[Valid Atom 1.0]

sábado, 2 de janeiro de 2010

Parentesco de garoto Sean com guerrilheira Guta influiu no caso?


27 de Dezembro de 2009 - 19h07

Resistentes trocados pelo embaixador dos EUA: Guta era a única mulher


De início, nem sequer pretendia comentar o caso em si. Mas, compadeci-me desse menino que teve a vida virada pelo avesso quando a mãe o trouxe para o Brasil, outra vez quando a mãe morreu e mais uma vez agora, sendo privado da família que identifica como sua desde os quatro anos de idade.


por Celso Lungaretti,
escritor e jornalista

Por que resolvi escrever sobre os derradeiros capítulos da disputa da guarda do garoto Sean Goldman, que nunca chamara minha atenção?

Foi, é claro, por causa da ultrajante chantagem do senador estadunidense que, como resposta à sábia decisão do ministro Marco Aurélio Mello de adiar o desfecho do processo até que Sean fosse ouvido pelo Supremo Tribunal Federal, passou a embargar um projeto já aprovado pela Câmara de lá, no sentido de que se mantivesse durante 2010 uma isenção tarifária para exportações brasileiras.

Conhecendo Gilmar Mendes de outros carnavais, foi só ler a notícia para adivinhar que, aproveitando o recesso do STF, ele decidiria em nome da sonante razão de Estado (pois, se o projeto não fosse votado até 30/12, haveria um prejuízo de US$ 3 bilhões para os exportadores brasileiros).

Tão aberrante me parecia a capitulação diante dessa chantagem imunda que eu fiz tudo ao meu alcance para que ela não se consumasse. Foi pouco, infelizmente.

De início, nem sequer pre tendia comentar o caso em si. Mas, compadeci-me desse menino que teve a vida virada pelo avesso quando a mãe o trouxe para o Brasil, outra vez quando a mãe morreu e mais uma vez agora, sendo privado da família que identifica como sua desde os quatro anos de idade.

E fiquei enojado ao saber que o tal David Goldman aceitara embolsar US$ 150 mil para não processar a avó de Sean.

Por último, desagradou-me seu egoísmo, ao priorizar a si próprio e não ao filho. É claríssimo que Sean preferia ficar no Brasil e não ser separado da irmãzinha.

Por que ele não aceitou uma solução intermediária, que não traumatizasse tanto aquele por quem deveria zelar? Por orgulho masculino ferido, senso de propriedade, oportunidade de despontar como vitorioso na mídia?

Tudo me faz concluir que seja um ser humano sem grandeza na alma.

Só neste domingo (27) vim a conhecer uma nova peça desse quebra-cabeças, que veio totalmente ao encontro da posição que assumi. Quis o destino que eu fizesse a opção mais coerente com com meus valores e devoções, mesmo sem conhecer todos os lados da questão.

O maior jornalista brasileiro vivo, Alberto Dines, publicou memorável artigo no Observatório da Imprensa, Uma História de Amanhã. Com sua sensibilidade aguçada, Dines também notou quão danosa foi a decisão de Gilmar Mendes para Sean: "Prevaleceram no Supremo Tribunal Federal (STF) os argumentos ditos 'técnicos' e nos EUA as pressões de uma mídia sensacionalista, assanhada pelo espetáculo e pela bandeira 'Sean é nosso'.

"O governo americano sossegou, dona Hillary Clinton mandou dizer que está entusiasmada e agora pode implementar sua política de boa-vizinhança. Nossos magistrados estão certos de que cumpriram os ritos, as leis e convenções e agora podem lavar as mãos. Sempre lavam as mãos.

"Ao longo da encarniçada batalha judicial em torno do seu destino ninguém procurou saber o que se passava na alma desta criança que em quatro anos sofreu uma incrível sucessão de traumas: perdeu a mãe jovem, vivia ameaçado de ser separado da irmã recém-nascida, dos avôs maternos e do pai adotivo que lhe ofereciam carinho...

"...Ninguém pode adivinhar o que significa exatamente uma transição não-traumática para uma criança já tão traumatizada e so bressaltada".
A ÚLTIMA GRANDE CAUSA DE GUTA

Mas, foi nos comentários desse texto que eu encontrei a informação mais surpreendente e relevante (para mim). O leitor Flávio Salles, de Belém, postou:

"Não sou reporter e por isto mesmo acho muito estranho (na verdade nem tanto) que não se divulgue que o menino Sean é sobrinho-neto da ex-guerrilheira Maria Augusta Carneiro Ribeiro, a Guta, do MR8 e amiga intima do Zé Dirceu e do Lula. Acho que esta informação esclareceria mais um pouco o motivo de todo este carnaval em torno do repatriamento do menino..."
Seguindo a indicação de Salles, fui ao blogue do Zé Dirceu e encontrei o que ele escreveu quando da morte de Guta, no último mês de maio:

"Infelizmente, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, a Guta, não resistiu às conseqüências do acidente que sofreu há algumas semanas. Guardarei dela a imagem de combatente e de resistente - marcas que a acompanharam sempre...

