TEERÃ — O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, aprovou vários locais para a instalação de novas centrais de enriquecimento de urânio, segundo a agência de notícias Irna, que cita Mojtaba Samareh Hashemi, conselheiro especial do governante.
"O presidente aprovou os locais escolhidos para novas instalações nucleares", declarou Hashemi à Irna, em uma referência às novas centrais de enriquecimento de urânio que Teerã anunciou querer construir.
"A construção destas instalações começará quando o presidente der a ordem", acrescentou, sem revelar detalhes sobre o número e a localização das centrais.
Em 22 de fevereiro, o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, anunciou que o país iniciaria ainda em 2010 a construção de duas novas áreas de enriquecimento de urânio.
Em 30 de novembro do ano passado, o presidente iraniano anunciou a construção em breve de 10 novas centrais de enriquecimento de urânio, em resposta a uma resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que condenava o Irã pela política nuclear.
Teerã foi condenado por ter dissimulado a construção de uma segunda central de enriquecimento em uma área montanhosa a mais de 100 quilômetros da capital.
Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha iniciaram conversações para decidir eventuais novas sanções contra o IrãAhmadinejad: mais centrais nucleares de enriquecimento de urânio |