isso ai Luzsec… ta na hora de desmascarar esses bandidos que se dizem políticos do nosso Brasil!!!
junho 24th, 2011 at 3:02
Paraben a LulzSecBrazil por seu trabalho
junho 24th, 2011 at 2:59
Tem gente que demora 1 vida inteira pra conseguir uma informação e mais outra vida pra divulgar com medo de represálias.
O Grupo lulz e lulzbr estão levando o poder do povo a outro nível.
The Lulz Boat não pertence ao Governo e sim ao POVO.
SALVE
junho 24th, 2011 at 2:58
Bora lulz! Desmascarar essa raça de bandidos que estão acabando com nosso país!
junho 24th, 2011 at 2:53
Olha o que o @iguinhometalize citou no twitter:
“http://t.co/4h0VZjp olha isso!”
Agora Vejam:
http://denunciacrimevirtual.blogspot.com/
Não faz sentido..
junho 24th, 2011 at 2:52
LOL
governo bando de ladrao, vamos divulgar isso para o maximo de pessoas..
junho 24th, 2011 at 2:47
boa LulzSec, desmascarar esses ladroes!
depois o brasil ainda quer entrar no G5
no meio de EUA, Russia, China, França e UK
quem é o brasil para se meter no meio de paises
com governos serios, quem é?!?!
brasil crente que tem moral!!!… so que no tem porra nehuma de moral
em relaçao desses paises do G5 ai
tem nem moral pra comandar aqui dentro imagine dar ordem la fora
OBS* nao odeio o brasil porem, nao gosto da maneira como é governado
nem dos aspectos negativos da cultura EX: jeitinho brasileiro(mal caratismo)
junho 24th, 2011 at 2:31
Nice ! Revoluçao brasileira
junho 24th, 2011 at 2:12
La Revolucion
junho 24th, 2011 at 2:09
Se entrarem no comprasnet e no
Convenios.gov.br é que verão a grande Nhaca!
junho 24th, 2011 at 2:08
Boa Lulzsec Vamos mostrar para o mundo quem são nossos políticos.
junho 24th, 2011 at 2:07
Apoiados.. ! Muito foda! Parabéns!
Governo chibata precisa ser desmascarado mesmo!
junho 24th, 2011 at 2:07
eu jurava que isso era coisa de filme mais já que não é estou torcendo para vocês destruirem esses politicos filhos da puta
junho 24th, 2011 at 1:39
Mais um ponto para o @LulzSecBrazil, parabéns e continuemos assim! {2} VAAAAMO GALERA! É HOJE QUE VAMOS CONHECER OS NOSSOS SENADORES!
junho 24th, 2011 at 1:34
Cambada de bandidos.. parabéns Lulzsec!
junho 24th, 2011 at 1:32
Mais um ponto para o @LulzSecBrazil, parabéns e continuemos assim!
junho 24th, 2011 at 1:31
Muito bem,
tirem a máscaras deles
……………….proxy giutuu”s……………………
junho 24th, 2011 at 1:19
Ai ai … se invade o comprasnet entao… nao fica pedra sob pedra…
junho 24th, 2011 at 1:05
De apoio com LulzSec , fraudes tem que vir à tona. Governo injusto tem que vir abaixo!
junho 24th, 2011 at 1:01
Falando em licitações isso nao é nada se comparado ao esquema de cartel da petrobras.
Principalmente nas licitaçõe para a compra de flanges, conexões e tubos hidraulicos.
Tem gente levando fortuna$$$$$!
junho 24th, 2011 at 0:53
Há, isso não é nada, aposto que tais informações são apenas pontas, se não estiver enganado procure licitações da Caixa Econômica, existe a possibilidade de compra de imóveis por preços exorbitantes e em nome de terceiros