"...Guta, junto com companheiros seus do MR-8 e da Dissidência Guanabara - Vladimir Palmeira e Ricardo Vilas Boas - fez parte do grupo dos 15 presos políticos (entre os quais, eu) trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick em 1969.

"Nos últimos anos, ela trabalhou como ouvidora da Petrobras. Sua última luta (...) foi em defesa do seu sobrinho neto, Sean...

"A permanência da criança no Brasil, com a família de sua mãe - Bruna Bianchi Carneiro Ribeiro, já falecida - foi a última grande causa na qual Guta se engajou. Essa é uma causa, portanto, que podemos e devemos abraçar como uma homenagem a Guta."

Mesmo ignorando tudo isso, eu o fiz. Tenho a consciência tranquila: graças à sorte ou à intuição, escolhi o rumo certo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Más de 200 familias damnificadas dejó alud de agua y lodo en Comas y Villa El Salvador

Son más de 200 las familias que resultaron damnificadas por los deslizamientos de lodo y agua en los distritos de Comas y Villa y El Salvador debido a las intensas lluvias.

En las zonas altas de Comas, son alrededor de 150 las familias que vieron cómo se inundaron sus viviendas y las principales calles del distrito.

El alcalde de ese distrito, Miguel Saldaña, informó que personal de su municipio continúa con los trabajos de limpieza en las zonas afectadas por el huaico que sorprendió a los vecinos desde tempranas horas de hoy debido a las intensas lluvias.

Saldaña precisó que ya se despejó la vía de acceso al cerro Aposento Alto (Collique), donde habían quedado atrapadas más de 100 personas que cumplían una jornada de retiro espiritual en una iglesia ubicada en la parte alta.

Villa El Salvador
Por otro lado, la municipalidad de Villa El Salvador está desarrollando la limpieza del puente ubicado en la avenida El Sol con la ayuda de cisternas succionadoras de agua, informó el representante de Defensa Civil de esa comuna, John Barrena.

"Esperamos el apoyo de Sedapal. Ellos tienen bombas más potentes. Aquí, en el asentamiento humano Juan Velasco están pasando los vehículos por un solo lado y corre el riesgo de que se puedan quedar a mitad de camino", agregó. En ese distrito se pudo conocer que al menos 50 familias de diversos asentamientos humanos resultaron perjudicadas por la intensa lluvia y los huaicos de lodo.

El representante de los micro y pequeño empresarios del Parque Industrial, Héctor Raúl Núñez, señaló que en la zona no se cuentan con las condiciones para prevenir las inundaciones.

"El año pasado hemos comprado una motobomba de 4 pulgadas de diámetro para succionar agua pesada y en el 2009 se la hemos prestado a la municipalidad para que solucione algunos asuntos. Hasta el momento no nos han devuelto la bomba y tampoco la están utilizando. No hay comunicación con ellos", informó el dirigente a RPP .









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sigue búsqueda de víctimas de brutal deslizamiento de tierra en sur de Rio

ANGRA DOS REIS, Brasil (AFP) - Socorristas brasileños continuaban la noche del sábado buscando víctimas del deslizamiento de tierra que arrasó una lujosa posada y varias casas y causó al menos 28 muertos en Ilha Grande al sur del estado Rio de Janeiro
Tras cuatro días de intensas lluvias que provocaron deslaves e inundaciones, 63 personas murieron en diversos puntos del estado de Rio de Janeiro; al sureste de Brasil.

La región más afectada es la turística Angra dos Reis que contabiliza 41 fallecidos y decenas de desaparecidos en derrumbes registrados en Ilha Grande y en la ciudad de Angra, según el último balance de la Defensa Civil.

En la isla, 28 personas fallecieron y seis resultaron heridas luego que la ladera de uno de los cerros sobre la playa de Bananal se desprendió completamente el viernes. El alud de tierra, piedras y vegetación nativa cayó sobre parte de la posada de lujo Sankay -donde habría unas 40 personas- y tambièn sobre varias casas alquiladas por turistas para las celebraciones de Año Nuevo.

"Fue un ruido ensordecedor. Nunca escuché nada parecido. Perecía un fuerte trueno que no paraba", narró al sitio G1 Felipe Gomes Martins, de 32 años, vecino de la posada Sankay.

"Era mucha tierra, barro, árboles, troncos cayendo, llevando todo", afirmó al contar cómo junto a su padre rescataron a unas 60 personas en un barco durante la madrugada.

Los socorristas en la playa de Bananal continuarán trabajando durante la noche del sábado, a pesar que todavía exista la posibilidad de nuevos derrumbes, señaló el coronel Pedro Machado, comandante del Cuerpo de Bomberos, a la radio CBN.

En Ilha Grande, adonde sólo se puede acceder por mar, trabajan más de 100 efectivos del cuerpo de Bomberos y de la Defensa Civil ayudados por perros. Sin embargo, a medida que pasan las horas las posibilidades de rescatar personas con vida van disminuyendo.

