Software abre as portas para a criação de aplicativos mais versáteis e com gráficos 3D
O Zune HD, media player da Microsoft, pode ser um excelente aparelho mas tem uma séria desvantagem em relação ao iPod Touch: a falta de aplicativos. Isto é, em parte, culpa da Microsoft: existe um kit de desenvolvimento ( SDK ) oficial, mas ele limita o acesso ao hardware do aparelho e que os desenvolvedores podem fazer. Por exemplo, não é possível acessar a GPU para geração de gráficos 3D.
Mas se há um ponto em que um aparelho deixa a desejar, você pode contar com os hackers para torná-lo melhor. Foi lançado nesta semana um kit de desenvolvimento extra-oficial para o Zune, batizado de OpenZDK.
O kit contém ferramentas de desenvolvimento, exemplos de código e documentação, e pode ser utilizado para criar aplicativos para todos os modelos de Zune, inclusive o Zune HD. No momento o ambiente de desenvolvimento é totalmente baseado em Windows (assim como o desenvolvimento para o iPhone é totalmente baseado no Mac OS X) e exige uma cópia do Microsoft Visual Studio 2008.
O lançamento da OpenZDK abre as portas para a criação de emuladores, adaptação de jogos já existentes no PC (Doom, Quake, ScummVM), criação de títulos originais com gráficos em 3D e muito mais. No momento, os desenvolvedores ainda estão “organizando a casa” e, fora os exemplos inclusos com a OpenZDK há pouco software.
Interessados podem obter mais informações sobre o OpenZDK e seus aplicativos no ZuneDev Wiki, acessível pelo endereço www.zunedevwiki.org/wiki