Las autoridades estiman que las operaciones de búsqueda puedan llevar al menos dos días más.

En el centro de la ciudad de Angra dos Reis (unos 150 km al sur de Rio de Janeiro, sobre el continente) otro deslizamiento enterró varias casas, dejando un saldo de al menos 13 muertos, según Defensa Civil.

Este sábado, parientes y amigos realizaron en Angra un velorio colectivo de 12 víctimas de ambos incidentes.

El escenario desolador de apoderó de la paradisíaca Bananal, ubicada en una ensenada de agua cristalina que la hace una de las playas más bonitas de Ilha Grande, uno de los destinos favoritos de turistas extranjeros y nacionales.

Como se trata de un terreno rocoso, en el que la vegetación nativa desarrolla raíces pequeñas y la sierra tiene una inclinación pronunciada, el suelo resulta muy inestable, según especialistas.

"El riesgo natural es muy grande, por causa de la inclinación y de la inestabilidad del terreno", afirmó el geólogo Alvaro dos Santos, ex director del Instituto de Investigaciones Tecnológicas, al diario Folha de Sao Paulo.

Además, "la ocupación de áreas inestables aumenta bastante el riesgo de accidentes", agregó.

En todo el Estado carioca, casi 4.000 personas debieron abandonar sus casas, según la Defensa Civil.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pai joga filhos de passarela e se mata em Peruíbe (SP)

O ajudante-geral Marcelo Rodrigues de Souza, de 36 anos, tentou matar os dois filhos e cometeu suicídio em seguida, por volta das 13 horas de hoje, na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), em Peruíbe, no litoral paulista. Uma das crianças morreu e a outra está em estado grave.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Souza jogou os dois filhos, de 3 e 4 anos, da passarela localizada na altura do km 343. As crianças caíram na pista no sentido Vale do Ribeira. O menino de 3 anos não sobreviveu aos ferimentos, enquanto o de 4 anos segue internado na Santa Casa de Santos.

O pai dos dois meninos ainda foi levado para o pronto-socorro central de Peruíbe, mas também morreu. Policiais conversaram com a esposa de Souza, que disse não saber o que levou o marido a jogar os filhos da passarela








LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chuva causa alagamentos, falta de luz e desabamentos em SP


Três avenidas ainda estão intransitáveis; queda de árvores interrompe fornecimento de energia na zona oeste

Ricardo Valota - estadao.com.br


Bombeiros resgatam passageiros de lotação

Paulo Liebert/AE

Bombeiros resgatam passageiros de lotação

SÃO PAULO - Uma chuva de moderada a forte, que teve início por volta das 16h30, causou vários transtornos para o paulistano neste sábado, 2. Foram registrados alagamentos em todas as regiões da capital, quedas de árvore, desabamento de casa e muros e falta de energia em razão do vento, que levou para a rede aérea muito galhos de árvore. Somente às 21h30 toda a cidade já havia saído do estado de atenção.


A chuva, segundo o CGE, foi resultado de uma área de baixa pressão associada à passagem de uma frente fria. Segundo a Defesa Civil Municipal, que tem uma base montada na região do Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, o nível da água em várias ruas do bairro voltou a subir bastante, principalmente depois da chuva que atinge a capital desde o final da tarde.

Às 22 horas, ainda havia três pontos de alagamento intransitáveis: Avenida Ordem e Progresso, no Limão; Avenida Jornalista Roberto Marinho, junto à Rua Araçaíba; e na Rua Porto Seguro junto à Avenida Tiradentes.

Entre outras vias que sofreram com alagamentos, estão: Avenida Olavo Fontoura na altura do nº 1.400, zona norte; Avenida 23 de Maio junto ao Viaduto General Euclides de Figueiredo, zona sul, a região do Anhangabaú, no centro, Praça Marrey Júnior junto à Avenida Sumaré; zona leste; Rua Hugo D'Antola, na Lapa, zona oeste; Avenida Braz Leme junto à Rua Zanzibar, e Marginal do Pinheiros, junto à Ponte Eusébio Matoso, zona sul.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, registrou até as 21h35 um total de 41 pontos de alagamentos, dos quais 13 ficaram intransitáveis. Neste horário, a chuva forte já havia dado uma trégua na cidade, exceto em alguns pontos isolados da zona sul. Carros ficaram submersos na Avenida Itaquera próximo da Avenida Líder, na zona leste.

Pessoas ilhadas dentro de veículos também obrigaram os bombeiros a se deslocar para a Alameda Nothmann junto à Alameda Barão de Campinas, região de Santa Cecília, no centro da cidade.

No total, foram 18 chamados que chegaram aos bombeiros de pessoas ilhadas que pediam auxílio do resgate pois ficaram retidas em pontos de alagamento.

Pelo menos nove quedas de árvore foram atendidas pela corporação, que também teve que mandar cinco viaturas para a Rua Maraney, no Jardim dos Prados, região de Interlagos, zona sul de São Paulo, onde uma casa desabou. Nenhuma das viaturas foi utilizada, pois a única vítima, em estado moderado, já havia sido socorrida por moradores do bairro.

Quedas de galhos de árvore sobre a rede área de distribuição de energia e quebra das chamadas cruzetas - guias de madeira que ficam sobre os postes e pelas quais passam a fiação - ocasionaram falta de luz em muitos pontos da cidade, principalmente nos bairros de Pinheiros, Vila Madalena, Butantã, Jardins, Cidade Jardim e Canindé, próximo ao centro.

Entre as vias que sofreram o corte estão: avenidas Brigadeiro Faria Lima, Brasil, do Estado e Nações Unidas, ruas São Caetano, Fradique Coutinho, Colômbia, Haddock Lobo, Wizard, e Sumidouro. Segundo a Eletropaulo, a previsão era de que até as 22h30 todos estes pontos estariam com a energia restabelecida.









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Vazamento de combustível fecha pista da Anchieta em SP


Uma carreta com vazamento de combustível provocou a interdição da rodovia Anchieta norte, no trecho de Serra na altura do km 43, em São Paulo. De acordo com a Ecovias, concessionária que administra a rodovia, o acesso a Anchieta norte foi bloqueado na altura do km 55, por motivo de segurança.


Com o retorno do litoral, o movimento é intenso na Rodovia dos Imigrantes. Segundo a Ecovias, a rodovia Cônego Domênico Rangoni tem tráfego lento do km 262 ao km 270. A saída de São Vicente segue com tráfego lento entre o km 70 e o km 65 da rodovia dos Imigrantes, em razão do excesso de veículos.

O excesso de veículos também provoca lentidão no trânsito na saída de Praia Grande pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega entre o km 291 e o km 289. Já a via Anchieta no trecho de Planalto, sentido São Paulo, tem tráfego bom.

Segundo a Ecovias, na última hora, 4.948 veículos retornaram para São Paulo pelo Sistema Anchieta Imigrantes. Na direção contrária, sentido Baixada Santista, a concessionária registrou o tráfego de 1.156 motoristas.

Desde as 0h de segunda-feira, quando teve início a contagem do feriado de Ano Novo, 534 mil veículos viajaram em direção à Baixada Santista. Destes, 382 mil veículos já voltaram a São Paulo. A previsão é de que até 635 mil veículos desçam à Serra até às 24h de domingo








LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paulo Arósio será alvo de três vilãs na novela de Gilberto Braga


Mestre em criar vilãs, Gilberto Braga escalou logo três para sua próxima novela das oito, que ele escreverá em parceria com Ricardo Linhares. As megeras serão interpretadas por Gloria Pires, Deborah Evelyn e Claudia Abreu, que formará par com Wagner Moura. Todas irão pegar no pé da mocinha da história, papel de Ana Paula Arósio.










LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Vida de Mia sofre uma reviravolta em 'Viver a vida'




Manoel Carlos guarda na manga uma reviravolta para a vida de Mia (Paloma Bernardi) em “Viver a vida”. Nos próximos capítulos, Tereza (Lília Cabral) vai descobrir que a jovem adotada é fruto de uma relação extraconjugal de Marcos (José Mayer). Depois disso, resolve expulsá-la de casa. Mas não vai demorar para a ex-modelo se arrepender do que fez. A atitude da mãe, no entanto, fará com que Mia amadureça e perca o ar de doce menina.






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

IML e prefeitura divulgam 31 nomes de vítimas em Angra (RJ); veja lista


Ilha Grande

18 vítimas:

Natália Costa Pacheco, 24
Osmênio Arlindo Pereira, 68
Cremilda de Jesus Pereira, 42
Leonardo de Brito Pereira, 22
Leandro de Brito Pereira, 18
Aline de Brito Pereira, 22
Lucileia de Brito Pereira, 52
Isabella Godinho da Rocha, 20
Paulo Henrique Barbosa Sarmiento, 27
Valci Brito dos Santos, 54

Marcio Luis Bassin, 31
Celícia Ceco Bassim, 30
Geovane Seco Bassim, 3
Renato de Assis Repetto, idade não divulgada
Gabriela Ribaski Repetto, 9
Geovana Ribaski Repetto, 12
Ilza Maria Roland, 50
Yumi Faraci, 18

Morro da Carioca

11 vítimas:

Maria de Fátima Carvalho, 39
Estefânia Carvalho Narciso, 14
Poliana Carvalho Narciso, 9
Raiane Carvalho Narciso, 6
Kailane da Silva Narciso, 5
Onazina Elói Souza Marques, 82

Moradores de Rio Claro:

Isabella Emídio de Carvalho, 6
Lucimar Emídio de Carvalho, 23
Rafael Emídio de Carvalho, 19
Aparecida das Dores Emídio de Carvalho, idade não informada
Davi Lucas Emídio de Carvalho, 8 meses

Sem especificação do local

2 vítimas:

Ricardo Ferreira da Silva, 33, morador de Arujá
Wellington Adama, 23







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pai é suspeito de degolar filhas e cometer suicídio na França

Os corpos de três meninas degoladas e de um homem calcinado, supostamente o pai das crianças, foram encontrados na manhã deste sábado por bombeiros em uma casa do leste da França, informou a polícia.

O prefeito da cidade de Haguenau, Claude Sturni, disse que a tragédia foi provocada pela separação dos pais, que ocorreu há alguns meses, mas destacou que a polícia vai investigar o caso para confirmar ou não esta versão.

Os bombeiros foram chamados por vizinhos que viram fumaça na casa e ao chegar encontraram os corpos das três meninas, com entre 5 e 13 anos de idade.

"As meninas estavam degoladas", disse o vice-procurador de Estrasburgo, Olivier Glady.

Os bombeiros também encontraram um corpo calcinado, supostamente o do pai das meninas, que estava com a guarda das crianças desde o início do ano.

Segundo uma vizinha, a família, de origem marroquina, jamais criou problemas na região







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sacerdotes cubanos preveem morte de personalidades em 2010


HAVANA (Reuters) - Um grupo de sacerdotes cubanos prognosticou que a ilha de Fidel Castro e o mundo experimentarão um elevado índice de mortes de personalidades políticas por golpes de Estado, enfermidades e conflitos familiares.

Uns mil sacerdotes, reunidos na comissão da "Letra do Ano", divulgaram o tradicional texto com um conjunto de previsões, obtidas mediante um sistema de adivinhação utilizado pelo candomblé cubano, uma das religiões mais populares da ilha caribenha.

"Vamos ter este ano o conhecimento da perda de notáveis estadistas, pessoas de índole religiosa e personalidades públicas", disse o sacerdote Lázaro Cuesta sem mencionar o nome de nenhuma pessoa.

Segundo uma das previsões, o mundo terá problemas com a agricultura devido a catástrofes marinhas e períodos de intensas estiagens ou abundantes chuvas.

A "Letra do Ano" 2010, que passa de mão em mão pelos cubanos da ilha, alerta sobre uma "diminuição das relações comerciais", e recomenda o mundo a sair "em busca de novas reformas no econômico, político e social".

O texto foi divulgado duas semanas depois de o governo cubano ter destacado que a economia do país enfrenta sérios problemas por conta dos efeitos da crise global e pelo embargo dos Estados Unido








LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Centenas de pessoas se reúnem no exterior da residência do presidente da Islândia










Centenas de pessoas se reúnem no exterior da residência do presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimsson, em Reiquiavique. O presidente da Islândia, disse na quinta-feira 31 de dezembro de 2009 que iria atrasar a assinatura de um projeto de lei alterada para a restituição de mais de 5 bilhões de dólares a poupadores da Holanda e Grã-Bretanha que haviam investido em bancos afetados por um colapso financeiro na ilha. Segundo a Constituição, a questão terá de ser submetida a votação do público Ragnar Axelsson/Reuters

LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Suman 73 los muertos en Brasil a causa de las intensas lluvias



Notimex
Posted: 2010-01-02 13:56:21
Sao Paulo, 2 Ene (Notimex).- Un total de 73 personas han muerto en Brasil desde el pasado miércoles producto de las fuertes lluvias que afectan a varios estados, entre ellos Río de Janeiro, donde las víctimas llegan a 61.

Sólo en el turístico Angra dos Reis la cifra de fallecidos llega a 39 luego del deslizamiento de tierra que se produjo en las últimas horas producto de las precipitaciones, en tanto que los damnificados superan las 800 personas.

Este sábado, el Cuerpo de Bomberos de Angra dos Reis localizó los cuerpos de siete nuevas víctimas de los deslizamientos de tierra en la Isla Grande, en tanto que otros cuatro fueron encontrados en el cerro Carioca de la ciudad.

De las víctimas notificadas en Angra dos Reis, al menos 22 de ellos eran turistas y personal que estaba en la turística posada Sankay, en la playa de Bananal, en la Isla Grande.

Las autoridades de Angra dos Reis decretaron un duelo de tres días producto de la tragedia y emitieron un decreto de "calamidad" para obtener recursos especiales y contratar servicios sin licitación pública.

Además de los 61 fallecidos en el estado de Río de Janeiro, otras nueve personas murieron debido al mal tiempo en las ciudades de Guararema y Cunha, en Sao Paulo, y otras tres perecieron en Juiz de Fora, en Minas Gerais.

El presidente brasileño Luiz Inácio Lula da Silva, quien se encuentra en Salvador de Bahía, llamó este sábado por teléfono al gobernador de Río de Janeiro, Sergio Cabral, para conocer detalles de los trabajos de rescate de las víctimas.

Cabral precisó que al menos tres mil casas de Angra dos Reis se encuentran en áreas de riesgo de deslizamientos de tierra, razón por la cual realizó un llamado a las personas para prevenir nuevos desastres.





LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Entre tapas e beijos




TV Globo estreia minissérie sobre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins: uma vida de paixões, sucesso e desilusão

Da reportagem


Foto: João Miguel Júnior / Tv GloboAMOR E ÓDIO  Adriana Esteves e Fábio Assunção na pele de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins

Dalva de Oliveira e Herivelto Martins marcaram a época de ouro da rádio. A minissérie, da autora Maria Adelaide Amaral, com direção de Cristiano Marques, que estreia segunda-feira na Rede Globo, conta a história de dois dos maiores nomes do samba-canção brasileiro, e suas trajetórias de grandes conquistas e perdas significativas.

O rádio, nas décadas de 30 a 60, foi responsável pelo lançamento de muitos ídolos. Ser artista ou cantor de rádio era um desejo latente em milhares de pessoas, pois pertencer a este cast era garantia de sucesso em todo o país, além de grande prestígio. O público chegava a formar filas em frente à sede da Rádio Nacional, na Praça Mauá, para assistir a programas como o de César Ladeira.

No auge da época de ouro do rádio e do Cassino da Urca, o Rio de Janeiro transbordava glamour e elegância. Estrelas de cinema internacionais, personalidades políticas e cantores consagrados circulavam pela cidade, contribuindo para uma atmosfera extremamente charmosa.

E, para dar vida ao mais famoso casal deste período, foram escalados os atores Adriana Esteves e Fábio Assunção.






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Canções de amor e mágoa










3/1/2010

Minissérie lembra a história de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins que viveram o amor, o sucesso musical e uma separação escandalosa

Ao explicar o que há de realidade e o que há de ficção na minissérie "Dalva e Herivelto, uma canção de amor", que estreia amanhã na Globo, depois de "Viver a vida", a autora Maria Adelaide Amaral dá o exemplo de uma liberdade poética que tomou ao descrever um episódio passado na Venezuela. Imediatamente, é corrigida pela filha do biografado, Yaçanã Martins. "Ah, isso também aconteceu? Chega uma hora que a gente não sabe mais o que é verdade e o que não é ", diverte-se a autora, que partiu de biografias, entrevistas e material jornalístico para rememorar a trajetória de um dos casais mais célebres (e expostos) da história da música brasileira.

Novelão real
A confusão serve para mostrar o quanto a história da união - artística e amorosa - entre o compositor Herivelto Martins e a cantora Dalva de Oliveira se aproxima do exagero ficcional. Em cinco capítulos, a minissérie dirigida por Dennis Carvalho vai esmiuçar uma relação que juntou aclamação popular, companheirismo, deslealdade, brigas homéricas e ofensas públicas.

"Foi uma linda história de amor, mas também um grande drama, um novelão", resume Maria Adelaide, famosa por outros trabalhos como "A muralha", "Os Maias" e "JK".

Originalmente, a proposta era homenagear a cantora Isaurinha Garcia. Mas Mariozinho Rocha convenceu de que as vidas de Dalva e Herivelto dariam mais pano pra manga.

Não só pelos episódios privados. Vivido por Adriana Esteves e Fábio Assunção, o casal de protagonistas também serve de fio condutor para um painel da era do rádio, que nas décadas de 1940 e 50 atraía multidões no Brasil com a mesma força da TV de hoje.

A história começa em 1972, no leito de morte da cantora. Em sonho, Dalva imagina uma visita do ex-marido, que havia rompido relações com ela e encontrado um novo amor, a aeromoça Lurdes Torelly (Maria Fernanda Cândido).

A partir desse encontro imaginário, a trama percorre a parceria da dupla, desde o início, em 1936, quando ele se conheceram no Teatro Pátria, passando pela formação do Trio de Ouro com Nilo Chagas (Maurício Xavier).

Amor entre ídolos
Paralelamente à ascensão profissional, outra história se desenrola: a do amor entre dois ídolos da música. Logo no lançamento do disco de estreia do trio, a cantora se descobriu grávida do primeiro filho com Herivelto, Pery (Gabriel Moura - adolescente- e Thiago Fragoso, adulto).

Sedutor, Herivelto vivia em noitadas com outras mulheres. Enquanto isso, Dalva sofria com ciúme e mergulhava no álcool. O rompimento veio em 1949, depois de uma turnê desastrosa do grupo pela Venezuela ao lado de Dercy Gonçalves (Fafy Siqueira).

"Ela foi uma grande artista, que morreu de amor. Teve um vida dura, foi trocada, sofreu muito. Eu entendo suas dores e tenho grande admiração por ela", diz Adriana Esteves.

Para criar seu Herivelto, Fábio Assunção fez aulas de violão de sete cordas, oficina de atuação e saiu da dieta para se aproximar do visual mais roliço do compositor. Nos trechos musicais, cantou para valer.

"Como ele era mais uma personalidade musical de que propriamente um cantor, não me acanhei de usar minha própria voz" afirma o ator, que tocou guitarra e piano numa banda na adolescência.


GUSTAVO LEITÃO



Diário Virtual

Edição de 03 de Janeiro de 2010



LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dalva de Oliveira e Herivelto Martins são estrelas de microssérie




Renato Rocha Miranda/ Divulgação/ TV Globo

Um casamento que marcou a história da música popular brasileira. Uma relação intensa e verdadeira, que extrapolou os limites da vida a dois e a expôs à opinião pública. “Dalva e Herivelto, uma canção de amor”, microssérie em cinco capítulos, protagonizada por Adriana Esteves e Fábio Assunção, estreia na próxima segunda-feira, na Globo, trazendo à tona a trajetória de dois grandes artistas, extremamente passionais em tudo que faziam.

- É uma história de amor, um grande drama, um novelão que emocionou o país na época em que aconteceu. Essa foi, talvez, uma das mais ruidosas separações que o Brasil já conheceu – afirma a autora Maria Adelaide Amaral, ressaltando que trata-se de uma obra de ficção: - Não faço telejornalismo, mas teledramaturgia. Não tive o compromisso com a estrita realidade dos fatos, quis fazer o que me parecia mais emocionante aos olhos de quem vai assistir.

Retratada nas décadas de 1930 a 1970, a microssérie resgata a Era do Rádio, época em que a televisão praticamente não existia, sendo um artigo de luxo para poucos. Por isso, o rádio reinava absoluto junto à população, revelando seus grandes ídolos: cantores que enfeitiçavam multidões com suas vozes potentes e músicas de letras quase ingênuas, mas de grande força dramática. Caso de Marlene (na trama, vivida por Rita Elmôr), Emilinha Borba (Soraya Ravenle), as irmãs Linda (Cláudia Netto) e Dircinha Batista (Luciana Fregolente), Francisco Alves (Fernando Eiras) e Orlando Silva (Édio Nunes). Nessa lista, é claro, entram Dalva de Oliveira, Herivelto Martins e Nilo Chagas (Maurício Xavier), que juntos formaram o que se denominou Trio de Ouro, conjunto vocal de tremendo sucesso, que badalou nas rádios Mayrink Veiga e Nacional e, depois, no Cassino da Urca.

- É bonito acompanhar a evolução dos três, que moravam em cortiço e se tornaram ídolos, mas nem por isso perderam a simplicidade. Eles reuniam os amigos em casa e a própria Dalva ia para a cozinha preparar a macarronada – conta Fábio Assunção, que traçou um perfil de Herivelto Martins a partir de entrevistas que o compositor concedeu ao Museu da Imagem e do Som (MIS): - Esses vídeos foram valiosos para a construção do meu trabalho. Ele era carioca, um cara do samba e do morro, e eu, um paulista do trânsito... Complicado, não?

Divulgação/ TV Globo



Fisicamente, os atores tiveram que passar por algumas mudanças no visual para se aproximarem do casal de outrora: ela afinou as sobrancelhas, ganhou uma pintinha abaixo do olho direito, escureceu os cabelos e fez permanente, enquanto ele cultivou um bigodinho, usou próteses no pescoço e na barriga, fez duas entradas nos cabelos e também os encaracolou.

- Fiz o Herivelto dos 24 aos 60 anos, certas transformações eram necessárias. Nunca tive preocupação com a questão da vaidade, entro de cabeça no personagem – assume Fábio, de volta à TV após um período de afastamento para a recuperar-se da dependência de drogas.

Já Adriana, vaidosa como toda mulher que se preze, conta que o processo de caracterização lhe foi, de certa forma, agressivo:

- Ficar completamente diferente do que eu costumava me ver no espelho e me aceitar daquela forma foi muito difícil. Mas essa dificuldade serviu para eu caminhar rumo a toda falta de vaidade necessária para a entrega a essa personagem tão incrível.

A microssérie tem início em 1972, com Dalva à beira da morte no hospital, esperando uma visita de seu grande amor, Herivelto, que está irredutível em não querer mais vê-la. Através das lembranças dele, é feita uma retrospectiva da história dos dois: o momento em que se conheceram e Herivelto a convidou para cantar com a então dupla Preto e Branco, formando o Trio de Ouro; a paixão; o primeiro filho, Pery; o casamento; o segundo filho, Billy; o sucesso musical; as traições; as brigas, com direito a tapas e arremesso de objetos; as trocas de acusações em público através de canções e artigos em jornal; a separação definitiva após 13 anos de união e o casamento de Herivelto com a aeromoça Lurdes (Maria Fernanda Cândido), que frutificou com três filhos e durou 44 anos, até a morte dela.

Divulgação/ TV Globo



- Com Dalva, Herivelto ficou de 1936 a 1949; com Lurdes, de 1946 a 1990. Não saberia dizer qual foi o grande amor da vida dele. Herivelto teve um casamento artístico com Dalva, e em casa eles tinham essa coisa de pele, de paixão, de sexo, mas era um tumulto só, já que ele era muito mulherengo, um malandro sedutor. Já com Lurdes, ele encontrou a calma, a serenidade – explica Fábio Assunção.

Com sua segunda família, Herivelto, de fato, parecia outro homem.

- Lurdes era uma mulher querida por todos, nunca foi uma coitada nesse entrevero amoroso. Herivelto nunca lhe levantou a voz, era ela quem ditava as regras em casa. Lurdes era classuda, independente, fazia-se respeitar. Já Dalva tinha um grande talento, mas foi construída artisticamente por Herivelto. O pai que Yaçanã (única filha mulher de Herivelto, de seu casamento com Lurdes) sempre endeusou em nada lembrava o pai que muito magoou Pery (primogênito de Herivelto, fruto da relação com Dalva) – detalha Maria Fernanda Cândido.

Yaçanã Martins, que se tornou atriz e hoje está com 55 anos, participou ativamente da microssérie. Além de emprestar objetos pessoais dos pais, como cartas de amor, uma piteira e um isqueiro de Lurdes e um apito de ouro e um anel de Herivelto, ela dá vida à sua própria avó, Silvia Torelli, na TV, e é interpretada, jovenzinha, pela atriz Fernanda Curi.

- Tive contato com minha avó Sílvia até meus 14 anos. Ela era uma pessoa muito difícil, uma mulher forte, austera, completamente o oposto de minha mãe, a serenidade em pessoa. Tentei me isentar de qualquer posicionamento a favor ou contra um e outro e entreguei documentos em confiança à Maria Adelaide. Só os objetos é que eu fiz questão de levar e trazer todos os dias de gravação, tinha muito medo de que se perdessem – conta ela, que ganhou do diretor Dennis Carvalho o apelido de Fiscal de Apito.

Divulgação/ TV Globo

Foram dois meses de pesquisas e preparação do elenco – Fábio Assunção e Adriana Esteves, por exemplo, tiveram aulas de canto, mas só a voz dele será aproveitada na obra – e mais dois meses e meio de gravações intensas em cenários montados no Projac e no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, onde foi reconstruído o palco do Cassino da Urca e seus shows glamourosos, com a supervisão dos craques em musicais Charles Muller e Cláudio Botelho. Todo esse profundo mergulho num passado não tão distante já deixa saudades em quem viveu a experiência.:

- Talvez eu nunca tenha conhecido um artista tão sincero e tão lindamente grandioso em sua simplicidade quanto a Dalva. Essa oportunidade de ter me doado um pouco para ela não vai me deixar sair ilesa. Viver a vida dela foi uma grande contribuição na minha vida. Sempre acreditei que a missão do artista é transformar. Dalva transformou as pessoas à sua volta e me transformou também: me fez enxergar tudo de mais puro que eu tenho dentro de mim. Vai ser impossível me esquecer dela – declara uma emocionada Adriana Esteves.






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pai e filha morrem ao cair de edifício em Porto Alegre



Brigada Militar suspeita que pai, de 62 anos, teria jogado a criança, de três anos, e depois se atirado

Sandra Hahn


PORTO ALEGRE - Um pai e sua filha morreram na manhã deste sábado, 2, após queda do 12º andar de um edifício no Centro de Porto Alegre (RS). A Brigada Militar está considerando o caso como um homicídio seguido de suicídio. O pai, de 62 anos, teria jogado a criança, de três anos, e depois se atirado. O corpo da menina foi retirado do telhado de um prédio vizinho, de menor altura. O corpo do pai foi encontrado em um pátio interno.

A Polícia Civil está investigando o caso. O pai teria enviado mensagens a familiares dizendo que aconteceria um acidente. Os familiares alertaram a BM, que arrombou o imóvel, já desabitado. A polícia informou que o pai tinha a guarda provisória da criança.







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção retorna às telinhas e diz que se sente mais maduro


02 de janeiro de 2010 14h00 atualizado às 14h02


Adriane e Fábio momentos antes da ação Foto: Wallace Barbosa e Alex Palarea/AgNews

Adriana Esteves e Fábio Assunção são os protagonistas de 'Dalva e Herivelto'
06 de outubro de 2009
Foto: Wallace Barbosa e Alex Palarea/AgNews


O ator Fábio Assunção deu uma entrevista ao telejornal global Jornal Hoje, deste sábado (2), e contou que está muito feliz pelo trabalho realizado na minissérie Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor, que estreia na próxima segunda-feira (4), e marca sua volta às telinhas.

"Eu tinha ouvido falar do casal, mas não conhecia o trabalho de forma profunda, e me aproximar deles foi muito gratificante e prazeroso", afirmou o ator, que ainda contou que já tinha um lado musical. "Eu tive uma banda na adolescência e toco um pouco de piano."

A atração é o primeiro trabalho de Fábio depois que se recuperou das drogas. "O processo que eu passei foi um processo importante para eu ter a maturidade que eu tenho hoje. Então todos os trabalhos que eu fizer daqui para frente, serão de outra forma, mais maduro. Você tem que estar livre de qualquer coisa que te impeça de seguir, de conseguir seus objetivos. Essa é a visão que eu tenho hoje e não tinha antes."









LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters